Blog Bem Panvel

Receita errada? Saiba como conseguir uma nova prescrição de medicamentos

Por 
 | 
20/01/2023
3 min. de leitura

Chegar à farmácia com uma receita médica e voltar para casa sem o medicamento pode ser decepcionante para quem realiza um tratamento médico. Isso costuma ocorrer quando o médico é prescrito com o nome, concentração ou forma farmacêutica incorretos. A receita ilegível também é considerada inválida, uma vez que a legislação (RDC 44/2009 e Resolução CFF 357/2001) descreve que não podem ser dispensados medicamentos cujas receitas estiverem ilegíveis.

Por isso, preparamos um conteúdo explicativo sobre o que fazer quando a receita errada não foi aceita pela farmácia e como agir para conseguir uma nova receita o mais breve possível.

Para começar, vamos dar alguns exemplos de erros que são comuns e fazem com que a receita médica não possa ser aceita pela farmácia:

  • O médico deveria ter prescrito Norfloxacino e escreveu "nofoxacin". Está errado e não podemos dispensar.  
  • O medicamento não existe na concentração descrita (exemplo: o médico prescreveu 400 mg, mas o medicamento só tem apresentações de 250 mg ou de 500 mg). 
  • O médico prescreveu um medicamento que naquela concentração não tem na forma de comprimidos, somente suspensão oral (exemplos: Amoxicilina 400mg/5mL, e o médico havia prescrito 1 comprimido de 8/8 horas). 
  • Ilegibilidade da letra não permite interpretar o que está escrito na receita.  

Como conseguir uma nova receita? 

Para conseguir uma nova receita sempre orientamos: procurar novamente o médico prescritor e solicitar nova receita, informando o que está errado (depois que apontamos os erros, claro) ou então procurar outro médico e explicar o quadro clínico e pedir uma nova receita médica.  

Qual o formato correto para comprar online? 

Para conseguir comprar online aceitamos as receitas físicas e digitais dos médicos. Para receitas digitais, que se popularizaram na pandemia, há um código verificador ou QR code na receita, para validar a autenticidade dela. 

Clique aqui para saber como usar o token da receita para fazer sua compra online

Para receitas físicas daqueles medicamentos em que há a retenção de receita, o comprador deve informar o número do talonário que identifica aquela notificação, seja pelo app, site ou Alô Panvel, caso não tenha o número do talonário, no site ou no app, deve-se escrever no campo verificador "Receita física" e a retenção será realizada no momento da entrega do medicamento. 

Caso a entrega seja realizada via motoboy, o cliente deve entregar a receita para a retenção da mesma no momento da entrega. Caso seja retirada em loja, o cliente deve levar a receita para a retenção da receita.[Quebra da Disposição de Texto] 

O que é a receita digital:

A receita digital é a possibilidade de o médico receitar medicamentos de forma online, gerando um arquivo que pode ser aberto em computadores, celulares e tablets e validado com um certificado digital. O sistema de prescrição eletrônica é até mais seguro que o modelo convencional, que usa receitas escritas ou impressas, mais vulneráveis à falsificação. 

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu