Blog Bem Panvel

Saiba quais são os sintomas de insônia e como tratá-los

Por 
 | 
11/04/2024
7 min. de leitura

Sabia que 72% dos brasileiros sofrem de problemas relacionados ao sono1? Os dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) servem de alerta para que as pessoas tenham atenção aos sintomas da insônia e busquem tratá-los. Afinal, a falta de noites reparadoras traz diversas consequências.

Estima-se que adultos devem dormir de 7 a 9 horas diárias e com qualidade. Para muitas pessoas, noites assim são um raro acontecimento, seja pela dificuldade em pegar no sono ao deitar, seja pelos despertares frequentes. É o seu caso?

Então, continue a leitura para compreender melhor os sintomas e as consequências da insônia, além de conferir dicas práticas para combatê-la!

Quais os perigos da insônia para a saúde?

Se a nossa saúde física e mental fosse representada por um castelo de cartas, a qualidade do sono certamente estaria na primeira fileira, sustentando todos os demais aspectos da nossa vida. A privação do descanso leva a inúmeras consequências no corpo, no estado emocional, na produtividade e até mesmo nas relações interpessoais.

Algumas delas são:

  • Problemas cardiovasculares — a falta de sono aumenta o risco de hipertensão arterial, doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (AVC);
  • Comprometimento do sistema imunológico — o sono desempenha um papel crucial na regulação do sistema imunológico, e sua privação aumenta a suscetibilidade a doenças infecciosas;
  • Agravamento de condições de saúde mental — a insônia está frequentemente associada a condições de saúde mental, como depressão e ansiedade, podendo ser uma consequência ou até mesmo uma causa para essas doenças;
  • Risco de obesidade e diabetes — a privação crônica de sono leva à desregulação dos hormônios que controlam o apetite e o metabolismo, o que pode contribuir para o ganho de peso e a resistência à insulina;
  • Aumento do risco de acidentes — a sonolência diurna e a diminuição da atenção e da coordenação motora devido à falta de sono aumentam o risco de acidentes de trânsito e de trabalho;
  • Diminuição da qualidade de vida — por fim, a insônia interfere na funcionalidade durante o dia, no desempenho no trabalho ou na escola e até mesmo nos relacionamentos pessoais, devido ao aumento da irritabilidade e da sensibilidade emocional.

Principais sintomas de insônia

Os sinais mais óbvios estão na dificuldade de adormecer ou de permanecer dormindo. Também há manifestações indiretas durante o dia que podem indicar a baixa qualidade do sono. Veja só!

Dificuldade em adormecer

Uma pessoa que sofre de insônia pode ter dificuldade para “desligar” a mente na hora de dormir. Mesmo que o corpo esteja bastante cansado, a cabeça continua a mil por hora, com intensos pensamentos sobre eventos futuros e supervalorização de aspectos do ambiente, como ruídos.

Acordar cedo demais ou com frequência durante a noite

Outro sintoma da insônia é o despertar frequente durante a noite. Isto é, mesmo que você pegue no sono rapidamente ao se deitar, tem dificuldade com a manutenção do sono. Ou, ainda, tem despertares muito precoces, acordando no meio da madrugada e sem conseguir voltar a dormir.

Sono não reparador e fadiga diurna

Por fim, mesmo que não perceba conscientemente uma dificuldade em adormecer ou manter o sono, pode ser que você tenha noites não reparadoras. Então, tem muita fadiga diurna, extremo cansaço e limitação no rendimento ao longo do dia. Aqui, a insônia pode estar relacionada a outros distúrbios do sono, como ronco e apneia.

Irritabilidade e mudanças de humor

Um dos sintomas da insônia bastante comuns é a alteração no humor. Irritabilidade, sensibilidade aflorada e impaciência são consequências frequentes de noites mal-dormidas, e podem ser sentidas especialmente durante a execução de demandas diárias.

Dificuldade de concentração e memória

Por fim, especialmente no médio prazo, ou seja, após algumas semanas dormindo mal, é comum que a pessoa comece a ter prejuízos cognitivos, com impactos na concentração, na memória e na atenção. Pode ser mais difícil lembrar de informações, tomar decisões ou manter o foco em tarefas.

Como tratar a insônia?

Antes de falarmos em tratamento, é importante que você saiba que a insônia é multifatorial, como normalmente acontece com doenças crônicas. Muitas vezes, suas causas são um misto de fatores orgânicos (como disfunções hormonais), psicossociais (como estresse e ansiedade) e comportamentais.

Esses fatores não apenas podem acontecer juntos, como podem ser interrelacionados. Por exemplo, uma questão comportamental, como o hábito de usar o celular na cama, pode desencadear uma desordem na produção da melatonina, o conhecido hormônio do sono, em razão dos estímulos recebidos pelo cérebro à noite.

Por isso, para melhorar a qualidade do sono, é importante adotar uma série de medidas combinadas. Veja só algumas delas!

Estabeleça uma rotina de sono

O nosso organismo funciona como um relógio e, quando não temos rotina, muitas funções ficam desequilibradas. Por isso, é fundamental ter um horário mais ou menos certo para se deitar todos os dias, mesmo nos fins de semana, o que ajuda a regular o ciclo circadiano.

Muitas vezes, a ausência de uma “hora do sono” acontece porque o seu cotidiano está desorganizado, ou até mesmo por privação intencional de sono. Esse último caso é comum em pessoas muito atarefadas, que estabelecem o comportamento nocivo de abrir mão de uma rotina do sono para lidar com um excesso de compromissos.

Crie um ambiente de sono confortável

Na hora de dormir, deixe o quarto aconchegante e propício ao sono. Tenha um colchão e travesseiros confortáveis, limite a exposição a ruídos e dê preferência para o ambiente arejado e bem escuro, o que ajuda nas funções cerebrais necessárias para adormecer.

Evite estimulantes à noite e limite a exposição à luz azul

A luz azul emitida por dispositivos eletrônicos como smartphones e computadores pode suprimir a produção de melatonina e deixar o cérebro superestimulado na hora de dormir. Portanto, é recomendável evitar o uso desses dispositivos por cerca de uma hora antes de se deitar.

Pratique higiene do sono

Tudo o que falamos até aqui já compõem a chamada higiene do sono, que é uma série de hábitos saudáveis e propícios ao relaxamento na hora de dormir. Outras dicas são:

  • evitar o consumo de bebidas estimulantes a partir do período da tarde, como café, refrigerantes e chás que contenham cafeína;
  • não tirar cochilos durante o dia;
  • fazer atividade física com regularidade, pois eles têm um amplo impacto na regulação hormonal;
  • evitar usar a cama para atividades como trabalhar e estudar, para que o cérebro consiga associar a cama com sono e relaxamento;
  • praticar atividades tranquilas antes de se deitar, como meditação, leitura ou um banho quente.

Consulte um profissional de saúde

Se mesmo depois de um tempo ajustando seus hábitos, os sintomas da insônia persistirem, é interessante consultar um médico neurologista. Com a avaliação profissional, é possível investigar melhor as causas da insônia e ter estratégias personalizadas para combatê-la.

Alguns suplementos podem melhorar sua rotina de sono, para que durma melhor e tenha mais saúde.

Considere o uso de medicamentos

Quando as abordagens não-farmacológicas são insuficientes, pode ser necessário fazer uso de medicamentos para dormir melhor. Existem possibilidades naturais e que nem mesmo precisam de receita, como suplementos de melatonina, além de outros fármacos sedativos, recomendados para casos mais graves.

Confira alguns medicamentos no tratamento da insônia

Veja só algumas possibilidades de tratamento farmacológico e fitoterápico, mas antes da automedicação, fique atento as contraindicações e sempre consulte um profissional da saúde,

  • Homeopatia Para Insônia Miligrama 30ml — é um medicamento composto por diversas substâncias que auxiliam a reduzir a agitação mental e combater a insônia, tais como Argentum nitricum CH7 e camomila;
  • Ritmoneuran Rtm 40 Cápsulas — em cada cápsula, contém 182mg de extrato de passiflora incarnata, flor da família do maracujá e com conhecidos efeitos na redução da irritabilidade e a agitação nervosa;
  • Seakalm 600mg 20 comprimidos — também com a passiflora incarnata como princípio ativo (600mg/comprimido), este medicamento é indicado para ansiedade leve;
  • Maracugina Pi Noite 20 Comprimidos — esse é outro medicamento fitoterápico à base de passiflora incarnata, mas com efeitos mais fortes por conter 840mg do princípio ativo por comprimido;
  • Sonozzz Melatonina 30 Comprimidos Sublinguais — a regulação da melatonina é uma das chaves para a qualidade do descanso noturno. O Sonozzz é um suplemento desse hormônio que ajuda a regular o ciclo de sono.

Cuide do seu sono!

Como você viu, os sintomas de insônia são um sinal de alerta. A qualidade do sono é um dos pilares da saúde física e mental. Por isso, ela deve ser uma prioridade no seu dia a dia. Com as dicas que trouxemos, você será capaz de implementar a higiene do sono e favorecer uma rotina propícia para dormir bem.

Além disso, há medicamentos naturais que ajudam a regular funções importantes relacionadas ao sono. Lembre-se de que sintomas persistentes devem ser avaliados por um profissional da saúde, que indicará as melhores estratégias de acordo com cada caso. Não permita que a insônia e os distúrbios do sono afetem sua qualidade de vida. Conheça os medicamentos naturais que podem ser bons aliados para promover uma boa noite de sono. Na Panvel, estamos comprometidos em oferecer opções seguras e eficazes para cuidar da sua saúde e bem-estar. Aproveite!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

2 comments on “Saiba quais são os sintomas de insônia e como tratá-los”

  1. Gostei dos esclarecimentos relativos a insônia. Daqui pra frente vou seguir a risca os procedimentos. Obrigado

    1. Olá, Osvaldo, ficamos muito felizes que você gostou do conteúdo. Cuidamos sempre passar os conteúdos com bastante cuidado, zelo e veracidade na informação. Continue nos acompanhando que terão muitos conteúdos informativos e dicas ainda em 2024 aqui no Blog Panvel! Você sempre bem. 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu