Pode ser bastante comum confundir antibiótico e anti-inflamatório. Você sabe a diferença entre esses dois tipos de medicamento?
Se a resposta é não, não se preocupe. No post de hoje, vamos falar sobre cada um deles e mostrar que antibiótico e anti-inflamatório não são a mesma coisa e têm funções bem diferentes. Confira!
O antibiótico é o medicamento utilizado para matar bactérias. Ele pode ser usado, portanto, para combater as doenças provocadas por esse tipo de microorganismos, como:
Os antibióticos são divididos por classes. Ou seja, um mesmo antibiótico não serve para tratar todas as enfermidades causadas por bactérias. É preciso usar a classe certa do medicamento para cada doença.
Entre as principais classes estão:
O médico pode pedir alguns exames ao paciente para identificar corretamente qual é a bactéria causadora da doença.
Em relação ao tempo de duração do tratamento, normalmente, o antibiótico deve ser tomado por um período de 3 a 7 dias, mas isso vai depender da enfermidade, do remédio e do quadro do paciente.
Em alguns casos, o tratamento pode ser estendido por mais tempo, como 14 dias ou um mês.
Também é importante dizer que antibióticos só podem ser comprados na farmácia mediante apresentação de receita médica.
Por isso, se você estiver com sintomas, o ideal é procurar um médico. Esse profissional saberá o que fazer e pode prescrever algum antibiótico, se for o caso.
O anti-inflamatório, como o nome sugere, é um tipo de medicamento usado para reduzir inflamações, inchaços e edemas.
Ele pode ser utilizado no tratamento de:
Os anti-inflamatórios também costumam ter efeito analgésico (que reduz a dor) e antitérmico (que ajuda no controle das febres).
Além disso, assim como os antibióticos, os anti-inflamatórios também são classificados em diferentes tipos. Alguns exemplos bastante comuns são:
A duração do tratamento com anti-inflamatórios varia muito de acordo com o problema tratado. Assim, pode ser que uma dor muscular específica passe em um dia com a utilização do medicamento, mas uma dor de garganta precise de mais tempo de medicação.
Então, apesar de os anti-inflamatórios nem sempre precisarem de receita para serem comprados na farmácia, é importante que você consulte um médico sempre que tiver qualquer sintoma.
Como vimos, a grande diferença entre antibiótico e anti-inflamatório é o fato do primeiro ser prescrito no caso de doenças causadas por bactérias e o segundo ter a função de reduzir inflamações no corpo, de origens diversas.
Assim, o antibiótico atua no combate ao agente causador, enquanto o anti-inflamatório é receitado para combater sintomas, como inchaços e dores.
Vale dizer que é possível aliar antibiótico e anti-inflamatório para um tratamento mais eficiente de algumas doenças.
Mesmo que agora você tenha essas informações e conheça um pouco mais sobre as classes de antibióticos e sobre anti-inflamatórios, é fundamental sempre consultar um médico no caso de sintomas e evitar a automedicação.
Para mais posts como este, continue acompanhando o nosso blog.
Muito util
Oi, Gilmar! Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso conteúdo, obrigada pelo carinho!
Continue acompanhando nosso blog, estamos sempre com novidades! 💙
Muito relevante esta informacao
Olá, Emiliano! Que bom que você gostou do nosso conteúdo!
Estamos sempre trazendo novidades em nosso blog. Continue nos acompanhando! 💙