Blog Bem Panvel

Cuidados para manter os pés bonitos e saudáveis 

Por 
 | 
31/08/2023
2 min. de leitura

Depois de passar o inverno recolhidos dentro de sapatos fechados, a primavera começa a deixar os pés mais expostos. É comum, nesta época, eles carregarem micro traumas como descolamento e alterações nas unhas provocados pelos calçados apertados. O início da nova estação é o momento adequado para tratar a região, mantendo-a saudável e bonita. 

 
“Alguns cuidados devem ser tomados durante todo o ano. É o caso da hidratação, importante para a manutenção da barreira da pele preservada e das unhas íntegras. Se a pele dos pés estiver bem hidratada, evita a ocorrência de alergias, fissuras e calosidades”, explica o dermatologista Leonardo Albarello

 
Os cuidados dos pés incluem o corte adequado para evitar a unha encravada. O ideal é fazer um corte mais reto, sem afetar os cantos ou deixar o comprimento curto demais.  

“Enquanto nas unhas das mãos o corte curto e arredondado não costuma causar problemas, nas unhas dos pés, principalmente dos dedões, é uma das principais razões de unha encravada. Quando isso ocorre, muitas vezes a forma de tratamento é a cirurgia”, diz o dermatologista. 


Além disso, é importante inspecionar os pés e unhas com frequência para observar o possível surgimento de descamações, sinais (pintas), alterações de cor nas unhas. O médico recomenda que os familiares estejam atentos especialmente aos idosos, que muitas vezes têm dificuldade. Devido a limitações de mobilidade, muitas vezes é preciso ajuda dos familiares para fazer a devida higiene. Veja mais dicas no quadro e, se observar qualquer alteração, procure o médico dermatologista para avaliação e tratamento. 
 

Conheça dicas de cuidados com os pés 

  • Procure revezar os calçados em uso 
  • Mantenha os calçados em ambientes arejados, expondo-os ao sol sempre que possível 
  • Procure usar meias de algodão, que provocam menos transpiração. 
  • Faça a secagem correta dos pés, principalmente entre os dedos 
  • Hidrate os pés com creme à base de ureia 
  • Faça a hidratação das unhas com produtos específicos para a região, como cremes ou ceras. Eles evitam o surgimento de unhas frágeis e quebradiças 

Para saber mais sobre saúde, bem-estar e beleza, convidamos a retirar a Revista Panvel de setembro gratuitamente na filial mais próxima ou folhear nos nossos canais digitais. Boa leitura!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

4 comments on “Cuidados para manter os pés bonitos e saudáveis ”

    1. Com certeza, Maria! O cuidado com nossos pés é muito importante para nossa saúde e para melhorar nosso visual.

      Continue acompanhando nosso blog, estamos sempre trazendo novidades! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu