Blog Bem Panvel

Maquiagem que protege: saiba como agem os cosméticos com proteção solar 

Por 
 | 
31/10/2022
2 min. de leitura

Quem é adepta da praticidade adora produtinhos com mais de uma função. Eles tendem a facilitar os cuidados da pele reunindo finalidades distintas, como é o caso das maquiagens com protetor solar. As bases de rosto estão entre os mais populares: além de o próprio pigmento do cosmético colaborar na proteção contra a luz visível, a fórmula com proteção solar confere um fator extra para impedir que os raios solares UVB, responsáveis pelo envelhecimento precoce, danifiquem o rosto. 

Confira os benefícios da maquiagem com protetor solar na entrevista com a dermatologista Camila Roos Mariano da Rocha

Quais produtos de maquiagem possuem protetor solar na fórmula? 

Bases, corretivos, pós compactos e batons são os principais produtos de maquiagem com protetor solar na fórmula. Porém, já podem ser encontradas sombras, blush e diversos outros. 

Como identificar se uma maquiagem possui proteção solar na fórmula? 

Na maioria das vezes, é possível identificar o fator de proteção solar no rótulo da embalagem. Ele está sinalizado como o fator de proteção correspondente, como FPS 30 ou 50.  

A base com proteção solar pode substituir o uso do protetor solar? 

Não substitui. Isso é justificado pelo fato de o fator de proteção normalmente ser menor nas maquiagens. Na maioria das vezes, as maquiagens protegem apenas contra os raios UVB, e não contra os raios UVA. O ideal é que os produtos de maquiagem sejam utilizados em associação ao filtro solar: primeiro, aplica-se o filtro solar. Depois, a maquiagem.  

Quais são os tipos de base com proteção solar e como escolher a melhor para cada tipo de pele? 

Existem diversos tipos de base, como as cremosas, líquidas, em pó, mousse, bastão, spray, compactas... A escolha vai depender principalmente do tipo de pele e da ocasião: as líquidas normalmente têm textura leve e suave, com pouca cobertura. As cremosas se adaptam a vários tipos de pele, mas podem não ficar bem em peles oleosas. As bases em bastão, em spray e compactas facilitam a aplicação, tornando-as mais práticas. 

E você, já é adepta de algum produto de maquiagem com protetor solar? Escreva nos comentários os seus preferidos! Senão, convidamos a experimentar e nos contar o resultado!  

Você sabia que há diferença na escolha do fator de proteção se a sua rotina é mais ao ar livre ou em ambientes fechados? Saiba mais na edição de novembro da Revista Panvel e conheça as opções de protetores solares disponíveis para todos os estilos de vida e ocasiões. 

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu