Blog Bem Panvel

Entenda como funciona a retenção de receita

Por 
 | 
26/02/2021
3 min. de leitura

Alguns medicamentos só são vendidos na farmácia mediante retenção de receita. O objetivo dessa regra é facilitar a fiscalização da venda dos remédios que, em caso de mau uso, podem piorar o quadro clínico do paciente ou criar resistência no organismo, entre outros efeitos indesejados.

O que é retenção de receita?

Retenção de receita é quando, para vender o medicamento, farmácias e drogarias exigem duas vias da receita: uma fica com o paciente e a segunda com o estabelecimento. Assim, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) consegue controlar melhor a venda de medicamentos no Brasil.

A Anvisa estabelece uma classificação, que leva em conta critérios como a segurança do medicamento e o risco de causar dependência. A partir daí, os medicamentos são classificados como:

  • Tarja vermelha: podem causar reações adversas consideráveis e interações medicamentosas. Por isso, só podem ser vendidos sob prescrição médica.
  • Tarja vermelha com retenção de receita: mesmo caso dos anteriores, mas com uma etapa de controle maior, que é a retenção da receita.
  • Tarja preta: atuam no sistema nervoso central com ação sedativa ou estimulante. Por esse motivo, precisam de um controle ainda maior, com retenção de receita e receituário específico.
  • Sem tarja: são medicamentos isentos de prescrição, por não implicarem em um risco grande — o que não significa que podem ser utilizados sem critérios.
  • Tarja amarela: também sinalizada com a letra G, a faixa da cor amarela significa que o medicamento é genérico.

Quais medicamentos precisam de retenção de receita?

No Brasil, existem centenas de medicamentos que só podem ser vendidos mediante retenção de receita.

Entre os que têm tarja preta, os mais comuns são os ansiolíticos, antidepressivos e antipsicóticos.

Já no grupo de medicamentos de tarja vermelha com retenção de receita estão, principalmente, os antibióticos. Afinal, seu uso indevido pode gerar resistência nas bactérias combatidas por eles.

Quem determina essas regras é a Anvisa, através de resoluções. A Resolução RDC Nº 471/2021, por exemplo, traz a lista de substâncias classificadas como antimicrobianos, aquelas que compõem os antibióticos e determinam que o medicamento só pode ser vendido com a retenção de uma via da receita.

O paciente, porém, não precisa se preocupar tanto com isso. Como estamos falando de remédios que só podem ser vendidos sob prescrição, o médico deve fornecer todas as informações necessárias, além das duas vias da receita.

Como comprar um medicamento cuja receita deve ser retida?

O primeiro passo é consultar um médico que, depois de avaliar sintomas, relatos e/ou exames, receitará o medicamento, caso acredite que ele seja uma boa opção de tratamento.

Não procure o médico com a finalidade específica de obter a receita para determinado remédio, e sim com a intenção de receber um diagnóstico profissional e orientação de tratamento.

Ao receber a receita, preste atenção na data de validade. A Anvisa determina que as receitas de antibióticos, por exemplo, valem por 10 dias, a contar da sua data de emissão.

Leve as duas vias da receita à farmácia. Uma fica retida pelo estabelecimento e a outra é devolvida ao paciente, atestada, como comprovante do atendimento.

Com o medicamento em mãos, siga a receita, respeitando a posologia orientada pelo médico.

Na PanVel Farmácias, você pode comprar medicamentos de controle especial online, mas o pedido só poderá ser retirado na loja, já que a compra é sujeita à apresentação, avaliação e retenção da receita original pelo farmacêutico.

Ficou com dúvida ou tem sugestões sobre o assunto? Deixe um comentário abaixo ou entre em contato pelo Alô Panvel.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

33 comments on “Entenda como funciona a retenção de receita”

  1. Se vou ficar com a cópia como faço para comprar o medicamento novamente após o término da primeira caixa?

    1. Oi, Nayara! A Panvel apenas retém a receita de medicamentos psicotrópicos e antimicrobianos, que nesse caso não podem ter o receituário reutilizado. Sempre indicamos os clientes a conversarem com especialistas para mais detalhes dos medicamentos prescritos.

      Um abraço, time Panvel. ?

    1. Oi, Bruno! Após a retenção, os dados dessas receitas são enviados para a ANVISA. Qualquer dúvida, você pode falar com o farmacêutico da loja.

      Um abraço, time Panvel. ?

  2. Tomei um remedio a 10 anos atrás a receita ficou na farmácia e agora preciso saber o nome dele. Tem como?pois a medica que mim passou não tem minha ficha mais e não lembro que farmácia comprei.

    1. Oi, Fernanda! Devido ao grande período de tempo, recomendamos que você consulte novamente um especialista para indicar o melhor medicamento para você.

      Fique de olho nos conteúdos do nosso blog.
      Um abraço, Equipe Panvel ?

  3. Posso comprar o mesmo remédio na mesma farmácia onde apresentei a original ??? Nela constava 2 caixas, pois só podemos comprar 1.

    1. Olá, Raquel. Recomendamos você falar com a farmacêutica responsável em nossa loja para explicar mais detalhes sobre sua receita.

      Um abraço, equipe Panvel ?

  4. Bom dia, a receita original que fica na farmácia ela vai para onde ? E o que eles fazem logo após quando pegam ela? Entregam ela algum órgão específico?

    1. Oi, Lucas! Tudo bem?

      Sim, todas as receitas são enviadas para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), onde são registradas e regularizadas pelo próprio órgão de sáude! 😉

      Continue acompanhando nosso blog, estamos sempre com novidades! 💙

    1. Oi, Alvenir! Que maravilha, ficamos felizes em proporcionar essa qualidade em nossos conteúdos.

      Continue acompanhando nosso blog, estamos sempre com novidades! 💙

    1. Oi, Ingrid! Tudo bem?
      Caso o medicamento necessitar de retenção de receita, nossa equipe de farmacêuticos vai lhe ajudar na hora da compra em nossa loja! 🙂
      Continue acompanhando nosso blog, estamos sempre com novidades! 💙

  5. Tem uma farmacia em Tibagi que vende antibiótico sem receita, como ele fazem pra enganar o sistema? pois antibiótico precisa de receita pra comprar.

    1. Oi, Liri! Tudo bem?
      Nós da Panvel não nos responsabilizamos pelo processo realizado por outros estabelecimentos. Mas se tiver alguma dúvida ou se precisar falar com a gente, é só chamar no 3218.9000 🙂
      Continue acompanhando nosso blog, estamos sempre com novidades! 💙

  6. No caso dos medicamentos de controle especial, se a drogaria reter a segunda via, o que aconteceria!?

    1. Olá, Camila! Tudo bem?
      Medicamentos controlados da Portaria 344/98 deve ser retida a 1° via da receita. Medicamentos antimicrobianos deve ser retida a 2° via, mas a 1° via da receita deve ser apresentada. Já medicamentos da Farmácia Popular é retida a cópia, mas a receita original deve ser apresentada.
      Uma fica retida pelo estabelecimento e a outra é devolvida ao paciente, atestada, como comprovante do atendimento.

      Fique de olho no blog, estamos sempre com novidades! 😊

  7. Olá boa tarde,minha bisa toma remédio contínuo cuja receita precisa ficar retida,porém os retornos no médico é a cada 6 meses,eu posso comprar uma quantidade para uso nesse período? Já que minha receita ficará retida.grato

    1. Olá, Fernando! Tudo bem?
      Na hora da apresentação da receita, junto com nossos farmacêuticos, você será orientado sobre a utilização da receita, e as unidades prescritas pelo médico no documento. Qualquer dúvida, nosso time estará à disposição para lhe ajudar! 🙂

      Continue acompanhando nosso blog, estamos sempre com novidades! 💙

  8. Ola boa tarde
    O medico me receitou 2 bisnaga de pomada quadriderme, ñ quis me vender 2 pq na receita ñ indicava a qusntidade de dias a ser usado.
    Me ofereceu uma, depois disse q ñ podia uma, pq estava escrito na tomar um comprido ao dia, disse q era regra da anvisa. Sera q anvisa é tão burra a ponto de ñ entender w ñ se toma pomada.

    1. Oi, Ivone! Tudo bem? Nós recomendamos que você entre em contato com o profissional que lhe passou a receita para tirar suas dúvidas referente à prescrição.
      Continue acompanhando nosso blog, estamos sempre com novidades! 💙

  9. Comprei o remédio bupropiona e tive que assinar no verso da receita. Foi a primeira vez que isso aconteceu. Nunca tive que assinar para comprar esse medicamento. Porque eu tive que assinar?

    1. Olá, Mariana! O pedido de assinatura no verso da receita é feito para dar ciência ao cliente de que o medicamento não poderá ser trocado ou devolvido, pois a ANVISA não permite por se tratar de medicamento de controle especial. Por não ser uma obrigatoriedade, nem sempre isso é pedido - porém, pode ocorrer por ser um procedimento interno para registro.

      Ficamos à disposição, e continue acompanhando nosso blog para mais novidades! 💙

  10. Antigamente conseguia pegar mais de uma caixa pois meu tratamento é de uso continuo.
    Tomo 2 comprimidos por dia. Então levada 4 a 6 caixas caixas. Agora tem farmácia que não permite isso mais.

    1. Olá, Aline! Referente a tratamento de uso contínuo, recomendamos conferir nossa matéria sobre nosso Programa Uso Contínuo, que traz muitos benefícios e lhe auxilia na compra de medicações. 😉

      Continue acompanhando nosso blog para mais novidades! 💙

  11. As receitas de antibiótico que ficam na farmácia, deve ficar na farmácia por quanto tempo. E a cada quanto tempo devo levar para o órgão responsável?
    (semanalmente, Mensalmente..)

    1. Olá, Catia! as prescrições médicas em geral são arquivadas por 5 anos, sendo transmitidas para a ANVISA através do SNGPC todos os dias.

      Conte conosco e #FiqueBem!

  12. olá,fui em uma farmácia e quando disse meu CPF ele falou que recebe várias receitas em meu nome!! fiquei preocupado!! como faço para solicitar um histórico de compras com receitas controladas em meu nome?

    1. Olá, Eduardo! Quanto a solicitação de histórico de compras com receitas controladas em seu CPF, caso o ocorrido tenha se dado em uma Panvel, solicitamos por gentileza que entre em contato conosco pelo e-mail privacidade@grupopanvel.com.br relatando seu caso, para que possamos averiguar a situação e lhe passar os dados necessários.

      Ficamos no seu aguardo 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu