Blog Bem Panvel

Descubra Seu Tipo De Pele E A Melhor Rotina De Cuidados

Por 
 | 
19/12/2023
7 min. de leitura

Existem vários tipos de pele: normal, seca, oleosa, mista e sensível. Compreender qual é a sua é fundamental para ter uma rotina de limpeza e hidratação mais adequada. Afinal, cada uma tem características que resultam em diferentes necessidades de cuidados.

A oleosa, por exemplo, precisa de limpeza com produtos que ajudem a controlar a produção de óleo, além de hidratação leve, preferencialmente com gel ou cremes oil-free. A seca, por outro lado, precisa de uma limpeza mais suave e hidratação intensiva, com cremes mais espessos.

Neste conteúdo, explicamos com mais detalhes quais são as características de cada pele, para que você possa identificar qual é a sua. Além disso, mostramos quais são os principais cuidados para cada tipo, indicando ótimos produtos para otimizar a sua rotina de cuidados. Confira!

Tipos de peles: saiba qual o seu!

Em primeiro lugar, é importante esclarecer que fatores como o clima, a exposição solar  e a poluição podem alterar significativamente as características da pele. Sobretudo a facial, que é mais sensível a agressões externas.

Porém, muitos impactos à beleza e à saúde da nossa pele vêm de dentro para fora. Hábitos como ingerir bebidas alcoólicas frequentemente, ter uma rotina de sono ruim e manter uma má alimentação geram um quadro de inflamação generalizada, e o aspecto da pele é o primeiro a acusar que o estilo de vida precisa de mais atenção.

Além dessas situações mais pontuais, outros fatores endógenos (internos) influem muito nas características da pele: algumas doenças metabólicas, mudanças hormonais e o envelhecimento biológico são alguns deles. Por isso, há cuidados específicos com a pele na menopausa.

A moral da história é que devemos sempre ter atenção à nossa pele, adequando os cuidados às necessidades do momento. No entanto, o que mais interfere na escolha dos produtos que usamos em nossa rotina de cuidados é o tipo de pele, determinado geneticamente.

Cada tipo tem características que afetam a condição total da pele, manifestando-se sobretudo no rosto. Para descobrir qual é o seu, a dica é lavar o rosto com um limpador suave e deixá-lo secar naturalmente (e sem passar nenhum produto).

Depois de cerca de 30 minutos, observe a aparência e a textura da sua pele: está esticada e escamosa? Então, ela provavelmente é seca. Está parecendo brilhante? Ela pode ser oleosa. Está sequinha, mas ainda assim com aparência macia e hidratada? É possível que sua pele seja do tipo normal.

Abaixo, estão os tipos de pele, como consensualmente são classificados. Veja só quais são as características de cada um para identificar o seu!

Pele normal

Esse tipo de pele apresenta textura equilibrada, poros pouco visíveis, sem excesso de oleosidade nem secura. Ele recebe o nome de “normal” por não ter características que exijam atenção particular, mas não significa que seja comum. Na verdade, no Brasil, boa parte das pessoas tem a pele mista, da qual falaremos daqui a pouco.

Pele seca

Essa pele costuma ter uma aparência áspera e escamosa. É mais propensa a apresentar linhas finas e a ficar ressecada, sobretudo após a limpeza ou no clima frio. O que acontece é que a pele produz menos sebo do que o ideal, deixando-a com carência de lipídios e, por isso, com dificuldade em reter a umidade.

Pele oleosa

Ao contrário da seca, esse tipo de pele produz sebo em excesso, o que cria uma aparência brilhante e oleosa, sobretudo na zona T (testa, nariz e queixo). Normalmente, a pele oleosa é mais propensa a ser acneica, com maior surgimento de acnes e manchas, além de poros mais dilatados.

Pele mista

Como o nome indica, a pele mista mistura dois tipos: ela se caracteriza por ter uma zona T oleosa, ao passo que as demais áreas (como as bochechas) são secas e escamosas.

Pele sensível

A pele sensível pode ter características do tipo normal, seco, oleoso ou misto. O que a define é, na verdade, a propensão a irritações, alergias e vermelhidão. É importante notar que a pele pode ficar sensibilizada às vezes, como reação a tratamentos faciais, produtos agressivos e outros agentes.

Porém, a pele sensível, diferentemente da sensibilizada, tem essa característica motivada sobretudo por fatores genéticos, podendo ser assim desde a infância.

Melhores produtos para cada tipo de pele

Para fechar, veja só algumas boas recomendações de cuidados para cada tipo de pele!

Pele normal

Quem tem a pele normal deve manter uma rotina de limpeza suave e hidratação regular. Além disso, para todos os tipos de pele, a proteção solar diária nunca deve ser negligenciada.

Estes produtos são boas pedidas!

  • Kit Océane 4 Máscaras Faciais — indicado para todos os tipos de pele, esse kit de skincare fornece um tratamento profundo de restauração, clareando manchas, tratando rugas e proporcionando maciez;

Pele seca

Para a pele seca, a limpeza deve ser feita com produtos suaves, que não a ressequem ainda mais. Além disso, a palavra de ordem é hidratação. O ideal é usar produtos mais espessos ou hidratantes em gel com forte potencial nutritivo.

Dê uma olhada nestes:

Pele oleosa

Além de produtos próprios para a pele com acne, se for necessário, a pele oleosa precisa de dermocosméticos não comedogênicos (que não obstruem os poros) e fórmulas oil-free. Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, a pele oleosa também precisa de hidratação, porém, com produtos leves e de fácil absorção.

Outro cuidado importante é manter uma rotina equilibrada de limpeza e esfoliação — não podemos exagerar aqui, caso contrário, a pele agredida produz ainda mais sebo e o resultado alcançado é o oposto do desejado.

Confira estas opções:

Pele mista

É importante ter uma rotina de limpeza suave e usar produtos destinados a esse tipo de pele, pois suas fórmulas ajudam a conter a produção de sebo, ao mesmo tempo em que fornecem a hidratação necessária para as áreas secas.

Veja estes produtos:

  • Máscara Ácido Salicílico 2% Panvel Dermativ — o ácido salicílico é um dos grandes aliados no controle das zonas oleosas da pele, ao mesmo tempo em que a máscara ajuda a remover impurezas e células mortas, melhorando o aspecto geral da sua pele.

Pele Sensível

Além de limpar, hidratar e proteger a pele com os produtos adequados ao seu tipo (pele normal, seca, oleosa ou mista), é preciso evitar a esfoliação frequente e o uso de produtos com ingredientes agressivos.

A dica é procurar por dermocosméticos hipoalergênicos (e redobrar o cuidado com o estilo de vida, pois, como já dissemos, muitas inflamações tópicas decorrem de maus hábitos).

Anote alguns bons produtos:

  • Creme Suavizante Profuse Nutrel — esse produto ajuda a combater alergias e aliviar os sintomas de uma pele ressecada ou irritada, sendo um grande aliado das peles sensíveis;

Sua beleza começa pela pele!

Como você viu, a compreensão do tipo de pele é essencial para estabelecer uma rotina de cuidados adequada, pois cada um apresenta necessidades específicas. Desde a pele normal, que requer manutenção equilibrada, até a pele sensível, que demanda atenção especial para evitar irritações.

Por isso, não deixe de recorrer aos produtos com fórmulas indicadas para o seu tipo de pele. Além disso, lembre-se de cultivar bons hábitos e redobrar a atenção quando as agressões externas forem mais intensas, como em épocas muito frias ou muito quentes.

Aproveite que está aqui e navegue pelo departamento de cuidados com a pele da Panvel!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu