Blog Bem Panvel

Higiene do sono para crianças: conheça as dicas para o seu filho dormir bem

Por 
 | 
18/09/2023
3 min. de leitura

Sono em dia é sinônimo de criança saudável. Ainda que nessa fase da vida não existam compromissos e responsabilidades, o dia a dia dos bebês e das crianças também é cansativo. Afinal, o corpo está constantemente se desenvolvendo e criando conexões cerebrais. Os bebês, por exemplo, precisam assimilar inúmeros sons, texturas, cheiros e gostos. É por isso que a higiene do sono infantil é fundamental para o desenvolvimento. Fica tudo bem quando as crianças estão com o soninho em dia!

Enquanto eles fecham os olhinhos e descansam, substâncias relacionadas ao crescimento são liberadas, vivências recentes são transformadas em aprendizados pelo cérebro e o organismo consegue manter o equilíbrio para funcionar bem durante todo o dia.

Sono: pilar do desenvolvimento

Ainda que dormir bem seja um dos pilares da saúde ao longo de toda a vida, é na infância e adolescência que o sono de qualidade é ainda mais basilar. Nesta fase, o descanso tem papel importante no desenvolvimento intelectual, processando novas informações e conhecimentos e favorecendo que o cérebro e demais órgãos aumentem seu tamanho e número de células.

“O sono da criança é fundamental para seu aprendizado e saúde. Mas é muito comum ouvir relatos sobre o sono desregulado dos pequenos. É por isso que, sempre que possível, a família deve adotar uma rotina para atender as necessidades de sono das crianças”, explica a pediatra Andrieli Flores.

A especialista afirma que bebês e crianças são naturalmente mais conectados ao ritmo circadiano, o relógio biológico. Por isso, as crianças devem dormir cedo e acordar cedo. Essa é a rotina mais natural para fazer o corpo da criança funcionar bem.

Sono ideal para bebês e crianças

O primeiro ano de vida é o período em que os bebês vão dormir mais - até 20 horas por dia, entre o sono da noite e os cochilos durante o dia. O tempo do sono infantil vai diminuindo conforme a criança vai crescendo. Conheça alguns valores de referência, mas lembre-se de que cada criança é única e tem um período ideal de sono para o seu desenvolvimento. Por isso, procure abordar o assunto na próxima consulta com o pediatra.

  • Bebês de até um ano: de 17 a 20 horas de sono
  • Bebês entre um ano e três anos: de 11 a 14 horas
  • Crianças de 3 a 5 anos: de 10 a 13 horas
  • Crianças de 6 a 12 anos: de 9 a 12 horas

Rotina de sono para crianças

A rotina da criança precisa atender todas as suas necessidades: passeios, tempo de qualidade com a família, contato com outras pessoas quando indicado, e atividades que supram as necessidades gerais.

Para incluir o sono infantil nesta rotina, a pediatra recomenda que pais e mães observem com cuidado o seu filho, pois cada criança funciona de uma forma diferente. Quando são bebês, algumas vão precisar de um intervalo de uma hora entre as sonecas, outras já vão conseguir aguentar uma hora e meia.

“Ao observar como o seu filho fica ao despertar desta soneca, você vai conseguir traçar o tempo adequado de sono. Se ele acordar irritado, chorando e resmungando, significa que ele possivelmente dormiu pouco. Já se ele acordar da soneca feliz, e sorrindo, teve um descanso reparador”, exemplifica a médica.

Dicas para higiene do sono infantil

Confira as dicas da pediatra para que seu filho tenha um sono adequado e reparador:

  • Estabeleça hábitos noturnos: à medida em que anoitece desligue a TV e diminua a iluminação até deixar o ambiente mais escuro. Não permita à criança utilizar aparelhos eletrônicos.
  • Dê um banho relaxante: essa é uma das formas de a criança entender que está se preparando para ir dormir.
  • Crie momentos de conexão com a criança: os pais podem ter um momento pele a pele, como massagem e carinhos, que permitem à criança relaxar e facilitam a chegada do sono, ou um momento de contar histórias, já na cama, prenunciando o momento de dormir.
  • Coloque a criança na cama sempre no mesmo horário: a partir dos três meses de vida, é importante que as atividades cotidianas sejam realizadas sempre nos mesmos horários - incluindo a hora de dormir. O ideal é que bebês e crianças vão para a cama às 20h todos os dias, incluindo os finais de semana.

Na sua casa, como as crianças estão dormindo? Compartilhe nos comentários dicas para fazer com que os pequenos dormirem bem.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

2 comments on “Higiene do sono para crianças: conheça as dicas para o seu filho dormir bem”

    1. Olá, Adriana! Que bom que você gostou do nosso conteúdo, que conta com a participação e os direcionamentos da Dra. Andrieli! 🤗
      Estamos sempre trazendo novidades em nosso blog. Continue nos acompanhando! 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu