Blog Bem Panvel

Niacinamida: quais os benefícios e em quais produtos encontrar

Por 
 | 
17/11/2023
7 min. de leitura

Você já ouviu falar na niacinamida? Essa é uma das principais formas da vitamina B3 (que também é encontrada como niacina), muito utilizada na composição de produtos faciais devido aos seus grandes benefícios para a saúde e a estética da pele do rosto.

Ela contribui com a produção de colágeno e elastina no tecido cutâneo, auxilia na redução de manchas e favorece a hidratação. Além disso, por sua ação antioxidante, ela ajuda a prevenir o envelhecimento precoce. Não é à toa que essa vitamina está fazendo tanto sucesso em rotinas de skincare!

Quer entender melhor esses benefícios e conhecer os principais produtos para a pele ricos em niacinamida? Então, continue a leitura!

O que é a niacinamida?

Como dito, a niacinamida é uma das formas mais comuns da vitamina B3, um nutriente com impactos muito significativos na saúde de forma geral. Nos últimos anos, ganharam destaque os benefícios dessa vitamina para a pele, por meio da veiculação de estudos diversos e testes com dermocosméticos.

Ela é uma vitamina multifuncional, que atua na saúde e na beleza da pele por diversas frentes. Por exemplo, ela tem um papel relevante na construção de queratina e de filagrina, duas proteínas estruturais que ajudam a proporcionar uma aparência forte e brilhante à pele.

Ela também contribui com os cuidados da pele com acne devido à sua atividade no controle da produção de sebo. Ainda, ela tem poderosa ação antioxidante, ajudando a combater sinais de envelhecimento precoce - daí a sua fama de “rejuvenescedora” à toa.

Outros benefícios gerais da niacinamida para pele são:

  • fortificação da barreira cutânea, reduzindo a perda de água e mantendo-a hidratada;
  • regulação da produção de sebo, o que é benéfico para peles oleosas ou propensas à acne;
  • redução de poros visíveis e suavização de linhas finas, melhorando a textura da pele;
  • uniformização do tom, contribuindo com a redução da aparência de manchas escuras e vermelhidão.

Em quais produtos a niacinamida é encontrada e quais suas funções?

Nos últimos tempos, a niacinamida se tornou mais conhecida pelos seus benefícios para a pele e passou a ganhar destaque nos rótulos de diversos cosméticos, mas a verdade é que ela já compõe itens de cuidado facial há um bom tempo.

Veja abaixo a variedade de produtos que se beneficiam dessa poderosa vitamina!

Séruns faciais

Os séruns faciais são formulações leves e concentradas, projetadas para entregar ingredientes ativos de maneira mais eficiente. Com moléculas menores e uma apresentação mais líquida do que a do creme ou gel, o sérum penetra profundamente na pele.

Assim, os benefícios da niacinamida como a minimização de poros e melhoria da textura e do tom da pele são ainda mais evidentes. Algumas opções são:

Sérum Facial Principia 10% Niacinamida, que tem concentração elevada de niacinamida para resultados mais eficazes;

Sérum Facial Principia 10% Niacinamida.

Sérum Adcos Concentrado Niacinamida, com fórmula concentrada para reduzir poros e proporcionar benefícios anti-idade;

Sérum Adcos Concentrado Niacinamida.

Sérum Niacinamida Ricca Acne Defense, focado em efeitos pré e pós-bióticos e auxílio ao controle da acne;

Sérum Niacinamida Ricca Acne Defense.

Sérum com Niacinamida Clarivis, ultraconcentrado e direcionado ao clareamento de manchas, inclusive de melasma, axilas e virilhas.

Sérum com Niacinamida Clarivis.

Cremes hidratantes

Cremes hidratantes são essenciais para manter a hidratação e equilíbrio da pele, evitando ressecamento ou oleosidade excessiva. Eles devem fazer parte da rotina de skincare de pessoas com todos os tipos de pele.

Lembrando que a niacinamida oferece hidratação enquanto controla a produção de sebo. Então, essa vitamina na composição beneficia peles oleosas, reduzindo a vermelhidão e melhorando a textura da pele. Confira algumas opções:

Máscara Facial Tb Mask Blueberry E Niacinamida, para uma hidratação intensiva com a dose certa de argila e atividade clareadora;

Máscara Facial Tb Mask Blueberry E Niacinamida.

Hidratante Fps30 Matte Panvel Faces, indicado para peles mistas a oleosas, com proteção solar e fácil absorção;

Hidratante Fps30 Matte Panvel Faces.

Hidratante Creme Facial Vult Antissinais, com niacinamida e vitamina E, outro poderoso antioxidante;

Hidratante Creme Facial Vult Antissinais.

Hidratante Facial Ácido Glicólico Dermavit, ultraconcentrado e com ação combinada de niacinamida para renovação da pele.

Hidratante Facial Ácido Glicólico Dermavit.

Tônicos e loções

Tônicos e loções preparam a pele para a absorção de outros produtos, equilibrando o pH e removendo impurezas. Por sua ação antioxidante, a niacinamida favorece essa preparação e é muito bem-vinda todos os dias, contribuindo com a proteção aos radicais livres. Navegue por tônicos que merecem estar na sua rotina de cuidados:

Tônico Facial Panvel Vert Chá Verde E Niacinamida, que refresca e acalma todos os tipos de pele;

Tônico Facial Panvel Vert Chá Verde E Niacinamida.

Tônico Niacinamida + Ácido Salicílico Panvel Dermativ, que oferece uma combinação eficaz para peles propensas à acne pois ajuda a controlar a oleosidade;

Tônico Niacinamida + Ácido Salicílico Panvel Dermativ.

Loção Hidratante Cetaphil, indicada para pele sensível, normal a seca, com fórmula enriquecida com niacinamida, pantenol e glicerina.

Loção Hidratante Cetaphil.

Protetores solares

Os raios UV são grandes responsáveis pela ação dos radicais livres, que levam ao envelhecimento precoce, além de elevarem o risco de desenvolvimento de câncer de pele. Por esses motivos, sabemos da importância de utilizar proteção solar todos os dias.

Além de cumprirem essa tarefa, os produtos com niacinamida também oferecem os benefícios que você já sabe, como a uniformização do tom da pele e a redução de danos. Veja alguns:

Protetor Solar Clareador Biosole Oxy Fps50 Vitamina C e Niacinamida, desenvolvido especialmente para tratar e proteger peles com melasma;

Protetor Solar Clareador Biosole Oxy Fps50 Vitamina C e Niacinamida.

Protetor Solar Facial Adcos Aqua Fluid Com Niacinamida, com fórmula ultrafluida para rápida absorção, indicado para todos os tipos de pele, inclusive mistas a oleosas;

Protetor Solar Facial Adcos Aqua Fluid Com Niacinamida.

Hidratante e Protetor La Roche Posay Aox Fps60, que também conta com vitamina E para potencializar os efeitos antioxidantes;

Hidratante e Protetor La Roche Posay Aox Fps60.

Gel de limpeza

Outro elemento fundamental em qualquer rotina de cuidados com a pele é a remoção de impurezas com produtos adequados. O gel, por ter uma textura mais suave, limpa sem comprometer a hidratação natural da pele, além de equilibrar a produção de oleosidade.  Você pode gostar destas opções:

Gel De Limpeza Panvel Faces Pele Mista A Oleosa, para uma limpeza suave e profunda, auxiliando na redução da oleosidade sem agredir a pele;

Gel De Limpeza Panvel Faces Pele Mista A Oleosa.

Gel De Limpeza Cerave Pele Normal A Oleosa, que também traz ceramidas e ácido hialurônico, potencializando a hidratação natural;

Gel De Limpeza Cerave Pele Normal A Oleosa.

Gel Facial Esfoliante Vult, com fórmula enriquecida com niacinamida e extrato de alcaçuz para uma verdadeira renovação da pele e controle de oleosidade;

Gel Facial Esfoliante Vult.

Cuide da sua pele de dentro para fora!

Como você viu, a niacinamida é um ingrediente multifuncional e versátil, promovendo muitos benefícios para a saúde e a beleza da sua pele. É por isso que ela marca presença na composição de tantos produtos de skincare, como as opções de sérum, hidratante, tônico, protetor solar e gel de limpeza que trouxemos aqui.

Que tal experimentar esses produtos e fazer um registro do uso da niacinamida: antes e depois? Certamente, você notará efeitos como a melhora da textura, a uniformização de tom e a suavização de linhas finas após algum tempo de uso consistente.

Para complementar sua rotina de skincare, continue navegando pela seção de cuidados faciais!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu