Blog Bem Panvel

Proteção solar: confira dicas de cuidados com a pele no verão

Por 
 | 
01/01/2021
5 min. de leitura

O primeiro protetor solar surgiu em 1938, depois que o estudante suíço Franz Greiter teve uma queimadura grave de sol em um passeio pelos alpes. No topo da montanha Piz Buin, jurou que encontraria uma forma de evitar esse problema.

Com essa motivação, criou uma mistura de manteiga de cacau com vaselina que ajudava a proteger a pele da radiação do sol. Desde então, o filtro solar se tornou mais sofisticado, com novos tipos surgindo a cada ano.

O protetor solar é um item essencial para prevenir não somente as queimaduras solares, mas também câncer e envelhecimento precoce da pele. Cerca de 90% dos cânceres de pele são causadas pela exposição aos raios UV do sol, segundo a Skin Cancer Foundation.

Por isso, vale a pena aprender mais sobre esse produto e descobrir qual protetor solar é o ideal para você!

Como funciona o protetor solar?

O protetor solar funciona como um filme, que protege a sua pele dos raios UV do sol. Existem dois tipos de protetor solar, que protegem sua pele de maneira diferente:

  1. Protetores solares físicos: criam uma barreira que absorve os raios solares;
  2. Protetores solares químicos: criam uma reação química, que converte os raios UV em calor.

Cada tipo tem diferentes componentes. Os protetores solares físicos são feitos com óxido de zinco ou dióxido de titânio, enquanto os protetores solares químicos são feitos com componentes como oxibenzona, avobenzona ou octinoxato.

Protetor solar infantil

As crianças devem usar um protetor solar infantil, pois os convencionais podem causar alergias ou irritações na pele.

Afinal, as crianças ainda estão em desenvolvimento, sua pele é mais sensível e não possuem um sistema imunológico forte como o dos adultos.

Especialistas em dermatologia recomendam às crianças protetores solares físicos, que possuem óxido de zinco ou dióxido de titânio. Esses componentes causam menos alergias na pele infantil que o oxibenzona dos protetores químicos.

Por isso, compre para seu filho um protetor infantil ou preste atenção nos componentes indicados no rótulo, preferindo produtos que contêm “óxido de zinco” ou “dióxido de titânio”.

Qual a diferença entre filtro solar e protetor solar?

A diferença entre o filtro solar e protetor solar está em seus componentes químicos. Já falamos sobre os protetores “físicos” e “químicos” aqui, certo?

Então, os termos “filtro solar” e “protetor solar” são apenas nomenclaturas diferentes para ambos tipos:

  • Filtro solar: feito com oxibenzona, avobenzona ou octinoxato (protetor solar químico)
  • Protetor solar: feito com óxido de zinco ou dióxido de titânio (protetor solar físico)

O filtro solar cria uma reação química na sua pele, que converte os raios solares em calor. Já o protetor solar cria uma barreira que absorve os raios solares. Ambas são eficazes para proteger sua pele do sol.

Qual a diferença entre protetor solar e bronzeador?

Enquanto o protetor solar possui componentes químicos para proteger sua pele do sol, o bronzeador possui um FPS baixo, justamente para facilitar a entrada de raios solares — e, consequentemente, o bronzeamento da pele.

Alguns bronzeadores incluem até componentes químicos para acelerar o bronzeamento da pele.

Por isso, caso você deseje utilizar um bronzeador, é recomendado escolher um produto com pelo menos FPS 15 e optar por se expor ao sol em horários de menor incidência solar (antes das 9h ou depois das 16h).

Outra opção são os autobronzeadores, produtos que bronzeiam a pele sem que a pessoa precise se expor à radiação ultravioleta. Eles oxidam as células da pele, estimulando o surgimento da pigmentação escura.

Qual o melhor protetor solar?

Não existe uma resposta pronta: o melhor protetor solar depende do seu tipo de pele.

Veja abaixo uma lista com recomendações para cada tipo de pele:

O que é fator de proteção solar?

O fator de proteção solar (FPS) é um indicador que mede a eficácia de um protetor solar em bloquear os raios UV do sol.

Uma dica é usar o FPS como um “multiplicador”, que aumenta o tempo que sua pele pode ficar exposta ao sol sem se queimar.

Por exemplo, vamos dizer que sua pele queima no sol em 10 minutos. Caso use um protetor solar de FPS 30, multiplique esse número por 30.

Logo, você poderá ficar 300 minutos debaixo do sol sem se queimar, o que equivale a 5 horas. Vale lembrar, porém, que água, umidade e suor diminuem a durabilidade dessa proteção.

A maioria dos especialistas, incluindo a Academia Americana de Dermatologia, recomendam que você use um protetor solar com FPS mínimo de 30.

A eficácia dos protetores solares com FPS alto é maior?

Os protetores solares com FPS maior protegem mais dos raios solares: enquanto o protetor FPS 30 filtra 97% dos raios solares, o FPS 50 filtra 98%. A diferença é sutil.

Sua maior preocupação deve ser a aplicação do protetor solar diversas vezes no decorrer do dia em vez de apostar na proteção de um FPS alto aplicado apenas uma ve.

Como o suor e umidade reduzem a eficácia, reaplique o protetor de preferência a cada duas horas.

Qual o melhor protetor solar para o rosto?

A pele do rosto é mais sensível que a do corpo. Por isso, recomenda-se usar um protetor solar facial que seja oil-free, para evitar a acne.

Isso vale especialmente para as pessoas com pele oleosa, que podem ter várias espinhas após aplicar um protetor solar convencional no rosto.

Outra opção são os protetores solares faciais anti-idade ou anti-manchas, que corrigem rugas e clareiam as manchas da face.

Proteja sua pele!

Agora você sabe tudo sobre protetores solares! Que tal visitar a nossa página de protetores solares e encontrar o filtro que combina mais com você?

Temos protetores oil-free, anti-manchas, anti-idade e até bronzeadores. Do FPS 15 até o 99.

Clique aqui para conferir todos os protetores solares disponíveis na Panvel!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

11 comments on “Proteção solar: confira dicas de cuidados com a pele no verão”

    1. Oi, Rita! Que ótimo saber disso, continue acessando nosso blog para maiores informações! ?

      Hoje preparamos um conteúdo especial do Dia da Mulher, vem conferir: /blog/dicas-de-beleza/importancia-do-autocuidado-para-a-saude-das-mulheres/

  1. Nunca esqueça de passar protetor nas orelhas e nos pés também são muito sensíveis ao sol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu