Blog Bem Panvel

Como proteger os bebês e as crianças da exposição ao sol

Por 
 | 
06/10/2023
2 min. de leitura

A pele sensível dos bebês e crianças pede cuidado extra na exposição ao sol. Mais fina e com menor barreira de proteção, está suscetível aos perigos da radiação. Até os seis meses, o bebê não deve ser exposto diretamente ao sol e o uso de guarda-sóis, chapeuzinhos, roupas de manga longa e capota do carrinho são importantes para barrar a radiação.

Após o sexto mês de vida, o uso do protetor solar está liberado e deve ocorrer diariamente nas áreas que ficarão expostas. Mais do que em qualquer época da vida, a infância e a adolescência são a fase em que as brincadeiras e exercícios ao ar livre são mais comuns. Por isso, a Sociedade Brasileira de Pediatria estima que a maioria da radiação recebida na vida ocorre até os 18 anos.

“O sol que nos expomos na infância e adolescência corresponde a 80% do sol da vida. Por isso a responsabilidade dos pais em proteger essa pele. O sol que se acumula na nossa pele pode alterar as nossas células e provocar, no futuro, envelhecimento precoce da pele e câncer de pele”, explica a dermatologista Marice El Achkar Mello.

É importante evitar o uso de cosméticos em excesso ou de produtos exclusivos para adultos na pele da criança, para evitar alergias. A pediatra explica que dos seis meses aos dois anos de idade, utiliza-se os filtros solares mineral ou “baby”. Eles não são absorvidos pela pele, e têm a ação de refletir os raios solares.

A partir dos dois anos a indicação é de filtros solares infantis, já que as  linhas infantis são específicas para crianças. Além de aplicar o filtro solar nas áreas expostas diariamente, em especial no rosto, antes de sair de casa, os cuidados devem ser redobrados na praia e na piscina.

 Nessas ocasiões, é preciso reaplicar o filtro solar infantil a cada duas horas em toda área exposta da pele. Mesmo com o protetor, a exposição solar direta deve ser controlada e ocorrer antes das 10h e depois das 16h, períodos com menor radiação ultravioleta. Chapéu, óculos e roupas de proteção UV também ajudam.

Este conteúdo é parte da Revista Panvel de outubro. Retire a sua na loja mais próxima ou leia online para ficar por dentro de mais dicas de proteção solar, bem-estar, saúde e beleza, além de cupons exclusivos!   https://issuu.com/panvelfarmacias.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu