Blog Bem Panvel

Saúde das unhas: doenças relacionadas e como evitá-las

Por 
 | 
26/10/2023
5 min. de leitura

A saúde das unhas é um cuidado importante que muitas vezes é deixado de lado, podendo prejudicar até mesmo o seu bem-estar. Isso porque as unhas também estão propensas a desenvolver diferentes tipos de doenças.

Por isso, investir no cuidado adequado é fundamental para você garantir sua qualidade de vida. Nesse sentido, vamos falar um pouco sobre as principais doenças, além da mantença certa das unhas.

Acompanhe o conteúdo até o final para aprimorar seus conhecimentos. Confira e aproveite a leitura!

Você também pode ler: 5 dicas para fortalecer unhas fracas e quebradiças

Quais são as principais doenças e condições nas unhas?

A princípio, as unhas são consideradas uma janela para a nossa saúde de maneira geral, pois há uma variedade de condições que podem afetá-las. Por isso, elas merecem toda atenção necessária, e conhecer as principais doenças faz toda diferença durante os cuidados.

Onicomicose

Conhecida como uma infecção fúngica das unhas, essa condição é caracterizada por sua descoloração, além de enfraquecimento e desintegração das unhas. É bastante comum que essa doença deixe as estruturas frágeis, interferindo na sua saúde.

O tratamento é bem simples, em que a onicomicose poderá ser tratada com antifúngicos tópicos ou orais, dependendo da gravidade do caso. Lembre-se sempre de consultar seu médico.

Unhas encravadas

Essa é outra condição comum que interfere na saúde das unhas. Isso ocorre quando a borda da unha penetra a pele ao seu rodo, gerando dores intensas na região e até mesmo infecção.

Para tratar da condição, a recomendação é manter os pés secos e cortar as unhas em linha reta pode ajudar na prevenção, porém, existem casos que podem exigir procedimentos cirúrgicos.

Unhas amareladas

As unhas amareladas podem ser consideradas sintomas de outras condições, como infecções fúngicas ou até mesmo doenças respiratórias. Sua descoloração poderá ser facilmente tratada com antifúngicos ou simples mudanças no estilo de vida.

Paroníquia

Geralmente, a paroníquia é uma inflamação da pele da unha causada por infecções bacterianas ou mesmo fúngicas. Devido ao seu processo, o tratamento pode variar entre antibióticos e até drenagem, dependendo do nível de gravidade.

Melanoma subungueal

O melanoma é uma condição rara, porém, perigosa já que se trata de um tipo de câncer de pele. Essa condição se desenvolve sob a unha, causando sintomas como mudanças na cor e também forma da unha.

Geralmente, o tratamento envolve cirurgia para removê-lo, incluindo terapias e outros processos de saúde.

Onicólise

Nesta condição, a unha poderá sofrer um deslocamento do leito ungueal, causado por lesões, indicações e outras condições. Seu tratamento deve ser baseado de acordo com o motivo desse movimento.

Quais hábitos manter para evitar doenças e manter a saúde das unhas?

Para você manter a saúde das unhas, é necessário dar a devida atenção aos cuidados adequados, que envolvem diferentes hábitos saudáveis. Confira abaixo dicas valiosas para a manutenção.

Higienize adequadamente

Um dos principais cuidados para manter as unhas saudáveis é ter uma boa higiene das mãos durante seu dia a dia. Para isso, é necessário lavar regularmente as mãos e unhas com água e sabão.

Dessa forma, você consegue evitar os riscos de infecção, além de eliminar sujeira e germes acumulados sob as unhas.

Corte corretamente

Quando for aparar suas unhas, lembre-se de cortá-las de maneira correta. A recomendação é utilizar um cortador de unha para mantê-las retas e também não muito curtas.

Além disso, evite cortar suas cutículas, porque elas possuem um papel fundamental para garantir a proteção das unhas.

Não roa as unhas

O hábito de roer unhas é bastante comum entre as pessoas, principalmente por despertar alguma reação. No entanto, essa ação poderá ser bastante prejudicial à saúde, possibilitando até infecções.

Hidrate as unhas

Assim como qualquer parte do nosso corpo, as unhas também precisam ser hidratadas regularmente. Escolha um creme indicado para suas mãos ou mesmo opte por um produto específico. E para isso, a recomendação é adquirir um fortalecedor de unhas, dessa maneira, é possível mantê-las fortalecidas.

Cuidado com produtos químicos

Atenção! É fundamental ter cuidado ao manusear qualquer produto químico, seja na hora de limpar a casa ou em outras ocasiões. O indicado é utilizar luvas de proteção para evitar qualquer dano às suas unhas.

Leia também: Como cuidar de unhas que estão descamando?

Evite esmalte e unha gel em excesso

Embora seja uma prática muito comum, o uso excessivo de esmaltes permanentes e unhas de gel pode deixar suas unhas naturais enfraquecidas. Por isso, é fundamental dar um tempo para que ela possa receber seu fortalecimento, além de evitar a utilização de muitos produtos químicos.

Cuidado com impactos na unhas

Mantenha suas unhas simples protegidas de impactos e outros traumas, que podem enfraquecer ou mesmo danificá-las. Por exemplo, durante afazeres domésticos ou de esporte, dê atenção à proteção para evitar lesões traumáticas à sua unha.

Evite impactos em objetos duros ou atividades que possam danificar suas unhas. Proteja-as durante trabalhos domésticos ou esportes para evitar lesões traumáticas.

A Panvel pode cuidar da saúde das suas unhas

Os hábitos saudáveis fazem toda diferença na hora de garantir unhas fortes, saudáveis e bonitas. Isso porque existem condições e doenças, como câncer de pele, que podem influenciar na saúde das unhas.

O cuidado com suas unhas reflete sobre seu estilo de vida e outros fatores importantes. Por isso, você precisa considerar todos os pontos abordados ao longo do texto. Então, invista tempo e cuidado nelas.

A Panvel pode ajudar você nesse processo de proteção, através do seus produtos de qualidade. Basta clicar para conhecer sobre o tratamento para unhas.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

2 comments on “Saúde das unhas: doenças relacionadas e como evitá-las”

  1. Retificando:
    Sou estudante do Curso Técnico em Podologia no SENAC de São José do Rio Preto/SP e, estou precisando de revistas, livros, material impresso para estudo na área de Podologia. Se puderem me ajudar, fico grato.

    1. Olá, Carlos! Primeiramente, agradecemos muito pela leitura do nosso conteúdo sobre saúde das unhas no Blog Panvel, e ficamos felizes que deseja nos utilizar como referência para seus estudos.

      Infelizmente não possuímos nenhum material impresso além de nossas matérias do próprio Blog Panvel para lhe fornecer, porém sinta-se livre para nos referenciar, se assim desejar! Para lhe auxiliar, temos uma matéria sobre cuidados com os pés que você pode conferir clicando aqui. Também temos um post especial sobre cuidados com os pés no inverno, caso lhe for útil!

      Esperamos ter ajudado, e desejamos sorte em seus estudos. Continue nos acompanhando para mais novidades sobre saúde, bem-estar, beleza e muito mais! #FiqueBem 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu