Blog Bem Panvel

Saúde da criança: dicas de como cuidar da melhor forma

Por 
 | 
20/10/2023
5 min. de leitura

Sem dúvidas, a saúde da criança é um dos principais focos de toda família. Garantir o bem-estar dos pequenos oferece diversos benefícios para eles, principalmente no seu desenvolvimento saudável.

Porém, qual a melhor maneira de cuidar das crianças? Existem alguns pontos importantes que precisam ser considerados, como alimentação, saúde física e mental, doenças e outras questões indispensáveis.

Neste conteúdo, você encontra as melhores dicas para garantir o bem-estar das crianças de forma correta. Aproveite a leitura!

Você pode ler também: Férias de inverno e o cuidado com a saúde das crianças

O que é saúde da criança?

O conceito de saúde da criança é um assunto bastante abrangente, pois envolve vários fatores importantes para o seu desenvolvimento, tanto físico e mental quanto emocional. De forma resumida, é considerado um estado de bem-estar completo, possibilitando o reconhecimento dos pequenos de maneira adequado, com auxílio de:

  • boa alimentação;
  • imunização das crianças;
  • prática de atividades físicas;
  • prevenção de doenças;
  • acesso aos cuidados médicos.

A seguir, é possível conferir detalhadamente todos os aspectos que envolvem a garantia da saúde da criança e muito mais.

Saúde física

Como mencionado, para promover a saúde física da criança, existem alguns pontos-chave que precisam ser considerados. Ao dar atenção necessária a cada um deles, é possível contribuir com o desenvolvimento saudável. Confira abaixo!

  • Vacinação e prevenção: a imunização das crianças é fundamental, principalmente para prevenir uma série de doenças que podem prejudicar sua saúde. Por isso, é importante manter o calendário de vacinação sempre em dia;
  • Acompanhamento médico: as consultas periódicas ao médico devem ser feitas, assim, você consegue acompanhar o desenvolvimento da criança;
  • Cuidados dentários: a saúde bucal também é uma característica importante na garantia do crescimento saudável das crianças. O recomendando é seguir e ensinar hábitos saudáveis e também visitar regularmente os profissionais dentistas.
  • Desenvolvimento físico: o estímulo do desenvolvimento motor e físico é fundamental para manter a coordenação dos pequenos. O recomendado é incentivar atividade físicas adequadas às crianças;
  • Nutrição: a dieta balanceada, rica em frutas, vegetais e proteínas são essenciais para a saúde física. O recomendando é evitar alimentos processados e com muito açúcar.
  • Higiene do sono: o sono é fundamental para garantir que a criança se desenvolva saudavelmente, tanto fisicamente quanto mentalmente. Por isso, estabeleça uma rotina de sono, com as horas adequadas.

Saúde mental

Assim como a saúde física das crianças, a mental também envolve diversos aspectos para a garantia saudável. Por exemplo, um ambiente seguro faz toda diferença, pois contribui com a confiança dos pequenos. Além disso, a educação emocional e apoio social e familiar também auxilia na saúde mental, assim, estimulando o desenvolvimento cognitivo e social. Isso porque, ao criar um ambiente onde a criança se sinta protegida, é possível construir relações positivas e educativas.

Dicas de como cuidar da melhor forma da saúde da criança

Cuidar da saúde dos pequenos pode ser um desafio, contudo, existem diversas dicas valiosas para garantir a saúde da criança da melhor forma. Cada um desses pontos precisa ser levado em consideração, assim, você contribui para o desenvolvimento saudável dos pequenos.

Faça acompanhamento médico

É fundamental levar os pequenos para consultas médicas, pois é possível acompanhar de perto qualquer alteração na sua saúde. Isso porque as consultas permitem detecção precoce de doenças e outras condições.

Por isso, o exame check-up infantil é uma das principais dicas para garantir o bem-estar duradoura das crianças.

Forneça uma alimentação balanceada

Para promover um crescimento e desenvolvimento saudável dos pequenos, uma alimentação balanceada faz toda diferença. Insira no cardápio frutas, vegetais, proteínas magras e até mesmo grãos integrais, fortalecendo a energia das crianças durante seu dia.

Hidrate a criança adequadamente

O consumo regular de água é importante tanto para os adultos quanto às crianças. Isso porque a água possui um papel fundamental nas funções corporais, principalmente no transporte de nutrientes.

No entanto, é necessário dar atenção à quantidade de água que deve ser consumida pelos pequenos. Esse valor é bastante diferente dos adultos, assim, é possível permitir o bom funcionamento do corpo.

Incentive a atividade física

Como mencionado, envolver os pequenos em atividades físicas também traz ótimos benefícios à saúde das crianças. Com isso, você promove o bem-estar delas, como fortalecer os músculos e estimular o desenvolvimento saudável, além de proporcionar maior diversão. Procure atividades físicas que sejam adequadas a idade de cada um.

Você pode ler também: proteger os bebês e as crianças da exposição ao sol

Estabeleça uma rotina de sono

Manter uma rotina de sono adequada influencia a saúde dos pequenos. A recomendação é manter horários regulares para dormir e acordar, garantindo qualidade do sono para as crianças.

Lembre-se que uma boa noite de sono auxilia na recuperação das energias, isso porque as células se renovam e o cérebro processa da melhor forma as informações do dia.

Mantenha o calendário de vacinação em dia

As vacinas devem estar na primeira posição da lista de cuidados das crianças. Isso porque a imunização auxilia na prevenção de doenças e até mesmo surtos na comunidade. Por isso, mantenha o calendário de vacinação sempre atualizado.

Assegure a segurança em casa

Mantenha sua casa sempre segura, removendo objetivos perigosos que podem afetar a saúde da criança. Instale dispositivos de segurança, como grades, tampas de tomadas elétricas e oriente da melhor forma os pequenos.

Priorize a saúde mental

Crie um ambiente aberto para expressar os sentimentos da criança, desenvolva diálogo e ofereça apoio emocional, permitindo que a criança se sinta segura e à vontade sobre suas preocupações.

Construa uma rede de apoio

Uma rede de apoio é essencial. Envolva as famílias, amigos e até profissionais de saúde para auxiliar nesta fase dos pequenos. Dessa forma, é possível proporcionar maior tranquilidade em variadas situações.

Seja um modelo

As crianças imitam os comportamentos dos adultos. Por isso, os pais precisam ser modelos para seus filhos, demonstrando comportamentos saudáveis e positivos para os pequenos seguirem.

Garanta um futuro saudável para as crianças na Panvel

A saúde da criança é assunto que precisa de bastante atenção, principalmente quando falamos dos cuidados necessários. Para garantir o seu bem-estar, mantenha o cartão de vacina atualizado, crie um ambiente seguro e lembre-se de promover hábitos saudáveis.

Assim, você prioriza o bem-estar delas, permitindo que as crianças cresçam confiantes e saudáveis. A Panvel oferece tudo o que você precisa para promover a saúde de todas as famílias. Aproveite as soluções de Bem-estar da Panvel!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu