Blog Bem Panvel

Dormir bem: o primeiro hábito saudável do dia aumenta a imunidade

Por 
 | 
30/05/2023
4 min. de leitura

Quando falamos sobre saúde e bem-estar, a alimentação equilibrada e a atividade física costumam ser os hábitos mais mencionados para um estilo de vida saudável. Mas antes mesmo de sentar-se à mesa ou colocar a roupa de ginástica é importante ter tido uma boa noite de descanso.

“Acredito que o sono é o pilar mais subestimado do estilo de vida que temos hoje. Cada vez mais as pessoas têm consciência da alimentação e do exercício físico, mas o descanso noturno ainda continua nebuloso. Considero que dormir bem é a base do cuidado com o estilo de vida.”, explica a cardiologista Mariana Porto.

Se pensarmos bem, nos daremos conta de que há um motivo pelo qual dormimos tanto tempo. Afinal, o sono é um processo que ocupa cerca de um terço da nossa vida. O estado de repouso da mente e do corpo é fundamental para a homeostase, ou seja, a capacidade do organismo de manter sua estabilidade. É durante as horas de descanso que ocorrem vitais para o equilíbrio do corpo, como a reparação dos danos dos tecidos, a regulação do metabolismo e a restauração da energia.

Conheça alguns dos benefícios do sono para a saúde:

  • Aumenta a memória imunológica, ou seja, a capacidade do organismo de se defender contra infecções
  • Redistribui recursos energéticos de funções relacionadas à vigília do organismo
  • Diminui a produção de cortisol e adrenalina, atuando para reduzir o estresse
  • Facilita cognição, a atenção e a tomada de decisão, melhorando o raciocínio
  • Processa novas experiências e conhecimentos, transformando-os em informações
  • Regula os hormônios que afetam e controlam o apetite, diminuindo o desejo de ingerir alimentos mais calóricos e gordurosos

Sono ruim, imunidade em baixa

Você sabia que ele é um importante regulador do sistema imunológico?
Se você teve alguma noite em que não descansou o suficiente, deve ter percebido o cansaço e a dificuldade de concentração. Mas os danos ao organismo são ainda maiores, já que dormir pouco aumenta a predisposição do organismo a contrair infecções. O resultado pode ser o aumento de resfriado e outras doenças.

Um estudo publicado em 2015 no Journal of Immunology Research estabeleceu uma relação bidirecional entre o sistema imunológico e endócrino do corpo e o sono: se temos um sono de boa qualidade, descansando a quantidade de horas que o corpo precisa, nosso sistema imunológico se fortalece. Quando não dormimos o suficiente, a resposta imunológica do nosso organismo pode ser alterada.

“Acredito que o sono é o pilar mais subestimado do estilo de vida que temos hoje. Cada vez mais, as pessoas têm consciência da alimentação e do exercício físico, mas o sono ainda continua nebuloso, e o considero a base do cuidado com o estilo de vida, que sustenta os outros pilares”, explica a cardiologista Mariana Porto.

Sono ideal

Quando se fala em quantidade de sono, dormir oito horas diárias costuma ser o ideal buscado por muitos de nós. A Associação Brasileira do Sono (ABS) explica, porém, que essa necessidade varia de pessoa para pessoa e pode ser diferente a cada fase da vida. É verdade que adultos precisam dormir oito horas em média, a cada noite, mas afirma que é importante que cada um respeite suas necessidades.

No livro “Por que nós dormimos”, o neurocientista Matthew Walker defende que uma pessoa adulta precisa de sete a nove horas de sono. Se dormir menos do que o mínimo necessário, há prejuízos especialmente em relação à memória. Muitas vezes, a pessoa sequer se dá conta dos prejuízos da falta de sono para a própria saúde. O ideal é também não passar da conta, já que o sono em excesso também pode ser prejudicial para algumas pessoas.

“Há pessoas que dormem menos de sete horas e afirmam não ter impacto à saúde. Na verdade, o impacto existe, mas elas não estão se dando conta”, explica a médica Mariana.

Brasileiros têm insônia e problemas do sono

Apesar de todos os benefícios de uma boa noite de sono, dormir bem não é uma realidade para muitos brasileiros. Estudos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontam que 72% dos brasileiros sofrem de doenças relacionadas ao sono, entre elas, a insônia.

Por isso a importância de quem enfrenta privações de sono consultar com um médico clínico geral ou neurologista para investigar se a dificuldade de dormir bem está relacionada a alterações na saúde física ou mental.

De acordo com o Ministério da Saúde, a insônia, por exemplo, pode ser um sintoma associado à ansiedade e outros problemas psiquiátricos. Se for uma doença, costuma ocorrer pelo menos três vezes por semana e persistir durante meses.

Além do sono em dia, outras medidas podem ajudar a manter a imunidade do corpo em alta com a chegada do inverno. Leia a matéria de capa da Revista Panvel de junho, que está disponível em todas as filiais e nos nossos canais digitais. Além de conteúdos sobre bem-estar e saúde, a edição tem ofertas e cupons exclusivos.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

2 comments on “Dormir bem: o primeiro hábito saudável do dia aumenta a imunidade”

    1. Oi, Amanda! Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso conteúdo, obrigada pelo carinho!
      Continue acompanhando nosso blog, estamos sempre com novidades! 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu