Blog Bem Panvel

10 protetores mais indicados por dermatologistas

Por 
 | 
23/11/2022
10 min. de leitura

Os cuidados com a pele são necessários todos os dias e, nesse sentido, o uso de filtro solar faz parte disso. Mas, quais seriam os protetores solares mais indicados por dermatologistas? Qual o fator de proteção solar ideal?

Então, de maneira geral, os melhores filtros solares são aqueles que protegem contra a ação dos raios ultravioletas (UVA e UVB) e que estão adequados para o seu tipo de pele.

Mas, existem uma série de condições que você precisa analisar antes de fazer a compra do produto. Por conta disso, conversamos com a médica dermatologista Fabiane Kumagai, que nos deu dicas preciosas para ajudar a escolher o melhor protetor solar.

Confira, em seguida, o que a médica indica, quais as dicas que ela dá e, por fim, alguns tipos de protetores que você pode considerar na hora de escolher o seu.

Como escolher um protetor solar?

Um filtro solar pode ser com ou sem cor, em creme, gel, pó, sérum ou spray e ainda se difere quanto ao tipo de pele: seca, mista, oleosa, sensível, etc. Por isso, antes de escolher o seu produto, é interessante conversar com um dermatologista, que pode indicar a melhor opção.

De acordo com Fabiane, pessoas com pele mais oleosa, por exemplo, precisam optar por protetores solares com toque matte e seco. Além disso, ela sempre indica os filtros livres de óleos e não comedogênicos, ou seja, aqueles que não causam espinhas. Também é fundamental que este protetor tenha textura leve e fluida.

Agora, para quem tem pele ressecada e envelhecida, os cuidados são um pouco diferentes. Conforme a médica explica, nesses casos os filtros precisam ter ativos hidratantes, com certo brilho e conter princípios ativos que melhorem a saúde da pele como o ácido hialurônico e a vitamina C, por exemplo.

Ademais, no momento de escolher qual filtro solar comprar você deve levar em consideração a proteção deles contra raios ultravioletas dos tipos A e B, para proporcionar um cuidado contra o envelhecimento precoce e câncer de pele, além de evitar queimaduras solares.

O que é o FPS do protetor solar?

O Fator de Proteção Solar (FPS) é um índice que ajuda a determinar por quanto tempo os filtros solares terão eficácia sobre a sua pele. De modo geral, ele é gerado a partir do cálculo entre o tempo de exposição solar e o tempo que você fica protegido.

Com isso, quanto maior o FPS, maior o tempo de proteção contra os efeitos nocivos dos raios solares. A própria dermatologista lembra que o paciente sempre deve escolher um FPS acima de 30 pois isso é o mais adequado em termos de proteção solar.

Dicas para aplicação do produto

O protetor solar é um item indispensável no dia a dia e precisa ser aplicado sobre a pele mesmo quando estiver nublado ou chovendo. Isso porque, os raios ultravioletas conseguem passar pelas nuvens.

Outro fator importante sobre a aplicação é que até para ficar dentro de casa é interessante passar o filtro solar. Por mais estranho que pareça, o cuidado ajuda a prevenir o envelhecimento da pele por conta das luzes azuis dos aparelhos eletrônicos como televisores, celulares e computadores.

Além disso, segundo Kumagai, o dano solar é cumulativo. Isto é, a cada dia nós vamos acumulando uma quantidade de ultravioleta e essa condição pode predispor a câncer de pele, rugas, linhas de expressão e outros problemas. Desse modo, o filtro solar deve ser usado diariamente.

“Normalmente indicamos aplicar o protetor solar antes de sair de casa e reaplicar a cada duas horas se tiver exposição solar. Ou seja, se formos para uma praça, um parque ao ar livre ou piscina”, lembra a dermatologista.

Para quem não terá tanta exposição, ela afirma que a pessoa pode aplicar o filtro pela manhã e reaplicar no horário do almoço. Assim sendo, garante uma boa cobertura e mantém a pele saudável e protegida.

Protetor solar facial: como escolher o ideal?

Por mais que o protetor solar convencional possa ser aplicado no corpo inteiro, o ideal é comprar um produto específico para o rosto. Isso porque a pele dessa região é mais oleosa, com cravos e comedões.

Dessa maneira, os filtros para o corpo, geralmente mais cremosos e oleosos, podem favorecer o crescimento de acne e deixar a pele mais oleosa. Ademais, a dermatologista orienta que a região próxima aos olhos é bastante sensível e inspira mais cuidados.

Com isso, é importante entender quais são as características da sua pele e, assim, escolher o protetor mais adequado. Confira algumas opções de escolha conforme o tipo de pele:

●      Pele oleosa: produto com toque seco, fluido, oil free e de absorção rápida;

●      Pele seca: com ativos hidratantes e em creme;

●      Pele sensível: sem perfume e com componentes hipoalergênicos.

Quais os protetores solares indicados pela dermatologista?

Segundo Fabiane, a maior parte dos pacientes reclama que os filtros solares são gordurosos e pegajosos e não conseguem usar todos os dias porque dão espinha. Por conta disso, os protetores solares mais indicados pela dermatologista são aqueles com cor e toque seco.

Afinal, esses produtos ajudam a reduzir a oleosidade da pele e a incidência de cravos, comedões e outras erupções cutâneas. E o fato de terem pigmento ajuda na prevenção dos efeitos das luzes de telas, como comentado antes. A cor cria uma barreira física contra a luz, que tem como consequência a diminuição da nocividade desta.

Mas, como bem lembra a médica, cada pessoa tem um tipo ideal de protetor solar. Assim sendo, para pacientes com barba, ela indica produtos sem cor e em sérum, pois estes são mais fáceis de passar e não ficam com aspecto esbranquiçado.

Agora, para quem tem mais idade, o ideal são cremes com ativos anti envelhecimento. Ademais, ela destaca que não é indicado que usem protetores com efeito matte pois estes podem ressecar a pele.

Por fim, para quem tem pele mais jovem, o indicado é contar com filtros sem brilho e que tenham propriedades ativas antioxidantes. Mesmo que a pele esteja saudável, os cuidados nunca são demais, então, ter um bom protetor pode auxiliar a manter tudo como está.

Conheça 10 opções de filtros solares com excelentes avaliações:

Seguindo as orientações da médica dermatologista, os melhores protetores sempre são aqueles com FPS acima de 30 e adequados ao seu tipo de pele. Por questões de ética profissional, ela destaca que não pode indicar nenhuma marca específica.

Porém, tomando como base o que foi dito até aqui e as avaliações desses produtos por quem já os aplicou, queremos mostrar uma lista com 10 opções de filtros que possuem excelentes resultados.

Confira, portanto, alguns produtos que podem lhe ajudar a evitar rugas, linhas de expressão, câncer de pele, oleosidade, envelhecimento precoce e outras consequências da exposição solar excessiva:

Protetor Solar Bioré UV Perfect Face Milk

Com efeito primer, o protetor solar Bioré UV Perfect Face Milk é indicado para quem faz maquiagem diariamente e quer garantir a saúde da pele. Em sua composição ele leva ácido hialurônico, poderoso ingrediente que hidrata a pele e faz um leve preenchimento.

Este protetor também ajuda muito quem tem a pele oleosa, afinal, sua tecnologia única, com partículas menores, preenche os poros e evita a produção de óleo, acne e outras secreções.

Protetor Solar Facial Isdin Fusion Water

Indicado para uso diário, o Isdin Fusion Water tem FPS 60, efeito matificante e composição leve e fluida, ideal para peles oleosas. Além disso, sua fórmula inclui ingredientes biodegradáveis, o que, além de proteger sua pele, evita a poluição causada por estes produtos.

Ele possui tanto uma versão com cor quanto outra sem pigmentação. Dessa forma, você pode escolher o que mais lhe agrada , assim, controlar a oleosidade da pele com um produto de absorção super rápida.

Protetor Solar Facial La Roche-Posay Anthelios XL Protect

A La Roche-Posay entra para essa lista com o protetor solar Anthelios XL Protect, disponível com pigmentação que ajuda a uniformizar a pele. Com resultado mais seco e absorção rápida, depois que você passa o produto sobre a pele já sente que ela não fica com aspecto gorduroso.

Ademais, o protetor da La Roche é enriquecido com vitamina E e água termal da marca. Desse modo, ele pode ser usado por todos os tipos de pele e diariamente, para garantir maior cobertura.

Protetor Solar Facial Eucerin Sun Oil Control

Com oil control e toque seco, o Eucerin Sun Oil Control se destaca pela quantidade de ativos que protegem a pele e a deixam menos oleosa. Seu toque seco e textura creme-gel facilita a aplicação e deixa a pele com aspecto mais sequinho, tirando a oleosidade aparente.

Na Panvel você encontra tanto a versão com FPS 30 quanto a de FPS 60 sendo que as duas são desenvolvidas para oferecer maior proteção por meio de um sistema de filtros UVA/UVB exclusivo da marca.

Protetor Solar Avène Mat Perfect

Com três camadas de proteção que garantem cobertura por mais tempo, o filtro solar Avène Mat Perfect é um dos queridinhos de quem procura um produto anti acne. Esse produto também é eco-friendly, ou seja, tem menos aditivos químicos, o que é ideal para peles mais sensíveis.

Além de controlar bem a oleosidade, o produto conta com ativos anti-imperfeições, que diminuem o tamanho dos poros, vitamina E e gluconato de zinco, que tem efeito calmante sobre a pele.

Protetor Solar SkinCeuticals UV Oil Defense

Este protetor solar se destaca pelo efeito prolongado garantido pelo FPS 80 e bons componentes de sua fórmula. Em suma, o Skinceuticals UV Oil Defense tem toque leve e pigmentação que deixa a pele mais lisa, sem aquelas manchas indesejadas.

Ademais, ele tem longa duração, absorção rápida, o que não permite aquele filme branco sobre a pele. Por isso, ele é indicado para todos os tipos de pele que vão de mista a excessivamente oleosa.

Protetor Solar Vichy Idéal Soleil Clarify

Disponível em 3 cores distintas, o protetor solar Vichy Soleil Clarify funciona muito bem para reduzir as manchas do rosto e, ao mesmo tempo, garantir muita proteção para sua pele. Com textura leve e anti brilho, o produto se adapta muito bem a peles oleosas e acneicas.

Em sua fórmula, o filtro da Vichy possui um gel de limpeza profunda com rápida absorção que deixa a pele mais limpa. Além disso, sua cor permite que seja eficaz contra os efeitos nocivos das luzes azuis.

Protetor Solar Mineral Bioderma Photoderm Cover Touch

O filtro solar mineral Photoderm Cover Touch, da Bioderma, possui ativos minerais que garantem proteção física contra os efeitos do sol e das luzes frias de dentro de casa. Com efeito matte e absorção ágil, esse produto está disponível em diferentes cores.

Além disso, ele resiste muito bem à água. Sendo, portanto, ideal para quem faz atividade física ao ar livre, vai na piscina, na praia ou em outro lugar com água.

Sérum Neostrata Minesol Oil Control

O Neostrata Minesol Oil Control é um sérum protetor solar com FPS 30 e textura invisível, ideal para quem tem barba e não quer deixá-la com aspecto esbranquiçado. Este produto contém, ainda, ativos anti oleosidade e anti-idade com toque seco perfeito para quem tem pele oleosa ou mista.

Sua fórmula tem também excelente proteção UVA, UVB e contra a luz visível. Desse modo, pode ser usado todos os dias, garantindo proteção contínua por até 8h.

Protetor Solar Adcos Pó Compacto Ativo Hialurônico

Como o próprio nome do produto já adianta, o protetor solar Adcos Pó Compacto possui ácido hialurônico em sua fórmula e é vendido em pó, ao invés de creme ou gel como outras versões.

Essa composição, aliado a ativos anti-idade e proteção física fazem do produto um dos melhores para ser aplicado aos diferentes tipos de pele. Ademais, ele funciona muito bem para levar na bolsa e reaplicar a proteção sobre a maquiagem. Assim sendo, você não precisa retirar toda a maquiagem para poder deixar a pele protegida.

Além destes protetores solares indicados por dermatologistas e muito bem avaliados, a Panvel possui uma linha completa para garantir a saúde da sua pele. Não deixe de conferir aqui, outras opções super eficazes.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

14 comments on “10 protetores mais indicados por dermatologistas”

  1. Boa noite, tenho melasma e não sei o protetor solar seria o melhor para mim, tenho 47 anos e tenho muitas dúvidas de quê fazer pra melhorar

    1. Olá, Maria! Para este caso, indicamos verificar com um médico especialista sobre os melhores tipo de tratamento para sua pele, de forma individual — assim, ele pode lhe indicar quais produtos são adequados para a sua melhora. 😉

      Continue acompanhando nosso blog para mais novidades! 💙

  2. eu tenho acne e machas delas , gostaria de saber um protetor mas indicado,pois que seje com toque seco

    1. Olá, Marta! Para casos específicos, indicamos a consulta com um dermatologista para verificar qual o melhor protetor solar e tratamento para sua pele, garantindo assim o acompanhamento ideal para sua saúde da pele.

      Conte com a gente e #FiqueBem! 💙

  3. Olá,
    Fiz procedimento no rosto e preciso de um protetor solar sem vitamina C e sem nem um tipo de ácido… qual posso usar?
    Obrigada.

    1. Olá, Adriani! Para casos específicos de pós procedimento, indicamos verificar com seu médico responsável pelo procedimento para que ele indique qual o melhor protetor solar para seu caso, garantindo assim o acompanhamento ideal para a saúde da sua pele.

      Conte com a gente e #FiqueBem! 💙

    1. Olá, Conceição! O protetor solar Episol é um produto com diversas vantagens e diferenciais para sua proteção contra o sol e raios ultravioleta. Temos uma publicação especial no nosso Blog explicando tudinho sobre esse produto incrível, e você pode conferi-lo clicando aqui para ler tudo e tirar suas dúvidas!

      Conte com a Panvel que #FicaTudoBem 💙

  4. eu tenho 59 anos minha pele é mista qd pego sol fico com uma pequena mancha na bochecha.
    Já fiz tratamento com ácido retinoico e glicólico hidroquinona e ácido clareador a minha dermatologista passou filtro solar oil free fator 60 para pele mista, existe hoje em dia um filtro solar mais atualizado

    1. Olá, Wana! Para casos específicos, indicamos a consulta com um médico dermatologista para verificar qual o melhor filtro solar e tratamento para seu caso, garantindo assim o acompanhamento ideal para sua saúde.

      Conte com a gente e #FiqueBem! 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu