Blog Bem Panvel

Como cuidar da pele acneica com a virada de estação

Por 
 | 
28/03/2024
6 min. de leitura

As mudanças de estação e as alterações climáticas podem afetar a saúde da pele de diferentes maneiras, provocando problemas como o aumento da oleosidade e o aparecimento de acne. 

Saiba como manter uma rotina de cuidados com a pele com a chegada do outono e confira os melhores produtos para cuidar da pele acneica.

Quais as principais causas de acne na pele?

A acne é uma condição de pele comum que ocorre quando os folículos pilosos ficam obstruídos com óleo e células mortas da pele. Ela pode ser causada por diferentes fatores, como a produção excessiva de óleo pelas glândulas sebáceas, o que faz com que os poros sejam obstruídos, levando ao aparecimento de acne.

As células mortas da pele também podem se acumular nos poros e causa o aparecimento de acne, assim como a bactéria Propionibacterium acnes, que vive na pele e pode se proliferar em poros obstruídos. Alterações hormonais, estresse e fatores genéticos também podem aumentar a produção de sebo e contribuir para o surgimento da acne.

Manter uma boa alimentação e sempre retirar bem maquiagens e produtos para a pele também são hábitos importantes para evitar o surgimento de novas erupções. É importante consultar um médico dermatologista para identificar a causa e o tipo de acne e seguir o tratamento indicado.

Lavar o rosto com água quente faz mal para uma pele acneica?

Lavar o rosto com água quente é um hábito que pode aumentar a irritação da pele acneica e remover os óleos naturais da pele, causando uma resposta de produção de mais óleo pelas glândulas sebáceas. Além disso, a água quente ajuda a dilatar os poros, o que pode aumentar as chances de obstrução e causar o surgimento de novas erupções.

O recomendado é lavar o rosto com água morna ou fria, em vez de água quente, sempre usando produtos de limpeza suaves e não comedogênicos, específicos para a pele acneica. É importante seguir uma rotina de cuidados com os produtos certos para manter a pele saudável e equilibrada.

Como manter uma rotina de cuidados com a chegada do outono?

Com a chegada do outono, a mudança de clima pode afetar a pele de várias maneiras. Por isso, é importante ajustar sua rotina de cuidados com a pele para garantir que ela permaneça saudável e hidratada, longe de problemas como a acne.

Manter a hidratação adequada da pele

Mesmo a pele oleosa e acneica deve ser hidratada adequadamente. Isso porque a desidratação faz com que a pele produza ainda mais óleo, o que pode intensificar o quadro. Use um produto leve, não comedogênico e livre de óleo, formulado especificamente para a pele acneica, para manter o equilíbrio e a hidratação.

Utilizar proteção solar

A exposição aos raios UV pode aumentar a inflamação e intensificar a produção de óleo pelas glândulas sebáceas, o que é prejudicial para a pele acneica. Por isso, mesmo nos dias mais frios ou nublados, não se esqueça do protetor solar. O melhor é escolher um produto não comedogênico e livre de óleos para proteger a pele sem obstruir os poros.

Fazer a limpeza regular da pele

Também é importante fazer a limpeza da pele, lavando o rosto duas vezes por dia para remover as impurezas e o excesso de óleo. Evite produtos muito abrasivos, que podem irritar a pele e piorar a acne. Opte por um limpador suave e não comedogênico, formulado para pele oleosa ou propensa à acne.

Ajustar a dieta e o estilo de vida

Para algumas pessoas, consumir laticínios, frituras e alimentos processados ou ricos em açúcar pode piorar a acne. Por isso, é legal seguir uma dieta equilibrada, rica em frutas, vegetais, proteínas magras e grãos integrais. Evitar o consumo de álcool e cigarro também é importante para manter a saúde da pele. Outra dica é investir em técnicas para gerenciar o estresse, como exercícios físicos ou meditação.

Confira os melhores produtos para cuidar da pele acneica

Diversos produtos de cuidados com a pele, como limpadores, hidratantes, tônicos e filtros solares são formulados especificamente para peles oleosas e acneicas. Eles costumam incluir ativos como o peróxido de benzoíla e o ácido salicílico, além de ingredientes que hidratam e acalmam a pele. Olha só alguns produtos incríveis para incluir na rotina de cuidados com a pele acneica:

Protetor Solar Peles Com Acne E Poros Normalize Pore

Protetor Solar Peles Com Acne E Poros Normalize Pore Control Fps 50 é um protetor solar que reduz e disfarça os poros e diminui a produção de oleosidade, com resultados clinicamente comprovados. Resistente ao sebo, ele garante 12 horas de proteção solar, deixando a pele bem sequinha e sem brilho.

Kit S.o.s Acne Better Me

O Kit S.O.S Acne da Better Me é uma seleção completa de produtos que auxiliam no tratamento da pele acneica. Ele vem com Sérum Acne Control Oil, que ajuda na remoção de células mortas e tem função anti-inflamatória, Sérum Redutor de Poros, que reduz a oleosidade e hidrata a pele, e Xô Acne Pink Powder, solução calmante e anti-inflamatória que acelera o processo de cicatrização da acne.

Gel De Limpeza Cerave Acne Control 140g

Desenvolvido por dermatologistas, o Gel De Limpeza Cerave Acne Control 140g garante um cuidado leve e eficaz para a pele acneica. Ele remove bem as impurezas, desobstrui e minimiza o aparecimento dos poros e controla a oleosidade, prevenindo o surgimento da acne. Tudo isso sem ressecar e ainda ajudando a fortalecer a barreira protetora da pele.

Adesivos Secativos Para Espinhas Com Ácido Salicílico Acne Patches

Com hidrocolóide e ácido salicílico, os Adesivos Secativos Para Espinhas Com Ácido Salicílico Acne Patches 22 Unidades Océane são perfeitos para tratar a acne de maneira pontual. Eles protegem a área afetada, prevenindo infecções, e ajudam na cicatrização e na redução da inflamação. São dois tamanhos de adesivos, que podem ser usados direto na pele e com a maquiagem por cima.

Tônico Facial Nivea Acne Control 200ml

Ótimo para usar depois da limpeza, o Tônico Facial Nivea Acne Control 200ml ajuda a remover as células mortas, reduzir a vermelhidão da pele e controlar a oleosidade, sem obstruir os poros. Também hidrata e acalma, deixando a pele muito mais saudável e equilibrada, com resultados visíveis em apenas 7 dias.

Cuidado durante todo o ano

Para manter a pele equilibrada e evitar o surgimento da acne, é importante manter uma rotina de cuidados durante todo o ano, fazendo ajustes conforme necessário. Além de usar os produtos certos, lembre-se de evitar tocar o rosto em excesso e nunca espremer ou cutucar as espinhas, o que pode levar a inflamações e infecções.

Se a acne persistir ou piorar, consulte um médico dermatologista, que pode prescrever tratamentos tópicos ou orais mais fortes, como retinóides ou antibióticos, caso seja necessário.

Gostou de saber como cuidar da pele com acne? Confira os melhores produtos de cuidados faciais pra manter sua pele bonita e saudável!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu