Blog Bem Panvel

Como cuidar de unhas que estão descamando?

Por 
 | 
14/10/2022
2 min. de leitura

As unhas podem revelar muito sobre você e sua personalidade. Naturais ou pintadas. Ovais, quadradas ou pontiagudas. E até curtas e alongadas. Mas as unhas também trazem informações importantes, pois podem apresentar sinais visíveis caso você esteja com deficiências no organismo, como, por exemplo, a falta de vitaminas. Um dos sintomas pode ser a descamação (ou onicosquizia), que acontece quando a superfície das unhas deixa de ser lisa, ficando áspera e quebradiça em camadas (ou escamas). Para tratar deste e de outros problemas, a dermatologista do Hospital Moinhos de Vento, Dra. Fabiane Kumagai Lorenzini, traz recomendações práticas.

Unhas descamando podem ser sinal de doenças ou falta de vitaminas?

Dra. Fabiane - Unhas fracas, quebradiças ou descamando podem ser sinal de hipotireoidismo, falta de zinco, ferro e até mesmo de outras doenças  como a psoríase.

O que pode contribuir para a fragilidade das unhas?

Dra. Fabiane - Causas externas, como o contato com produtos de limpeza e detergente podem prejudicar as unhas. Ficar muito tempo com as mãos na água e usar com frequência removedores de esmalte, à base de acetona, também podem contribuir para a fragilidade das unhas.

O que ajuda a melhorar a descamação?

Dra. Fabiane - O que ajuda a melhorar os sintomas das unhas que estão descamando é evitar o contato com produtos de limpeza e não deixar as mãos submersas em água, por longo período de tempo. Uma dica prática é usar luvas para as atividades domésticas e manter as unhas curtas. Uma orientação importante é não puxar a unha, caso esteja descamando em cima, pois isso pode fragilizá-la ainda mais. Portanto, você deve cortar as extremidades e usar uma lixa ou polidor na ponta.

Quais os tratamentos mais indicados?

Dra. Fabiane - Existem tratamentos tópicos (com o uso de pomadas ou cremes no local), com substâncias hidratantes para as unhas e também orais. No entanto, a melhor conduta é descobrir e tratar a causa dessa fragilidade, por meio de uma investigação completa, com consulta com um dermatologista (que é o especialista mais indicado) e exames laboratoriais. Também devemos avaliar outras doenças para um diagnóstico preciso, pois algumas outras enfermidades causam manifestações específicas na unha, como a psoríase e a alopecia areata.

Fonte: Dra. Fabiane Kumagai Lorenzini (CRM 31551), dermatologista do Hospital Moinhos de Vento.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

12 comments on “Como cuidar de unhas que estão descamando?”

    1. Oi, Suely! Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso conteúdo.
      Continue acompanhando nosso blog, estamos sempre com novidades! 💙

  1. Boa noite, já gastei o que não tenho em busca de solução,mas cada vez pior 😔minhas unhas estão fracas e descamando, como vc pode me ajudar ,por favor 😭

    1. Olá, Maria! Para o seu caso, recomendamos verificar com um médico especialista sobre a saúde das suas unhas para verificar os melhores tratamentos de acordo com o seu quadro, de forma individual. Assim, você garante um direcionamento médico específico para você. 😉

      Conte com a gente e #FiqueBem! 💙

    1. Olá, Adila! Que bom que gostou de nosso conteúdo, estamos sempre buscando trazer novidades por aqui 🤩

      Continue nos acompanhando! 💙 #FiqueBem

  2. estas informações são muito importantes, pois podemos tratar as unhas e ao mesmo tempo a origem!

    1. Olá, Etherla! Que bom que você gostou do nosso conteúdo!
      Estamos sempre trazendo novidades em nosso blog. Continue nos acompanhando! 💙

  3. Gostei muito fiz todo exames pois estava com muita queda de cabelo e unhas fracas e fui imediatamente na minha ginecologista pois era quem eu podia consultar com mais rapidez ela passou vitam8na b12 vitamina D e FORTALIZE tratamento para 4 messes.
    Quando fui ao Dermatologista ele também pediu todos os exames de laboratório e passou loção capilar e e manipulei um coquetel.Nesse tempo meu cabelo caiu quase 80% hoje já não cai mais mas minhas unhas estão mais fraca do que antes. Agora com sua explicação entende que devo procurar uma endocnologista.
    Muito obrigada sua explicação muito boa!!!
    Q

    1. Olá, Nadja! Ficamos muito felizes em saber que gostou de nosso conteúdo.

      Continue acompanhando nosso blog, estamos sempre com novidades! #FiqueBem 💙

    1. Olá, Maria, ficamos muito felizes que você gostou do conteúdo. Cuidamos sempre passar os conteúdos com bastante cuidado, zelo e veracidade na informação. Continue nos acompanhando que terão muitos conteúdos informativos com dicas ainda em 2024, aqui no Blog Panvel! Você sempre bem. 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu