Blog Bem Panvel

Quais as melhores formas de amenizar as cólicas menstruais?

Por 
 | 
12/03/2024
3 min. de leitura

Oito dicas simples para quem tem rotina intensa de trabalho

As cólicas são inflamações temporárias causadas pelo ciclo menstrual. Neste período, as fortes dores, além de provocar incômodo, geram outros efeitos hormonais refletidos no comportamento da mulher. A alteração do humor é um relato comum, mas há casos nos quais se manifestam sintomas como fraqueza, tontura, inchaço, aumento do apetite, entre outros. 

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, “com maior incidência entre jovens em idade escolar, devido ao útero imaturo, a cólica menstrual atinge cerca de 75% das adolescentes, sendo que em 15% delas, as dores são tão fortes que levam a faltas e queda do rendimento escolar. O mesmo acontece no ambiente de trabalho, que acaba prejudicado.”. 

 As cólicas são classificadas em dois tipos: primária que são frequentes e aparecem após a menstruação e as secundárias que estão relacionadas a problemas de saúde. 

A maioria das mulheres não tem a opção de pausar as atividades profissionais para cuidar do seu bem-estar, e, por este motivo, elencamos algumas técnicas caseiras que podem ajudar a minimizar as cólicas menstruais. 

  • Utilize uma bolsa de água no abdômen, com temperatura quente, por pelo menos 15 minutos para que o contato do calor com a região da pele, gere o relaxamento, visualizando a sensação de dor. Ainda como esta técnica,  uma opção é utilizar uma toalha molhada com água quente,então torça o excesso do líquido e deixe a toalha sobre a barriga. 
  • Faça exercícios físicos como alongamentos e outros movimentos corporais, eles aumentam o metabolismo e favorecem a circulação sanguínea;
  • Mantenha uma alimentação  balanceada com ingestão de cereais, frutas e legumes, grãos, além de beber bastante água.
  • Utilize medicamentos indicados para o tipo de dor apenas sob orientação médica.

Outras técnicas caseiras:

  • Uma solução rápida para fazer em casa é preparar um chá, a temperatura quente ou morna da bebida pode ajudar e minimizar as dores. O chá de camomila, por exemplo, possui propriedades calmantes e o de canela tem características anti-inflamatórias.
  • Caso esteja atarefada com as atividades profissionais, separe alguns minutos da rotina e faça uma automassagem para relaxar a musculatura ou em casa, utilize uma bolsa de água quente com o mesmo procedimento;
  • Durante os dias do ciclo menstrual, especificamente, evite comer alimentos gordurosos para diminuir a produção de hormônios que realizam a contração do útero. Também escolha não fumar.
  • Descansar é um cuidado essencial para manter o equilíbrio cotidiano, no entanto, durante o ciclo respeite ainda mais o seu corpo e diminua a intensidade das atividades do dia a dia.

No entanto, as dores intensas, por vezes, podem não ser normais. Segundo informações do Ministério da Saúde, um ciclo menstrual irregular pode causar doenças como Sangramento Uterino Anormal (SUA), Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), Endometriose, Doença Inflamatória Pélvica (DIP) entre outros tipos.  Em casos de sintomas intensos e persistentes,  é recomendado procurar orientação ginecológica com profissionais da saúde.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu