Blog Bem Panvel

Dicas para manter a saúde bucal em dia

Por 
 | 
31/05/2022
4 min. de leitura

É comum cometer o erro de achar que escovando os dentes após cada refeição conseguiremos manter a saúde bucal em dia, no entanto, essa não é a verdade. Em primeiro lugar devemos lembrar que a saúde da boca impacta diretamente outras partes do corpo, por isso o cuidado com essa região deve ser feito diariamente e com muita atenção.

A saúde bucal vai muito além de apenas escovar os dentes, é necessário cuidar da gengiva, bochechas e língua, além de manter uma alimentação equilibrada. Os problemas causados pela falta de higiene bucal são:

  • cáries;
  • placa bacteriana;
  • gengivite;
  • periodontite;
  • halitose;
  • sensibilidade;
  • lesões bucais.

Para ajudar nossos clientes e leitores a terem uma boa saúde bucal, preparamos esse conteúdo com dicas do que deve ser feito, além de dicas de alguns produtos que você encontra facilmente nas lojas da rede de farmácias Panvel. Não perca mais tempo e continue a leitura!

Qual a melhor marca de creme dental?

Existem diversas marcas e opções de creme dental no mercado. São tantas opções que muitas vezes acabamos usando os critérios de compra errados na hora de escolher uma para o uso. Normalmente, as pessoas escolhem pelo preço e pelo aroma da pasta, sem levar em conta a composição do produto.

Para que uma pasta seja realmente boa e ajude na saúde bucal, é preciso levar em consideração a concentração de flúor na hora de comprar a melhor pasta de dente, o recomendado pelos profissionais é entre 1000 ppm e, no máximo, de 1500 ppm.

O flúor,  é a substância química mais importante de uma pasta de dente, pois ele tem a função de prevenir as cáries.

Por que é importante passar fio dental?

O fio dental funciona como um complemento à escova de dentes, um não deve substituir o outro, mas sim serem usados juntos, visto que o fio dental é usado para fazer a limpeza que a escova de dentes não consegue fazer.

É comum ficar com restos de comida entre os dentes após comer, e raramente a escova consegue retirar esses restos, por isso o fio dental deve ser usado. Além de dificultar a formação de cáries e da placa bacteriana, o fio dental ainda evita inflamações gengivais e o mau hálito, problemas de saúde bucal gerados pela má higienização da boca.

É preciso passar o fio entre os dentes de forma delicada para não machucar a gengiva, uma área que já é sensível. A forma correta de usar o fio é enrolando em torno de 40 centímetros de fio nos dedos médios, deixando aproximadamente dez centímetros entre os dedos.

A limpeza com o fio dental deve ser realizada toda vez que escovar os dentes, logo após a escovação.

Para que serve um antisséptico bucal?

O antisséptico bucal, também conhecido como enxaguante bucal, costuma ser usado por muitas pessoas para combater o mau hálito, mas a realidade é que sua função vai muito além de apenas deixar um bom hálito.

Esse produto é muito indicado por profissionais em casos de recuperação após tratamentos e cirurgias, raspagem de tártaro, casos de alta incidência de cárie, doenças da gengiva, etc. O enxaguante não é um produto que deve ser usado diariamente, a não ser nos casos citados anteriormente, quando um profissional da saúde indica o uso como tratamento.

O antisséptico bucal sem álcool em sua composição é o mais recomendado, já que estes não ardem, ou maltratam a boca, podendo ser usados com uma maior segurança. Também existe o antisséptico em forma de flúor, indicado para pessoas com maior predisposição a cáries. Seu uso pode ser feito diariamente, visto que ajuda no combate a proliferação de bactérias, além de suavizar a sensibilidade nos dentes.

Existem outros tipos de antisséptico muito mais potentes, porém, seu uso deve ser feito com muita cautela e raramente. E lembre-se, antes de começar qualquer tipo de tratamento, procure um profissional da área.

Qual o tempo de troca da escova de dente?

Profissionais da saúde recomendam que a troca da escova de dentes seja feita, em média, a cada três meses. Isso porque, após esse tempo, as cerdas das escovas ficam desgastadas, dificultando a limpeza profunda dos dentes, além de que a escova pode acumular bactérias depois de algum tempo de uso.

A escovação, como já falado anteriormente neste texto, é fundamental para prevenir o acúmulo de placas bacterianas, que podem causar tártaro, cárie, entre outras doenças, no entanto, se as cerdas da escova estiverem desgastadas, essa prevenção não será feita. Por isso, seguir o tempo recomendado de uso para cada escova é fundamental.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu