Blog Bem Panvel

Guia da proteção solar infantil: como proteger o seu pequeno

Por 
 | 
21/12/2021
4 min. de leitura

Proteção solar não é só coisa de adulto. De acordo com a Drª Ana Elisa Kiszewski Bau, professora da UFCSPA e dermatologista pediatra da Santa Casa de Porto Alegre, estudos mostram que a exposição solar excessiva na infância aumenta de forma significativa o risco de câncer de pele na idade adulta.

"Calcula-se que 80% de toda radiação solar que recebemos durante toda a vida ocorre nos primeiros 18 anos de idade", escreveu a dermatologista no documento Proteção Solar na Infância, divulgado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Segundo ela, isso poderia ser explicado pelo fato das crianças realizarem muitas atividades ao ar livre e de nem sempre utilizarem medidas de fotoproteção.

Os motivos estão postos. Precisa de uma justificativa maior para seguir a leitura e entender como funcionam os produtos de proteção solar infantil?

O risco dos raios ultravioletas para crianças

É consenso entre vários órgãos reguladores e associações médicas do mundo que os protetores solares não devem ser aplicados em bebês com menos de 6 meses.

A exposição solar, contudo, é importante nessa idade. Mas não prolongada: segundo a SBD, 15 minutos duas ou três vezes por semana são o suficiente para manter os níveis adequados de vitamina D.

A partir dos 6 meses, já podem — e devem — ser usados os protetores solares específicos para o público infantil (veja o tópico a seguir).

Afinal, como dito na introdução deste post, existe uma relação entre a exposição solar acumulativa e o desenvolvimento de carcinomas cutâneos.

"A proteção solar deve fazer parte do cotidiano das pessoas e, principalmente, das crianças. O uso de filtros solares, chapéus, bonés e roupas adequadas não deve se restringir apenas ao ambiente de praia ou piscina. Esse hábito faz parte de medidas de segurança para a prevenção da doença em qualquer localização", alerta a equipe da Clínica de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Criança pode usar qualquer protetor solar?

Simples e direto: não!

Quanto mais jovem é a criança, mais sensível é a sua pele. Portanto, o mesmo produto que um adulto utiliza sem nenhum tipo de reação pode causar alergias nos pequenos, por conta das substâncias químicas presentes na sua composição.

Qual protetor solar usar nas crianças?

Existem duas categorias principais de protetores solares: os que usam filtros físicos e aqueles compostos por filtros químicos.

  • Filtros físicos: contêm pequenas partículas de dióxido de titânio, óxido de zinco e outros componentes que funcionam como uma barreira física que reflete os raios ultravioletas.
  • Filtros químicos: têm componentes químicos que absorvem as radiações UVA e UVB.

Por sua textura mais leve e fácil de espalhar, os filtros químicos são preferidos pelos adultos, porém apresentam mais risco de dermatite (reação de inflamação na pele), o que os torna impróprios para uso em crianças.

Dos 6 meses aos 2 anos de idade, a recomendação da SBD é utilizar somente filtros 100% físicos. A embalagem geralmente apresenta esse tipo de produto como protetor solar "mineral" ou "baby".

Apesar de a fama dos filtros físicos ser de possuírem uma textura grossa e ruim de espalhar, hoje há produtos com formulações mais agradáveis.

A partir dos 2 anos de idade, podem ser usados protetores solares rotulados como infantis, que usam uma mistura de filtros químicos e físicos, com composição menos agressiva que os protetores para uso adulto.

Mesmo assim, fique de olho para possíveis reações na pele de seu filho. Se notar qualquer coisa diferente, suspenda o uso. Na dúvida, procure um dermatologista infantil.

Qual o FPS ideal?

Recomenda-se que seja aplicado um filtro com fator de proteção solar (FPS) de no mínimo 30.

Tão importante quanto o número do FPS é reaplicar o produto de duas em duas horas — ou com frequência maior se a criança suar muito ou der um mergulho.

Lembrando que a necessidade de proteção é maior em pessoas com fototipos mais baixos, ou seja, peles com cor mais clara.

Roupas e acessórios de proteção solar para crianças

Além dos protetores solares de passar na pele, roupas e chapéus também ajudam bastante a proteger a criança dos perigos da radiação ultravioleta.

As roupas normais já ajudam, mas você encontra peças com FPS (chapéus e camisetas com proteção solar infantil), que bloqueiam com maior eficácia os raios solares.

Protetores solares infantis

Na linha Panvel Solar, você encontra um filtro solar infantil com FPS 60, para dar a máxima proteção que sua criança precisa com total segurança.

Sua fórmula possui textura leve, de rápida absorção, e contém vitamina E e aveia, que proporcionam hidratação e aceleram a restauração da pele.

Você ainda encontra o produto disponível em kits para aumentar a diversão do pequeno. Veja e aproveite:

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu