Blog Bem Panvel

Cinco vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo no inverno

Por 
 | 
23/06/2023
4 min. de leitura

Quais têm sido os seus cuidados com a saúde neste inverno? Um organismo saudável tem maior proteção contra o contágio de resfriados e outras doenças. Além da vacina contra a gripe, recomendada todos os anos, a ingestão das vitaminas adequadas é fundamental para o bom funcionamento do corpo.

Pelo menos cinco vitaminas são indispensáveis para que o organismo possa combater os vírus que proliferam nos dias frios: frear a incubação ou amenizar os sintomas em caso de infecção. Estes nutrientes estão contidos em uma alimentação equilibrada, mas a rotina acelerada muitas vezes interfere na qualidade das refeições. Além disso, cada organismo pode absorver de forma distinta os nutrientes. Por isso, além de caprichar na alimentação, alguns suplementos vitamínicos podem ser importantes para fornecer ao organismo o que ele precisa em cada estação.

Fica tudo bem quando o organismo conta com os nutrientes adequados para cada estação. Por isso, preparamos uma seleção com as cinco vitaminas para um inverno saudável e longe de infecções. Todas estão no Polivitamínico A Z, da linha Panvel Vita, que também oferece outros suplementos vitamínicos aliados da saúde em todas as estações. Acesse o site para conhecer todas as opções.

Vitamina A

Ainda que seja comum a associação da vitamina A a uma boa visão, seus benefícios vão além dos olhos: ela atua na renovação das células e na melhora da resposta imunológica do organismo. Neste inverno, você vai precisar contar com a capacidade da vitamina A em diminuir os riscos de infecção por vírus e outras doenças. Ela também atuará para manter saudáveis as mucosas das vias respiratórias, favorecendo sua função de barreira natural dos germes nos dias frios. Se mesmo assim o seu corpo entrar em contato com eles, a vitamina A atuará para defendê-lo com mais agilidade. Abóbora, cenoura e espinafre são suas fontes naturais, assim como óleos de peixe e gema de ovo.

Vitaminas do Complexo B

Ajudam a produzir células de defesa para que o organismo se torne mais resistente às infecções recorrentes na estação. Sabe aquela vontade de ficar um pouquinho a mais na cama típica dos dias mais frios? As vitaminas do Complexo B, especialmente a B12, melhora a disposição e é fundamental para manter o sistema nervoso saudável. A produção de serotonina, importante para a regulação do humor e do sono, também passa por ela. Com os níveis dessas vitaminas em dia, vai ser mais fácil manter a disposição mesmo nos dias mais congelantes. Capriche na ingestão de arroz integral, feijão, lentilha, soja, carne e banana, ou faça a suplementação por cápsulas.

Vitamina C

Conhecida de longa data pela proteção contra gripes e resfriados, é um dos agentes mais eficazes contra os germes que se proliferam nos dias frios. A vitamina C também estimula a produção do colágeno, que protege os vasos sanguíneos, e irá  contribuir na absorção adequada do cálcio. Manter o estoque de vitamina C no organismo, requer iniciar meses antes do inverno a ingestão de alimentos ricos neste nutriente, como as frutas cítricas, saladas, couve-flor, tomate e brócolis. As opções em cápsula também são uma alternativa para contar com a proteção da vitamina C durante toda a estação fria.

Vitamina D

A vitamina D começa a ser formada no organismo pelo contato dos raios solares (UVB) com a pele, que ativam a produção da substância a partir de partículas de colesterol. Uma vitamina essencial para enfrentar o frio, mas que justamente nesses dias tem sua produção reduzida pelo organismo, já que tomamos menos sol e passamos mais tempo em ambientes fechados. Essa combinação costuma deixar o organismo mais suscetível a vírus e doenças, pois a vitamina D é uma força importante para o bom funcionamento do sistema imunológico, assim como os sistemas muscular e ósseo. Consulte seu médico para verificar a necessidade de suplementação nesta época.

Vitamina E

Talvez você ainda não tenha associado a vitamina E ao bom funcionamento do sistema imunológico, mas toda vez que você escapa de uma gripe ou resfriado no  inverno, ela também está lá. O nutriente é importante para a diminuição do cansaço e atua como um potente antioxidante que atrasa o envelhecimento das células. A lista de benefícios é extensa e vale para o ano todo, pois inclui a prevenção doenças como a artrite, a diabetes e o câncer. Ela é encontrada em oleaginosas como as nozes, o amendoim e a castanha do pará, além de vegetais verdes escuros. Estes alimentos fazem parte da sua dieta?

Agora que você já conhece as funções das vitaminas no inverno, procure aumentar a ingestão dos alimentos nos quais elas estão presentes e, se possível, fazer uma consulta médica para checar a necessidade de reposição de nutrientes.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu