Blog Bem Panvel

Dengue: veja dicas para se prevenir e como fazer o teste rápido

Por 
 | 
19/11/2021
2 min. de leitura

Sabe aquelas picadas de mosquito que se tornam cada vez mais frequentes com a chegada do verão? Mais do que incômodas, elas podem ser perigosas. Afinal, a combinação de chuvas e altas temperaturas, típica da estação, é ideal para o Aedes aegypti, o mosquito da dengue circular ainda mais livremente por aí.

Este sábado, que marca o Dia Nacional de Combate à Dengue, nos lembra sobre a importância da prevenção à doença que infectou 971.136 brasileiros entre janeiro e novembro de 2020, de acordo com  o Ministério da Saúde.

Existem tipos de dengue?

Você sabia que existem quatro tipos de vírus de dengue circulantes no Brasil? O mais importante é que uma pessoa contaminada com qualquer um deles pode manifestar a doença em seus diferentes graus de gravidade:

  • Clássica: forma de dengue que provoca febre, náuseas, dores na cabeça, abdômen, costas e atrás dos olhos.
  • Hemorrágica: mais perigosa, a dengue hemorrágica pode levar à morte. Os sintomas podem ser semelhantes aos da dengue clássica, somados a sangramentos leves, ou mais graves, como hemorragias e derrames. 

Por isso, é preciso estar atento para evitar o contágio. A prevenção começa, antes de tudo, por eliminar possíveis criadouros do mosquito, como vasos e recipientes que acumulam água parada. Depois, pode-se adotar mais ações para fazer com que o mosquito se mantenha longe da sua casa, como:

  • Colocar telas de proteção em janelas e portas;
  • Usar roupas compridas e claras;
  • Aplicar repelente nas partes do corpo que não ficam cobertas pelas roupas.

Teste rápido

Se você manifestou qualquer um dos sintomas descritos acima, um teste rápido pode ser realizado em uma das nossas salas de Panvel Clinic no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná ou São Paulo. O teste é indicado para pessoas com sintomas sugestivos de dengue entre 3 a 10 dias. A coleta de uma gota de sangue detecta todos os quatro tipos de vírus circulantes no Brasil.

A compra do teste pelo site ou App Panvel garante a realização do serviço, que deverá ser feito presencialmente em uma das lojas credenciadas. Veja o passo a passo:

  • Após clicar no botão Comprar, dirija-se a sua cesta de compras, e defina a forma de entrega como Retirada na loja;
  • Em seguida, selecione a loja em que você deseja realizar o teste;
  • Escolha entre as opções de pagamento cartão de crédito ou débito em folha e finalize a compra;
  • Após receber a confirmação da compra você poderá se deslocar até a loja escolhida para a realização do teste com um documento de identidade.

Se o resultado do teste for positivo, procure assistência médica imediatamente. Jamais utilize automedicação, pois alguns antitérmicos e anti-inflamatórios podem interferir no processo de coagulação do sangue. E mesmo se o resultado for negativo, não descuide da prevenção - ela é a melhor maneira para evitar os riscos da dengue!

Para mais conteúdos como esse continue acompanhando nosso blog.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu