Blog Bem Panvel

Remédios caseiros para gripe e resfriado: cuidados com a saúde

Por 
 | 
06/07/2023
4 min. de leitura

Com as mudanças de estação e, principalmente, a chegada do inverno, as gripes e os resfriados são bastante comuns de aparecerem. E essas condições podem prejudicar o bem-estar, por isso, muitos procuram formas de auxiliar na recuperação, como remédios caseiros.

Dependendo de cada organismo, os sintomas dessas condições de saúde podem ser mais intensos ou não. Com ajuda dos remédios, é possível aliviá-los durante o tratamento e até acelerar o processo de cura. Mas afinal, quais são eles?

Neste conteúdo, você vai descobrir os principais remédios caseiros, suas propriedades, além de alguns cuidados necessários. Acompanhe a leitura até o final!

Você também pode ler: Cinco vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo no inverno

Quais nutrientes estão presentes nos remédios caseiros?

São diversas opções oferecidas para auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico, ajudando na recuperação de gripes e resfriados. No entanto, é importante ressaltar que os nutrientes vão depender bastante de cada ingrediente utilizado.

Contudo, de modo geral, muitos dos remédios feitos com ingredientes naturais têm as seguintes propriedades:

  • vitamina C;
  • alicina;
  • propriedades hidratantes;
  • proteínas;
  • carboidratos;
  • minerais;
  • entre outros.

Cada um deles tem uma determinada função para tratar os sintomas dessas condições, causadas por vírus e outros fatores. Lembre-se que os remédios naturais servem como um complemento para o processo de tratamento.

Atenção! É importante consultar um médico especialista quando apresentar os sintomas. O profissional vai indicar a melhor opção, conforme a sua condição de saúde.

Dicas de remédios caseiros para tratar gripes e resfriados

Antes de você conhecer mais sobre os remédios caseiros, é fundamental ressaltar que eles não substituem medicação de farmácia e orientação médica. Ao perceber os sintomas, procure orientação médica.

Quando o corpo fica doente, o nossosistema imunológico exige um cuidado maior, como boa alimentação, incluindo vitaminas e minerais. Muitos dos remédios caseiros auxiliam no processo de fortalecimento do organismo, principalmente para amenizar os sintomas.

Confira a seguir algumas opções bastante populares!

Suco de laranja com limão e própolis

A laranja é uma das principais frutas mais utilizadas na preparação de remédios caseiros, por ser rica emvitamina C. A mistura dos ingredientes fornece uma ótima solução para garantir a boa recuperação.

O remédio funciona como um antioxidante e anti-inflamatório, que combate o vírus da gripe no seu organismo. Vale ressaltar que o limão e a laranja são ótimas opções para fortalecer seu sistema imunológico.

Chá de limão com mel e alho

Embora o alho não seja um ingrediente favorito para ser consumido cru, ele tem poderosas propriedades medicinais. Então, misturado com limão e mel, é possível garantir um ótimo remédio caseiro.

Além disso, é importante ressaltar que o mel também auxilia no fortalecimento da imunidade. Por isso, o chá é bastante comum entre pacientes com gripe, garantindo o alívio dos sintomas, principalmente a tosse.

Para usar, basta esmagar o alho e fervê-lo com o limão cortado. Em seguida, apenas filtre o chá em uma xícara, removendo quaisquer resquícios de limão e alho. Por fim, despeje uma determinada quantidade de mel na xícara e misture para tomar.

Gengibre com limão

O gengibre é outro ingrediente bastante utilizado para combater gripe ou resfriado, pois é composto por gingerol, vitamina C e zingerona. Essas três propriedades têm ação anti-inflamatória, além de antioxidantes.

Com isso, você pode garantir uma recuperação mais acelerada, aliviando os sintomas de gripe ou resfriado.

Embora ele seja uma ótima solução, é fundamental consultar um médico antes de consumir, principalmente as gestantes — assim, você recebe a orientação adequada.

Chá-verde com mel

Saiba que o mel também auxilia no processo de recuperação. Quando você fica gripado ou resfriado, uma das principais regiões afetadas é a garganta. O mel ajuda na redução da inflamação, diminuindo tosse e até mesmo catarro.

O chá-verde é uma ótima opção para fortalecer o sistema imunológico, por oferecer propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Cuidados necessários com remédios caseiros

Como mencionamos, embora os remédios caseiros tenham muitos pontos positivos no combate às gripes e resfriados, é fundamental consultar um médico antes de tomá-los. Isso porque existem algumas contraindicações para determinados ingredientes.

De modo geral, confira alguns cuidados necessários!

  • Evite tomar qualquer remédio sem acompanhamento médico;
  • Mulheres grávidas precisam consultar seu médico;
  • Atenção na hora de dar algum tipo de remédio para as crianças;
  • Dê atenção às propriedades dos ingredientes;
  • Entre outros cuidados.

Os remédios caseiros trazem diversos benefícios à nossa saúde, principalmente na hora de garantir o bem-estar dos organismos. São diversas opções para você escolher, o ideal é analisar bem sua necessidade para utilizá-los.

Curtiu essas dicas? Esperamos que sim! Agora que você já conhece mais sobre o assunto, que tal saber como garantir a saúde das crianças no inverno? Então, acesse o blog da Panvel e descubra como evitar que as crianças tenham doenças respiratórias.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

10 comments on “Remédios caseiros para gripe e resfriado: cuidados com a saúde”

    1. Oi, Edielma! Que bom que você gostou do nosso conteúdo!
      Estamos sempre nos esforçando para trazer novidades em nosso blog. Continue nos acompanhando! 💙

    1. Que bom que você gostou do nosso conteúdo, Iranildes!
      Estamos sempre nos esforçando para trazer novidades em nosso blog. Continue nos acompanhando! 💙😉

    1. Olá, Carlos! Que bom que você gostou do nosso conteúdo sobre remédios caseiros 🤗
      Estamos sempre trazendo novidades em nosso blog. Continue nos acompanhando! 💙

    1. Oi, Banilsia! Ficamos muito felizes em saber que você gostou do nosso conteúdo. 💙🤗

      Continue acompanhando nosso blog, estamos sempre trazendo novidades por aqui! Conte com a gente 😉 #FiqueBem

    1. Olá, Raylane! É um prazer saber que você gostou de nosso conteúdo. Estamos sempre postando novidades e informações sobre saúde por aqui, continue nos acompanhando! 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu