Blog Bem Panvel

Dicas para manter a saúde na pandemia e quarentena

Por 
 | 
10/02/2021
3 min. de leitura

A melhor dica de saúde na pandemia é ficar em casa para conter a disseminação do novo coronavírus. Evitando ao máximo o contato físico com outras pessoas, diminuem as chances de pegar a doença e passá-la para os demais.

O problema é que a quarentena dificulta a manutenção de hábitos saudáveis essenciais para a nossa qualidade de vida. Dificulta, mas não impossibilita.

Neste post, vamos dar algumas dicas sobre como manter a saúde na pandemia sem o risco de se contaminar e se tornar um vetor de transmissão do vírus. Boa leitura!

Faça exercícios em casa

Não precisa ir até uma academia para se exercitar. Existem vários equipamentos e acessórios fitness que permitem manter o corpo em dia na quarentena. Por exemplo:

É importante deixar claro, porém, que nenhum desses produtos é totalmente necessário para que você faça atividades físicas em casa.

Há exercícios que podem ser feitos sem nenhum equipamento ou acessório, como abdominais, agachamentos e flexões.

Exercitar-se ao ar livre — uma corrida no parque, por exemplo — é outra possibilidade. Mas não esqueça de levar a máscara e procure sair em horários de menos movimento e em locais com pouca gente.

Hábitos Saudáveis exercícios

Planeje a alimentação da semana

Para algumas pessoas que trocaram o dia a dia no escritório pelo home office, ficou até mais fácil se alimentar bem. Para outras, não.

Isso porque, sem uma certa organização, existe o risco de recorrer com muita frequência a alimentos ultraprocessados, sanduíches, delivery de fast-food e comidas congeladas.

Não tem nenhum problema comer isso de vez em quando, mas é preciso manter uma alimentação mais balanceada na rotina, com ingredientes frescos e consumo regular de legumes e frutas.

De segunda a sexta o tempo é curto? Aproveite sábado e domingo para planejar as refeições da semana.

Vá na feira ou mercado — em horários de menor movimento, ou então peça um serviço de entregas de hortifrúti —, faça as compras da semana e pense nos pratos que irá cozinhar. Para facilitar ainda mais, vale a pena já deixar preparados alguns alimentos (como o feijão) no fim de semana e guardá-los em potes no refrigerador. Assim, na hora do almoço é só esquentá-los no micro-ondas ou no fogão.

Não esqueça da saúde mental!

A saúde da mente é tão importante quanto a do corpo. E a pandemia pode prejudicá-la de várias maneiras.

Para combater a solidão da quarentena, por exemplo, marque videochamadas com seus amigos e familiares.

Para prevenir o estresse, agravado quando estamos trancafiados em casa, experimente baixar um aplicativo de meditação no celular e fazer as práticas sempre que possível.

No relacionamento com cônjuge, familiares ou amigos que moram no mesmo local, exercite o respeito, tolerância, paciência e compaixão. E o diálogo, que é a melhor maneira de evitar e resolver brigas.

Fique em casa e fique saudável!

Enquanto a pandemia for um perigo para a população, ainda será necessário ficar em casa o máximo possível.

Para encarar a quarentena com qualidade de vida, siga nossas dicas e recheie sua rotina com práticas saudáveis.

Gostou do artigo? Então compartilhe o conteúdo nas redes sociais. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, comente abaixo.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

5 comments on “Dicas para manter a saúde na pandemia e quarentena”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu