Blog Bem Panvel

Conheça os passos e os produtos indicados para maquiar a pele com acne

Por 
 | 
06/04/2023
2 min. de leitura

A acne é um dos problemas de pele mais comuns na adolescência e até na vida adulta. Durante o tratamento, a maquiagem para a acne pode ser uma aliada importante para disfarçar os grãozinhos indesejados. Manchinhas acastanhadas podem persistir na pele mesmo após a melhora do quadro, outro momento no qual a make pode ser bem-vinda para ajudar a uniformizar a tonalidade da pele.

“Mas é preciso ter cuidado, pois o uso de produtos inadequados para pele oleosa pode prejudicar o tratamento da acne”, explica a dermatologista Juliana Nogueira.

Por isso, o ideal é alinhar o tipo de cosmético adequado para o seu tipo de pele com a higienização adequada do rosto assim que chegar em casa. Produtos de textura leve, não oleosos e que deixam a pele “respirar” são os mais recomendados para a pele com acne.

Veja o passo a passo da maquiagem para acne recomendado pela dermatologista:

Preparação da pele

Antes de aplicar a maquiagem para acne, utilize um sérum ou gel creme hidratantes com efeito secativo. Estes produtos servem para preparar a pele para make, pois auxiliam a não prejudicar o tratamento da acne ao mesmo tempo em que ajudam o cosmético a permanecer por mais tempo no rosto, sem aquele brilho indesejado.

Aplicação da maquiagem

Nesta etapa, é escolher produtos oil free (sem óleo em sua composição) e não comedogênicos (que não obstruem os poros). Estas informações devem estar contidas nos rótulos dos produtos. Essa dica vale sobretudo para a base, que recobre toda a superfície do rosto.

Depois da base, é possível aplicar cosméticos com acabamento mate. Eles contribuem para regular o excesso de produção de sebo, ajudando a controlar o aspecto brilhoso característico da pele com acne

Toda a maquiagem deve ser aplicada de forma suave, sem esfregar a pele, o que poderia afetar o aspecto dos cravinhos da acne. E lembre-se de higienizar pincéis e esponjas usados para espalhar os produtos. O ideal é lavar esses acessórios diariamente.

Limpeza pós-make

Depois do uso da make, o ideal é lavar o rosto com sabonete ou gel de limpeza indicado para a sua pele.

A higiene da pele com acne deve ser complementada com o uso de água micelar e algodão para assegurar a remoção de todos os resíduos dos cosméticos. Esse cuidado vale para todo tipo de pele.

Lembre-se, dormir de make acelera o estresse oxidativo da pele e o seu envelhecimento. Por isso, inclua a rotina de skincare no seu dia a dia para dormir sempre com o rosto limpinho!

Quer saber mais sobre o tratamento da acne? Na Revista Panvel de abril você encontra as sugestões para cada quadro desta doença da pele. Retire o seu exemplar gratuitamente em qualquer uma das nossas filiais ou faça a leitura nos nossos canais digitais. Além das dicas de beleza, saúde e bem-estar, a edição tem cupons exclusivos para você aproveitar nas nossas lojas!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu