Os cuidados com a pele são necessários todos os dias e, nesse sentido, o uso de filtro solar faz parte disso. Mas, quais seriam os protetores solares mais indicados por dermatologistas? Qual o fator de proteção solar ideal?
Então, de maneira geral, os melhores filtros solares são aqueles que protegem contra a ação dos raios ultravioletas (UVA e UVB) e que estão adequados para o seu tipo de pele.
Mas, existem uma série de condições que você precisa analisar antes de fazer a compra do produto. Por conta disso, conversamos com a médica dermatologista Fabiane Kumagai, que nos deu dicas preciosas para ajudar a escolher o melhor protetor solar.
Confira, em seguida, o que a médica indica, quais as dicas que ela dá e, por fim, alguns tipos de protetores que você pode considerar na hora de escolher o seu.
Um filtro solar pode ser com ou sem cor, em creme, gel, pó, sérum ou spray e ainda se difere quanto ao tipo de pele: seca, mista, oleosa, sensível, etc. Por isso, antes de escolher o seu produto, é interessante conversar com um dermatologista, que pode indicar a melhor opção.
De acordo com Fabiane, pessoas com pele mais oleosa, por exemplo, precisam optar por protetores solares com toque matte e seco. Além disso, ela sempre indica os filtros livres de óleos e não comedogênicos, ou seja, aqueles que não causam espinhas. Também é fundamental que este protetor tenha textura leve e fluida.
Agora, para quem tem pele ressecada e envelhecida, os cuidados são um pouco diferentes. Conforme a médica explica, nesses casos os filtros precisam ter ativos hidratantes, com certo brilho e conter princípios ativos que melhorem a saúde da pele como o ácido hialurônico e a vitamina C, por exemplo.
Ademais, no momento de escolher qual filtro solar comprar você deve levar em consideração a proteção deles contra raios ultravioletas dos tipos A e B, para proporcionar um cuidado contra o envelhecimento precoce e câncer de pele, além de evitar queimaduras solares.
O Fator de Proteção Solar (FPS) é um índice que ajuda a determinar por quanto tempo os filtros solares terão eficácia sobre a sua pele. De modo geral, ele é gerado a partir do cálculo entre o tempo de exposição solar e o tempo que você fica protegido.
Com isso, quanto maior o FPS, maior o tempo de proteção contra os efeitos nocivos dos raios solares. A própria dermatologista lembra que o paciente sempre deve escolher um FPS acima de 30 pois isso é o mais adequado em termos de proteção solar.
O protetor solar é um item indispensável no dia a dia e precisa ser aplicado sobre a pele mesmo quando estiver nublado ou chovendo. Isso porque, os raios ultravioletas conseguem passar pelas nuvens.
Outro fator importante sobre a aplicação é que até para ficar dentro de casa é interessante passar o filtro solar. Por mais estranho que pareça, o cuidado ajuda a prevenir o envelhecimento da pele por conta das luzes azuis dos aparelhos eletrônicos como televisores, celulares e computadores.
Além disso, segundo Kumagai, o dano solar é cumulativo. Isto é, a cada dia nós vamos acumulando uma quantidade de ultravioleta e essa condição pode predispor a câncer de pele, rugas, linhas de expressão e outros problemas. Desse modo, o filtro solar deve ser usado diariamente.
“Normalmente indicamos aplicar o protetor solar antes de sair de casa e reaplicar a cada duas horas se tiver exposição solar. Ou seja, se formos para uma praça, um parque ao ar livre ou piscina”, lembra a dermatologista.
Para quem não terá tanta exposição, ela afirma que a pessoa pode aplicar o filtro pela manhã e reaplicar no horário do almoço. Assim sendo, garante uma boa cobertura e mantém a pele saudável e protegida.
Por mais que o protetor solar convencional possa ser aplicado no corpo inteiro, o ideal é comprar um produto específico para o rosto. Isso porque a pele dessa região é mais oleosa, com cravos e comedões.
Dessa maneira, os filtros para o corpo, geralmente mais cremosos e oleosos, podem favorecer o crescimento de acne e deixar a pele mais oleosa. Ademais, a dermatologista orienta que a região próxima aos olhos é bastante sensível e inspira mais cuidados.
Com isso, é importante entender quais são as características da sua pele e, assim, escolher o protetor mais adequado. Confira algumas opções de escolha conforme o tipo de pele:
● Pele oleosa: produto com toque seco, fluido, oil free e de absorção rápida;
● Pele seca: com ativos hidratantes e em creme;
● Pele sensível: sem perfume e com componentes hipoalergênicos.
Segundo Fabiane, a maior parte dos pacientes reclama que os filtros solares são gordurosos e pegajosos e não conseguem usar todos os dias porque dão espinha. Por conta disso, os protetores solares mais indicados pela dermatologista são aqueles com cor e toque seco.
Afinal, esses produtos ajudam a reduzir a oleosidade da pele e a incidência de cravos, comedões e outras erupções cutâneas. E o fato de terem pigmento ajuda na prevenção dos efeitos das luzes de telas, como comentado antes. A cor cria uma barreira física contra a luz, que tem como consequência a diminuição da nocividade desta.
Mas, como bem lembra a médica, cada pessoa tem um tipo ideal de protetor solar. Assim sendo, para pacientes com barba, ela indica produtos sem cor e em sérum, pois estes são mais fáceis de passar e não ficam com aspecto esbranquiçado.
Agora, para quem tem mais idade, o ideal são cremes com ativos anti envelhecimento. Ademais, ela destaca que não é indicado que usem protetores com efeito matte pois estes podem ressecar a pele.
Por fim, para quem tem pele mais jovem, o indicado é contar com filtros sem brilho e que tenham propriedades ativas antioxidantes. Mesmo que a pele esteja saudável, os cuidados nunca são demais, então, ter um bom protetor pode auxiliar a manter tudo como está.
Seguindo as orientações da médica dermatologista, os melhores protetores sempre são aqueles com FPS acima de 30 e adequados ao seu tipo de pele. Por questões de ética profissional, ela destaca que não pode indicar nenhuma marca específica.
Porém, tomando como base o que foi dito até aqui e as avaliações desses produtos por quem já os aplicou, queremos mostrar uma lista com 10 opções de filtros que possuem excelentes resultados.
Confira, portanto, alguns produtos que podem lhe ajudar a evitar rugas, linhas de expressão, câncer de pele, oleosidade, envelhecimento precoce e outras consequências da exposição solar excessiva:
Com efeito primer, o protetor solar Bioré UV Perfect Face Milk é indicado para quem faz maquiagem diariamente e quer garantir a saúde da pele. Em sua composição ele leva ácido hialurônico, poderoso ingrediente que hidrata a pele e faz um leve preenchimento.
Este protetor também ajuda muito quem tem a pele oleosa, afinal, sua tecnologia única, com partículas menores, preenche os poros e evita a produção de óleo, acne e outras secreções.
Indicado para uso diário, o Isdin Fusion Water tem FPS 60, efeito matificante e composição leve e fluida, ideal para peles oleosas. Além disso, sua fórmula inclui ingredientes biodegradáveis, o que, além de proteger sua pele, evita a poluição causada por estes produtos.
Ele possui tanto uma versão com cor quanto outra sem pigmentação. Dessa forma, você pode escolher o que mais lhe agrada , assim, controlar a oleosidade da pele com um produto de absorção super rápida.
A La Roche-Posay entra para essa lista com o protetor solar Anthelios XL Protect, disponível com pigmentação que ajuda a uniformizar a pele. Com resultado mais seco e absorção rápida, depois que você passa o produto sobre a pele já sente que ela não fica com aspecto gorduroso.
Ademais, o protetor da La Roche é enriquecido com vitamina E e água termal da marca. Desse modo, ele pode ser usado por todos os tipos de pele e diariamente, para garantir maior cobertura.
Com oil control e toque seco, o Eucerin Sun Oil Control se destaca pela quantidade de ativos que protegem a pele e a deixam menos oleosa. Seu toque seco e textura creme-gel facilita a aplicação e deixa a pele com aspecto mais sequinho, tirando a oleosidade aparente.
Na Panvel você encontra tanto a versão com FPS 30 quanto a de FPS 60 sendo que as duas são desenvolvidas para oferecer maior proteção por meio de um sistema de filtros UVA/UVB exclusivo da marca.
Com três camadas de proteção que garantem cobertura por mais tempo, o filtro solar Avène Mat Perfect é um dos queridinhos de quem procura um produto anti acne. Esse produto também é eco-friendly, ou seja, tem menos aditivos químicos, o que é ideal para peles mais sensíveis.
Além de controlar bem a oleosidade, o produto conta com ativos anti-imperfeições, que diminuem o tamanho dos poros, vitamina E e gluconato de zinco, que tem efeito calmante sobre a pele.
Este protetor solar se destaca pelo efeito prolongado garantido pelo FPS 80 e bons componentes de sua fórmula. Em suma, o Skinceuticals UV Oil Defense tem toque leve e pigmentação que deixa a pele mais lisa, sem aquelas manchas indesejadas.
Ademais, ele tem longa duração, absorção rápida, o que não permite aquele filme branco sobre a pele. Por isso, ele é indicado para todos os tipos de pele que vão de mista a excessivamente oleosa.
Disponível em 3 cores distintas, o protetor solar Vichy Soleil Clarify funciona muito bem para reduzir as manchas do rosto e, ao mesmo tempo, garantir muita proteção para sua pele. Com textura leve e anti brilho, o produto se adapta muito bem a peles oleosas e acneicas.
Em sua fórmula, o filtro da Vichy possui um gel de limpeza profunda com rápida absorção que deixa a pele mais limpa. Além disso, sua cor permite que seja eficaz contra os efeitos nocivos das luzes azuis.
O filtro solar mineral Photoderm Cover Touch, da Bioderma, possui ativos minerais que garantem proteção física contra os efeitos do sol e das luzes frias de dentro de casa. Com efeito matte e absorção ágil, esse produto está disponível em diferentes cores.
Além disso, ele resiste muito bem à água. Sendo, portanto, ideal para quem faz atividade física ao ar livre, vai na piscina, na praia ou em outro lugar com água.
O Neostrata Minesol Oil Control é um sérum protetor solar com FPS 30 e textura invisível, ideal para quem tem barba e não quer deixá-la com aspecto esbranquiçado. Este produto contém, ainda, ativos anti oleosidade e anti-idade com toque seco perfeito para quem tem pele oleosa ou mista.
Sua fórmula tem também excelente proteção UVA, UVB e contra a luz visível. Desse modo, pode ser usado todos os dias, garantindo proteção contínua por até 8h.
Como o próprio nome do produto já adianta, o protetor solar Adcos Pó Compacto possui ácido hialurônico em sua fórmula e é vendido em pó, ao invés de creme ou gel como outras versões.
Essa composição, aliado a ativos anti-idade e proteção física fazem do produto um dos melhores para ser aplicado aos diferentes tipos de pele. Ademais, ele funciona muito bem para levar na bolsa e reaplicar a proteção sobre a maquiagem. Assim sendo, você não precisa retirar toda a maquiagem para poder deixar a pele protegida.
Além destes protetores solares indicados por dermatologistas e muito bem avaliados, a Panvel possui uma linha completa para garantir a saúde da sua pele. Não deixe de conferir aqui, outras opções super eficazes.