Blog Bem Panvel

Coma bem: dicas de alimentação saudável

Por 
 | 
14/04/2021
4 min. de leitura

Você sabe quais hábitos deve desenvolver para ter uma alimentação saudável? Comer bem e escolher os produtos com consciência é fundamental para quem busca mais saúde e qualidade de vida.

Neste post, explicamos tudo que você precisa saber sobre a relação entre alimentação e saúde e vamos mostrar como montar uma dieta adequada e balanceada. Tem interesse no assunto? Então continue a leitura.

O que é uma alimentação saudável?

Uma alimentação saudável é aquela que é equilibrada, ou seja, quando as refeições incluem todos os macro e micronutrientes necessários para que o corpo funcione da maneira correta.

Os macronutrientes são os carboidratos, gorduras e proteínas. Já os micronutrientes são as vitaminas e minerais, presentes em alimentos como frutas, verduras e legumes. Além disso, é importante incluir opções ricas em fibras, como os cereais.

Além de consumir alimentos ricos em nutrientes, uma pessoa que busca uma alimentação saudável deve controlar o consumo de itens industrializados.

Produtos ultraprocessados com sódio, açúcares, gorduras e aditivos químicos em excesso, além de serem nutricionalmente desequilibrados, também prejudicam o funcionamento do corpo e a saciedade — o que leva ao consumo excessivo, que pode trazer problemas como obesidade, hipertensão e diabetes.

Qual é a importância de ter uma alimentação saudável?

Comer bem e escolher seus alimentos com consciência é uma prática que traz diversos benefícios, já que existe uma relação direta entre os alimentos e a saúde.

A alimentação é fonte de energia e é responsável por fornecer ao corpo a matéria-prima para a renovação celular. Assim, consumindo alimentos ricos, seu organismo recebe a nutrição necessária para funcionar perfeitamente.

A seguir, listamos outras vantagens de comer bem:

  • garante mais energia para as atividades do dia a dia;
  • ajuda na prevenção de doenças infecciosas e melhora o sistema imunológico;
  • diminui o risco de doenças crônicas, como problemas cardíacos e diabetes;
  • melhora o rendimento e a concentração;
  • melhora a qualidade do sono;
  • ajuda no processo de ganho muscular e perda de peso;
  • regula a produção de hormônios, prevenindo problemas de tireoide e fertilidade;
  • ajuda na prevenção do envelhecimento precoce.

Para obter todos esses benefícios, além de escolher bem os alimentos que consome, é importante praticar exercícios físicos regularmente e consumir bastante água.

Como fazer um projeto de alimentação saudável?

Agora que você já conhece a relação entre os alimentos e a saúde, é preciso entender como montar uma dieta equilibrada e iniciar o seu projeto de alimentação saudável. Confira algumas dicas a seguir.

Faça um planejamento alimentar

Um dos principais vilões da saúde é a falta de tempo. Com uma rotina corrida, muitas pessoas acabam deixando de se exercitar e recorrendo a alimentos prontos e industrializados. A dica para fugir dessa armadilha é criar um bom planejamento.

Para isso, pense nos alimentos que você já tem em casa e em quais pratos consegue fazer com eles sem gastar tanto tempo.

Planejar o cardápio da semana e aprender a congelar corretamente os alimentos é uma boa forma de fazer suas compras com mais consciência e manter uma rotina saudável.

Alimentação saudável_ Mulher congela alimentos

Prefira alimento integrais e naturais

Outra dica para manter uma refeição balanceada é dar preferência para alimentos in natura e orgânicos, como arroz, feijão, legumes, frutas, verduras e oleaginosas.

Fuja de alimentos ultraprocessados e cheios de aditivos e conservantes. Esse tipo de produto conta com calorias vazias e não fornece os nutrientes importantes para o seu bem-estar.

Monte pratos variados e coloridos

Pratos com pouca variedade também podem ser pobres em nutrientes e fazer com que você fique sem energia ou precise suplementar vitaminas.

Assim, o ideal é montar uma dieta bem variada e fazer pratos coloridos. Quanto mais cores seu prato tiver, mais vitaminas e minerais importantes você estará ingerindo.

Consuma gordura, doces e álcool com moderação

Ansiedade e estresse, muitas vezes, fazem com que as pessoas acabem comendo por impulso e consumindo alimentos ricos em gordura e açúcares.

Por isso, é importante planejar bem as suas refeições e evitar comer fora de hora. Procure substituir as frituras por alimentos assados ou grelhados e os doces por frutas ou castanhas.

As bebidas alcoólicas também precisam ser consumidas com moderação.

Consulte um nutricionista para uma ajuda especializada

Quem deseja fazer uma reeducação alimentar e mudar a forma como enxerga os alimentos e a saúde deve, também, buscar o auxílio de um nutricionista.

Esse profissional pode prescrever dietas e elaborar um planejamento alimentar completo, levando em consideração restrições em relação a açúcar, glúten e lactose.

Dessa forma, você consegue suprir todas as necessidades nutricionais e manter uma boa saúde apostando nos alimentos certos e em uma dieta equilibrada.

Ter uma alimentação saudável é muito importante para garantir um bom funcionamento do organismo e mais bem-estar e qualidade de vida. Na hora de montar seu cardápio, é preciso dar preferência para opções mais naturais e evitar o consumo de industrializados. Quer melhorar a alimentação e garantir snacks mais saudáveis para o seu dia? Conheça os produtos da linha Leve da Panvel.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

13 comments on “Coma bem: dicas de alimentação saudável”

    1. Olá, Ryath! Ficamos felizes em saber que gostou de nosso conteúdo aqui no Blog Panvel. Continue nos acompanhando para mais novidades e informações sobre saúde, e #FiqueBem 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu