Blog Bem Panvel

Conheça os tipos de acne e os tratamentos indicados

Por 
 | 
22/02/2024
3 min. de leitura

A eliminação da acne é um passo importante para a saúde e beleza da pele. Ela aparece quando as glândulas sebáceas, secretoras de óleo, inflamam-se ou se infectam, provocando espinhas, cravos, caroços e até cicatrizes no rosto, peito e costas.

Apesar de ser geralmente associada à adolescência e desaparecer espontaneamente na faixa dos 20 anos, algumas pessoas podem apresentar os sintomas da acne mesmo na vida adulta. A alimentação com alto índice de açúcar e derivados do leite, o uso de dermocosméticos e maquiagem inadequada, além de medicamentos e fatores hormonais costumam estar relacionados ao aparecimento da acne.

De acordo com o Ministério da Saúde, a probabilidade de desenvolvimento da acne é maior em pessoas cujo pai ou mãe tiveram a doença. Mas a acne pode afetar mesmo quem não tem casos de acne na família.

Sintomas da acne

Conheça as formas de manifestação da acne:

  • Cravos brancos: glândulas sebáceas obstruídas, com orifício fechado.

  • Cravos pretos: glândulas sebáceas obstruídas, com orifício aberto.

  • Pústulas (espinhas): glândulas sebáceas vermelhas, inflamadas, infectadas, algumas vezes cheias de pus. Algumas espinhas podem ser dolorosas e, em casos graves, desenvolver elevações cheias de líquido (cistos) sob a pele.

Tipos de acne

Conheça os tipos de acne, de acordo com o Ministério da Saúde:

Acne grau 1: apenas cravos, sem lesões inflamatórias (espinhas).

Acne grau 2: cravos e espinhas pequenas, com pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus (pústulas).

Acne grau 3: cravos, espinhas pequenas e lesões maiores, mais profundas, dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas (cistos).

Acne grau 4: cravos, espinhas pequenas e grandes lesões císticas, múltiplos abscessos interconectados e cicatrizes irregulares resultando em deformidade da área afetada (acne conglobata).

Tratamento da acne

É importante que o tratamento da acne seja indicado por um médico dermatologista. A partir da avaliação do quadro do paciente, o especialista vai elaborar uma rotina para manter a sujeira e o óleo fora dos poros, reduzindo a inflamação. O tratamento para os casos de acne leves a moderados costumam incluir:

  • Lavagem da área de uma a duas vezes por dia, com sabonete específico.
  • Aplicação de cremes ou loções com substâncias como ácido retinoico, que atua para desobstruir os poros.
  • Se necessário, o dermatologista também indicará o uso de antibiótico.
  • Para mulheres, a administração de anticoncepcionais pode ser recomendada.

Para os casos de acne mais graves, quando as alternativas anteriores não funcionaram ou quando há presença de pus e inflamação, o dermatologista pode receitar medicação que diminui o tamanho das glândulas sebáceas e a quantidade de sebo produzido. Alguns casos também requerem o tratamento com peeling, lasers e luz de LED no consultório do dermatologista.

Além do tratamento da acne prescrito pelo especialista, algumas medidas, no dia a dia, podem ajudar a solucionar o quadro:

  • Lavar as mãos com frequência e evitar tocar o rosto sem necessidade.
  • Não esfregar a pele e não espremer as espinhas para evitar o aparecimento de cicatrizes.
  • Não descansar o rosto nas mãos enquanto lê, estuda, assiste TV ou manuseia o computador.
  • Manter os cabelos longe do rosto, nos casos em que a acne é facial.
  • Evitar o sol.
  • Observar se a ingestão de alguns tipos de alimentos piora o quadro de acne e, nesse caso, evitá-los.

Além disso, a maquiagem pode ser uma aliada durante o tratamento da acne  para disfarçar os grãozinhos indesejados. Manchinhas acastanhadas podem persistir na pele mesmo após a melhora do quadro, outro momento no qual a make pode ser bem-vinda para ajudar a uniformizar a tonalidade da pele. o ideal é alinhar o tipo de cosmético adequado para o seu tipo de pele com a higienização adequada do rosto assim que chegar em casa. Produtos de textura leve, não oleosos e que deixam a pele “respirar” são os mais recomendados para a pele com acne.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu