Blog Bem Panvel

Remédio caseiro para dor de garganta: dicas para tratar a dor

Por 
 | 
16/04/2024
6 min. de leitura

O remédio caseiro para dor de garganta pode ser um aliado no alívio das suas dores. A inflamação da garganta é comum, mas muito incômoda e com sintomas desagradáveis. Além da dor, você também pode apresentar irritação, coceira e dificuldade de engolir.

Os receitas caseiras para as dores de garganta são naturais e uma boa opção para quem quer acelerar o processo de recuperação de forma mais natural. O uso destas receitas com o tratamento receitado pelo seu médico pode dar alívio aos sintomas.

Separamos algumas informações e dicas para te auxiliar na escolha do seu tratamento e demais cuidados.

Quais são as principais causas da dor de garganta?

As causas comuns da dor de garganta são as infecções virais, como a amigdalite, a gripe, o resfriado e a COVID-19, as infecções bacterianas, as mudanças climáticas e também as alergias.

Os principais sintomas das dores de garganta são o inchaço, coceira, vermelhidão e a dor, mas, é necessário ficar de olho nesses e no aparecimento de possíveis outros sintomas.

Remédio caseiro para dor de garganta: confira estas ideias

O remédio caseiro para dor de garganta é um complemento para aliviar seus sintomas. Se manter hidratado, alimentar-se bem e fazer o tratamento indicado pelo médico também são primordiais para obter sua melhora.

Veja algumas dicas e sugestões que podem te ajudar nesse processo.

Inalação de vapor com limão e gengibre

A inalação de vapor com limão e gengibre ajuda a descongestionar o nariz. Com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o gengibre e o limão ajudam a fortalecer o sistema imunológico, o que pode deixar o corpo com maior resistência contra as infecções.

Para fazer a inalação você precisa ferver ½ litro de água com 1 colher de chá de gengibre fresco picado junto com 1 limão cortado. Após a fervura, coloque o líquido quente em uma bacia, tomando cuidado para não se queimar. Pegue uma toalha grande, cubra a cabeça e inale o vapor do chá por no mínimo 15 minutos.

Mel e limão

A junção do mel e do limão traz propriedades antissépticas, expectorantes e vitamina C, respectivamente. As propriedades do mel podem ajudar a acalmar as vias respiratórias, facilitando a respiração e amenizando a dor.

Veja como é fácil o preparo do chá: Ferva 1 xícara de chá de água, desligue o fogo e acrescente o suco de 1 limão e 1 colher de chá de mel. Tampe bem o recipiente, espere por 3 minutos e depois sirva.

Gargarejo com chá de sálvia

A sálvia possui propriedades antioxidantes, antimicrobianas e anti-inflamatórias e pode ser uma grande aliada no alívio das dores de garganta. Com função adstringente, contribui na recuperação da garganta, diminuindo a sensação de coceira e irritação.

Faça o gargarejo assim: Leve 250 ml de água ao fogo até que levante a fervura, desligue o fogo e acrescente uma colher de sopa de folhas desidratadas de sálvia, aguarde de 7 a 10 minutos enquanto o chá fica em infusão. Coe e adicione uma pitadinha de sal. É necessário fazer o gargarejo com o chá já morno, com cuidado para não se queimar. Não engula o chá.

Chá de canela com mel

O mel e a canela podem ajudar a diminuir o muco nasal, melhorando a respiração e diminuindo a coriza.

Aqueça uma xícara de água, misture 2 colheres de sopa de mel e 1 colher de chá de canela em pó. Misture bem, beba morno.

Gargarejo com limão

O limão é muito utilizado em receitas caseiras por conta de suas propriedades, rico em vitamina C, suas propriedades são antioxidantes, ajudando muito na melhora de gripes e resfriados.

Para fazer o gargarejo, misture ½ xícara de água mineral morna com o suco de 1 limão. Faça o gargarejo com cuidado para não engolir o líquido. Você pode realizar o gargarejo por até 3 vezes ao dia.

Compressa quente

A compressa quente pode auxiliar na circulação sanguínea, reduzindo a dor e relaxando os músculos. Faça a compressa da seguinte forma: aqueça água suficiente para encharcar uma toalha ou pano limpo.

Retire o excesso da toalha e a coloque sobre a garganta. Deixe-a no local de 15 a 20 minutos, caso a toalha esfrie, reaqueça-a e reaplique-a.

Dicas para aliviar a dor de garganta

Para ajudar ainda mais nesse processo de dor de garganta, trouxemos dicas para aliviar as dores e sintomas.

Mantenha-se hidratado

As vitaminas, o oxigênio e a glicose são distribuídos para as células do nosso corpo por meio da água, por isso, é tão importante nos mantermos bem hidratados. Nos hidratando de maneira adequada, conseguimos manter o equilíbrio do nosso organismo, dando mais rapidez na recuperação dos sintomas gripais.

Para se hidratar você pode consumir outros líquidos além da água, como, por exemplo, sucos sem adição de açúcar, água de coco, chás não diuréticos e água saborizada.

Descanse a voz

As gripes e resfriados tendem a inflamar as cordas vocais, por isso, é importante descansar a voz, se manter hidratado, fazer inalações com vapor e tomar os medicamentos prescritos pelos médicos. Seguindo essas dicas, você consegue aliviar os sintomas e dar maior rapidez ao processo de cura.

Compressa quente no pescoço

Para aliviar as dores na garganta, você pode fazer uso das compressas quentes na região do pescoço. Ao fazer as compressas, você alivia suas dores quase que instantaneamente.

Quando procurar ajuda médica?

Quando estiver com dores de garganta, fique atento aos sinais e sintomas que possam surgir. Caso você apresente febre alta persistente, dificuldade para respirar e engolir, procure o médico imediatamente.

Se cuidar em casa é algo necessário, mas esses cuidados não dispensam o atendimento médico, de forma alguma.

Cuide-se com produtos naturais, mas se precisar recorra a medicamentos

O uso do remédio caseiro para dor de garganta é ideal para pessoas que gostam de se cuidar de maneira mais natural. Mas, isso, não pode ser uma razão para fugir dos médicos.

Caso seus sintomas persistam ou aumentem, é importante buscar orientação médica.

Lembrando que o uso de medicamentos para gripes, resfriados e outras condições deve ser feito sob prescrição médica, evitando sempre a automedicação. Além disso, alguns sintomas relatados neste artigo podem ser indicativos de Dengue ou Covid-19, portanto, é fundamental realizar os testes para essas doenças.

Caso haja recomendação médica, para lidar com os desconfortos respiratórios e na garganta, você pode contar com a eficácia dos medicamentos disponíveis na Panvel. Com uma variedade de opções para tratar os sintomas e acelerar a sua recuperação, a Panvel é uma parceira confiável na busca pelo bem-estar.

Cuide-se e cuide-se bem!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu