Blog Bem Panvel

Medicamentos Especiais: entenda o que são e como comprar

Por 
 | 
02/03/2021
2 min. de leitura

Remédio não é tudo igual. O comprimido que você toma de vez em quando para aliviar uma dorzinha de cabeça é importante para a sua qualidade de vida, mas nada tem a ver com medicamentos especiais.

Essa é uma categoria que inclui medicamentos desenvolvidos de forma diferente, para tratar condições específicas, e demandam atenção especial no seu uso.

O que são medicamentos especiais?

Medicamentos especiais são produzidos com alta tecnologia e, geralmente, exigem condições especiais de armazenamento e transporte. Esses remédios costumam ter um preço mais alto e são receitados para tratar doenças e condições complexas.

Um exemplo são medicamentos oncológicos, usados para combater ou impedir a disseminação de células cancerígenas.

Cuidados do paciente com os medicamentos especiais

Alguns medicamentos especiais servem para tratar doenças graves — como os medicamentos que combatem o câncer, citados acima — e podem causar reações adversas fortes. Afinal, admite-se um risco maior, em função de o malefício causado pela doença ser ainda mais severo.

Por isso, o paciente deve ter ainda mais atenção para ouvir e seguir as recomendações do médico. É essencial que os medicamentos especiais sejam tomados dentro do horário estabelecido pelo especialista e nas doses corretas.

O paciente também deve prestar atenção na data de validade (geralmente mais curta que a de um medicamento comum) e indicações de armazenamento e conservação. Alguns, por exemplo, têm componentes sensíveis à temperatura.

Controle especial e retenção de receita

A maioria dos medicamentos especiais só podem ser vendidos por farmácias e drogarias mediante apresentação da receita médica.

Em alguns casos — quando o medicamento pode causar dependência, por exemplo —, é preciso um controle ainda mais rigoroso, com a apresentação de duas vias: uma fica com o paciente e outra com a farmácia.

Isso é o que chamamos de retenção de receita, uma prática que ajuda a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a fiscalizar a venda de medicamentos no Brasil.

Como comprar medicamentos especiais?

Por serem produtos caros e bastante específicos, os medicamentos especiais não são encontrados em qualquer farmácia.

A boa notícia é que você não precisa fazer uma ronda pelas farmácias da região até encontrar o medicamento que está precisando. É possível comprar pela internet.

No site da Panvel Farmácias, você encontra medicamentos especiais nas seguintes categorias:

Na hora da compra, pode ser apresentada a receita eletrônica. Se o medicamento exigir retenção de receita, a compra pode ser feita pelo site, mas a retirada deve acontecer na loja.

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo ou entre em contato conosco pelo Alô Panvel.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

2 comments on “Medicamentos Especiais: entenda o que são e como comprar”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

menu