Blog Bem Panvel

O inverno está aí: como evitar que as crianças tenham doenças respiratórias?

Por 
 | 
22/06/2023
4 min. de leitura

Com a chegada do inverno, as crianças se tornam alvos fáceis das doenças respiratórias. Por isso, nesse período é importante que pais e cuidadores tomem bastante cuidado, principalmente em relação à exposição dos pequenos a ambientes que possam ter risco de contaminação. A recomendação é do Dr. João Krauzer, chefe do serviço de Pediatria do Hospital Moinhos de Vento, que revelou algumas dicas de como enfrentar as baixas temperaturas, mantendo a saúde em alta. 

Quais são os cuidados necessários que devemos ter com as crianças, nesta época de grandes oscilações no tempo? 

Dr. João Krauzer - Pais e responsáveis devem oferecer sempre alimentos saudáveis e água, que contribui para a fluidificação das secreções. Além disso, é preciso mantê-las protegidas de variações climáticas, com quantidade adequada de vestimentas. 

E em relação aos ambientes? Quais são os principais cuidados? 

Dr. João Krauzer - Dentro do possível, é preciso evitar aglomerações. Então, é importante que os ambientes frequentados tenham uma ventilação adequada, minimizando o risco de transmissibilidade (de vírus). Isso vai desde eventos sociais, como festas, até salas de espera de consultórios e emergências hospitalares.  

Mas em que momento é indicado procurar atendimento médico em hospitais? 

Dr. João Krauzer - Deve-se procurar o atendimento de Emergência em hospitais apenas em situações que realmente haja necessidade, como febre alta persistente, episódios de falta de ar e dores que não respondem à terapêutica já orientada por seu médico, por exemplo. Sempre que possível, é melhor fazer contato direto com o Pediatra da sua família e avaliar a criança  em um ambiente mais tranquilo do que em uma sala de Emergência, evitando possíveis contaminações.  

E o aprendizado que o auge da pandemia da Covid-19 nos trouxe, deve permanecer, ou seja, é preciso manter uma boa higienização das mãos com o uso de álcool gel, evitar aglomerações, e (enfatizo) tentar frequentar ambientes mais abertos e com circulação de ar. Isso, certamente, vai ajudar a prevenir as doenças de inverno. 

E qual é a importância das vacinas neste período de inverno? 

Dr. João Krauzer - Não se pode descuidar das vacinas neste período. Então, é preciso revisar o calendário vacinal; que é bastante amplo e organizado. Invariavelmente, quando a criança fizer sua consulta com o Pediatra, ele fará essa revisão e irá orientar sobre quais os imunizantes que devem ser providenciados, em cada época.  

Neste período de inverno, é fundamental tomar a vacina da gripe. Atualmente, as pessoas estão com dificuldade de fazê-la, o que resultou em um número expressivo de contaminação por Influenza A e B. Sendo que ambos são preveníveis. Além disso, nesta estação é preciso estar vacinado contra a Covid-19, a antipneumocócica e a meningocócica. 

Quais os vírus mais comuns nesta época do ano? 

Dr. João Krauzer - Classicamente, no inverno, nós temos alguns vírus que se disseminam de forma mais fácil. Um dos mais frequentes é o vírus respiratório sincicial, responsável por uma doença chamada de bronquiolite. Ela pode ser leve e moderada, mas também pode evoluir para um quadro bastante grave, havendo até a necessidade de internação em UTI pediátrica, em alguns casos.  

E como evitar o vírus sincicial? 

Dr. João Krauzer - A prevenção do vírus respiratório sincicial não é diferente do que é indicado para outras doenças virais. Então, precisamos manter aqueles cuidados básicos para que o sincicial não se dissemine, de forma massiva, e não fique livre para circular durante o inverno na população pediátrica, pois esse vírus ainda não tem vacina.  

Assim, é importante: 

- evitar aglomerações; 

- evitar ter contato com quem esteja doente; 

- fazer a proteção da via aérea; 

- lavar as mãos e usar álcool gel. 

Alguma dica extra para quem tem filhos em idade escolar? 

Dr. João Krauzer - Uma dica importante para quem tem mais de um filho e o mais velho frequenta a escola é criar uma rotina bem determinada para a volta da aula. A criança deve chegar em casa e ir direto para o banho para fazer a sua descontaminação (tomar banho  e trocar  de roupa), antes de abraçar o irmão caçula, por exemplo. Isso diminui muito o risco de transmissão, porque todos os vírus respiratórios estão presentes nas vias aéreas e são de contato.  

Além disso, vale conservar alguns cuidados gerais, como: 

  • colocar o calendário vacinal em dia para evitar doenças; 
  • manter uma alimentação adequada e uma boa hidratação; 
  • estimular os exercícios físicos. 
Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu