Blog Bem Panvel

Como fazer o armazenamento de medicamentos

Por 
 | 
23/06/2022
4 min. de leitura

Fazer o armazenamento de medicamentos de forma correta, seja em casa, em farmácias ou até mesmo nos laboratórios, é fundamental para a segurança de todos e a qualidade dos produtos. Além de que desse modo, o desperdício de matéria prima é controlado.

Medicamentos precisam de atenção especial desde o começo de sua fabricação, visto que eles são responsáveis por ajudar na saúde da população e controlar diversas doenças. É importante saber que existe uma legislação específica destinada a medicamentos orientada pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O Ministério da Saúde conta com um manual de Boas Práticas para Estocagem de Medicamento, assim, as condições de estoque como por exemplo a temperatura, armazenamento em ambientes controlados e transporte, devem ser de acordo com o manual,  garantindo a qualidade dos medicamentos dentro de seus padrões ideais.

Para saber mais sobre a forma correta de armazenar remédios, nós do blog Panvel elaboramos esse conteúdo, além de falar sobre alguns medicamentos que vale a pena ter em casa. Confira!

Os cuidados com o armazenamento de medicamentos

Antes de falarmos sobre como armazenar medicamentos em casa, falaremos sobre como isso deve ser feito nas fábricas e farmácias. O primeiro passo é preparar de forma correta o local em que os remédios serão armazenados.

Para isso, é preciso assegurar que o ambiente esteja devidamente higienizado e receba iluminação e ventilação adequada. Ao não cumprir com essas medidas básicas, a integridade do medicamento pode ser corrompida, causando problemas para o consumidor final.

O transporte do medicamento deve ser feito de forma segura e rápida, e dependendo do tipo de produto a ser transportado, é necessário um carro especial. Por exemplo, no caso de remédio que precisa ser mantido em refrigeramento.

Ainda sobre a temperatura, alguns medicamentos precisam ser mantidos em níveis específicos para que não ocorra contaminação, deterioração ou reações químicas perigosas. Por isso, é de extrema importância ter o controle desse elemento.

É imprescindível manter um controle rigoroso de data de vencimento e estoque. Os medicamentos perderão sua função e qualidade após a data de vencimento, portanto, devem ser distribuídos e comercializados dentro do período indicado.

Como armazenar medicamento em casa

Assim como é preciso seguir alguns cuidados nas farmácias, em casa também devem ser tomadas algumas precauções. O Ministério da Saúde divulgou algumas dicas de como fazer o armazenamento de medicamentos em casa, assim como manuseá-los de forma correta. Veja a seguir:

  • Mantenha os medicamentos em lugares secos e frescos, seguros e específicos para este fim. Pode ser numa caixa organizadora, ou mesmo num espaço só para eles no armário. Evite guardá-los com produtos de limpeza, perfumaria e alimentos;
  • Coloque na geladeira apenas os medicamentos líquidos, conforme orientação do profissional de saúde. Não acondicione remédios na porta da geladeira, onde sofre mais alterações de temperatura;
  • Se você costuma usar o porta-comprimidos para guardar os medicamentos, deixe somente a quantidade suficiente para no máximo 24 horas. Os recipientes devem ser cuidadosamente limpos, secos e identificados com os nomes dos remédios;
  • Não divida os comprimidos sem marcação e não abra aqueles que são revestidos por cápsulas;
  • Não triture a medicação e evite consumi-la com sucos, chás ou leites que podem até impedir a absorção adequada do princípio ativo. Acostume-se a tomá-lo apenas com água;
  • O armazenamento de medicamentos deve ser individualizado para evitar erros e trocas com remédios de outras pessoas;
  • Lave as mãos antes de manusear qualquer medicamento;
  • Manuseie os medicamentos em lugares claros, nomeie as embalagens e leia o nome antes de tomá-los, para evitar trocas;
  • Abra somente um frasco ou embalagem de cada medicamento por vez;
  • Mantenha os remédios nas embalagens originais para facilitar sua identificação e o controle da validade;
  • Observe frequentemente a data da validade e nunca tome medicamentos vencidos;
  • Consulte um farmacêutico, caso observe qualquer mudança no remédio, como cor, mancha ou cheiro;
  • Utilize preferencialmente o medidor que acompanha o medicamento. Lave-o logo após o uso;
  • Guarde os medicamentos suspensos ou de tratamentos antigos em local separado dos remédios em uso;
  • Não passe o bico do tubo do medicamento em feridas ou na pele quando usar pomadas. Você pode contaminá-lo;
  • Mantenha a receita médica junto aos medicamentos, para tirar possíveis dúvidas quanto ao uso;
  • Faça o descarte correto do medicamento.

    A Panvel conta com o programa Destino Certo, que ajuda a evitar o descarte incorreto de medicamentos vencidos ou sem uso e suas embalagens.

Farmacinha em casa

Na Panvel, na categoria Farmacinha é possível encontrar alguns medicamentos como analgésicos, neosoro, antialérgicos, vitaminas, entre outros, além de acessórios para ajudar na organização dos remédios. Vale a pena ter em mãos remédios como Benegrip, Allegra, Neosaldina, Novalgina, Paracetamol, Buscofem, Eno, Estomazil. Assim como é bom equipar a “farmácia” de casa com termômetro, band-aid, gaze, spray antisséptico, algodão, entre outros.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu