Blog Bem Panvel

Melhores protetores para um verão incrível com a pele saudável

Por 
 | 
21/12/2023
8 min. de leitura

O câncer de pele é o tipo mais frequente no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca)[1], em ambos os sexos. Ele tem como maior fator de risco a exposição solar excessiva, devido à radiação presente na luz solar. Por isso, vale a pena escolher os melhores protetores.

Produtos desenvolvidos por especialistas, com fórmulas testadas e que proporcionem a proteção solar adequada a cada tipo de pele são os maiores aliados na prevenção do câncer. Mas não só isso: eles também ajudam a evitar queimaduras solares, o envelhecimento precoce da pele e outras doenças dermatológicas.

Já viu por que os protetores solares não podem faltar na rotina de cuidados com a pele, não é? Continue a leitura para entender melhor esses motivos e conferir uma seleção com ótimos produtos!

Qual a importância da proteção solar para a pele?

Confira as principais razões por que a proteção solar deve ser uma prioridade no seu dia a dia!

Prevenção do câncer de pele

O sol emite raios ultravioleta (UV), e a exposição a essa radiação é o principal fator associado ao desenvolvimento do câncer de pele. O risco aumenta principalmente quando as pessoas se expõem ao sol de forma muito frequente, prolongada e sem proteção adequada.

As mutações que levam ao surgimento dos tumores acontecem no longo prazo e, como geralmente as crianças se expõem mais ao sol do que os adultos, a infância é um período particularmente vulnerável. De acordo com o Inca, estudos indicam que a exposição solar excessiva até os 20 anos de idade aumenta bastante o risco de câncer na vida adulta e na velhice.

O uso regular de produtos que ajudam a bloquear os raios UV prejudiciais é a principal forma de prevenir a doença. Assim, é fundamental cuidar da proteção solar infantil e adulta, ainda mais considerando que vivemos em um país tropical e com incidência de sol durante o ano todo.

Proteção contra queimaduras solares

A exposição intensa ao sol sem proteção também pode levar a um problema mais imediato: as queimaduras solares. Elas causam bastante desconforto, dor e ardência, deixando a pele avermelhada e até mesmo com bolhas.

O uso de protetor ajuda a prevenir as queimaduras, que também podem levar a efeitos mais gerais no organismo, como dor de cabeça, tonturas e desidratação. A atenção especial fica para a proteção solar no verão, pois esse problema é mais associado a praias, piscinas e passeios ao ar livre.

Prevenção do envelhecimento precoce

A radiação ultravioleta também acelera o processo de envelhecimento da pele, levando ao aparecimento de rugas, linhas finas e manchas. O uso regular de protetor solar é um grande aliado para prevenir o envelhecimento precoce, mantendo a elasticidade da pele e preservando sua aparência saudável.

Redução de danos causados por radicais livres

A exposição ao sol aumenta a produção de radicais livres na pele, que podem danificar as células e contribuir para o desenvolvimento de doenças dermatológicas. Protetores solares muitas vezes contêm antioxidantes, que ajudam a neutralizar esses radicais livres e minimizar os danos causados por eles.

Manutenção da saúde da pele

Por fim, podemos dizer que a exposição inadequada ao sol pode levar a diversos problemas de pele, como descamação e perda de umidade, e até mesmo condições mais graves, como dermatite (e o câncer, como já vimos).

Por todos esses motivos, a proteção solar adequada ajuda a manter a saúde geral da pele e do organismo como um todo, principalmente se considerarmos que esse grande órgão tem como principal função justamente atuar como a primeira linha de defesa do corpo.

Confira seleção dos melhores protetores solares para manter sua pele saudável
Mesmo que você use cosméticos com proteção solar, o uso de produtos especialmente destinados ao bloqueio dos raios UV é fundamental, especialmente em atividades com exposição prolongada ao sol.
 
Para garantir a eficácia, você deve ter atenção ao FPS do produto (Fator de Proteção Solar). Leve em consideração os seguinte ponto:
 
●     intensidade do sol e horário de exposição — em dias de sol intenso, ou durante as horas em que a radiação solar é mais forte (entre 10h e 16h), é aconselhável usar um FPS mais alto.
 
Vale destacar que, se você vai passar um tempo ao ar livre, ir à praia ou a piscinas, pode ser necessário reaplicar o protetor com mais frequência, independentemente do FPS. Isso porque o suor excessivo e o contato com a água aceleram a perda do produto, minimizando a proteção.
 
Além disso, diante de todos os motivos que citamos acima, você já percebeu que se tem um produto que merece investimento, é o protetor solar, não é? Na hora de comprar um, vale muito a pena procurar os melhores protetores, com fórmulas testadas e eficácia comprovada. Anote aí algumas sugestões!
Kit Australian Gold Protetor Solar Spray FPS30 + Acelerador Bronzeador
Esse kit da Australian Gold oferece uma combinação única de proteção solar com FPS30 e um acelerador de bronzeamento. Além de proteger contra os raios UV prejudiciais, o bronzeador proporciona à pele um tom dourado deslumbrante, perfeito para garantir aquele visual tão desejado no verão.
Kit da Australian Gold.

Protetor Facial Australian Gold Toque Seco FPS50

Esse Protetor Facial FPS50 da Australian Gold é formulado para proporcionar uma proteção solar eficaz sem deixar a pele oleosa. Sua textura leve e de rápida absorção é ideal para uso rotineiro, ainda mais pelo acabamento matte e fórmula antipoluição. Além disso, ele é enriquecido com chá-verde e ameixa Kakadu, nutrindo a pele enquanto a protege.

Protetor Facial FPS50.

Protetor Corporal Australian Gold Kids FPS70

Desenvolvido especialmente para a pele mais delicada das crianças, o Protetor Australian Gold Kids com FPS70 oferece alta eficácia na proteção contra os raios solares. Sua fórmula é resistente à água e tem rápida absorção, proporcionando tranquilidade aos pais e diversão segura para as crianças.

Protetor Australian Gold Kids.

Protetor Facial La Roche Posay Anthelios Uvmune 400 FPS60

O Protetor Facial La Roche Posay Anthelios Uvmune 400 com FPS60 oferece uma proteção avançada contra os raios UVA e UVB, ajudando a prevenir danos causados pelo sol. Sua fórmula é adequada para todos os tipos de pele e se destaca pela textura fluida, de rápida absorção.

Protetor Facial La Roche Posay Anthelios Uvmune 400.

Protetor Facial La Roche Posay Anthelios Uvmune 400 Airlcium FPS60

Com a tecnologia Airlicium, esse protetor facial da La Roche Posay se destaca pelo controle da oleosidade da pele por até 12 horas, além de proporcionar uma proteção solar elevada. A fórmula é recomendada por dermatologistas e a textura leve é perfeita para quem busca um produto com toque seco.

Protetor facial da La Roche Posay.

Protetor Facial L'oréal Paris Solar Expertise Antirrugas Com Cor FPS60

Esse protetor facial da L'oréal Paris combina proteção solar elevada (FPS60) com propriedades antirrugas. Ele tem uma dupla ação antienvelhecimento, graças ao ativo Hialurônico: enquanto hidrata e reduz o aparecimento de marcas de idade, ele também preenche linhas finas, minimizando a aparência dos sinais que já existem.

Protetor facial da L'oréal Paris.

Protetor Spray Nivea Sun Protect Toque Seco FPS50

O Protetor Spray Nivea Sun Protect com FPS50 oferece uma aplicação prática e rápida, garantindo uma proteção eficaz contra os raios solares. Sua fórmula de toque seco é ideal para quem busca uma sensação leve e não oleosa.

Protetor Spray Nivea Sun Protect.

Protetor Nivea Sun Protect Hidrata FPS70

Formulado para ser uma solução completa, o Protetor Nivea Sun Protect com FPS70 proporciona 5 benefícios: a alta proteção UVA/UVB, a resistência à água, o toque seco, a rápida absorção e a hidratação prolongada.

Protetor Nivea Sun Protect.

Protetor Facial Nivea Sun Toque Seco Antissinais FPS70

Por fim, esse Protetor Facial Nivea Sun com FPS70 e efeito antissinais combina proteção solar avançada com cuidados antienvelhecimento. A fórmula é oil-free e a textura ultraleve proporciona rápida absorção e toque seco. É ideal para uso diário.

Protetor Facial Nivea Sun.

A proteção solar é coisa séria!

Como você viu, a proteção solar não é apenas uma medida estética, mas uma parte essencial dos cuidados com a saúde da pele. O uso regular de protetor solar é uma prática preventiva fundamental para preservar a integridade da pele e reduzir os riscos de doenças dermatológicas.

Ao escolher um produto, lembre-se de considerar seu tipo de pele, as atividades planejadas e as necessidades específicas. Além disso, não deixe de procurar os melhores protetores para que a proteção seja realmente eficaz.

Apenas para fechar, vale a pena lembrar que o uso do protetor solar deve ser associado a outros cuidados. Evite a exposição solar excessiva durante as horas de pico, use roupas de proteção e, sempre que necessário, utilize acessórios que ajudem a proteger a pele do sol.

Navegue pela nossa seção de protetores para conferir mais opções dermatologicamente testadas!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu