Blog Bem Panvel

Outubro Rosa: mês do combate ao câncer de mama

Por 
 | 
05/10/2023
6 min. de leitura

A campanha Outubro Rosa é um assunto que ganha cada vez mais atenção no mundo todo, principalmente no mês de outubro, por ser um movimento global de conscientização sobre combate ao câncer de mama.

Vale destacar que esse mês é voltado para ações de prevenção e cuidados essenciais sobre a luta contra a doença. Mas afinal, o que é o Outubro Rosa e qual sua relação com o câncer de mama?

Preparada para aprender tudo sobre o assunto? Então, continue acompanhando a leitura até o final e esclareça todas suas dúvidas. Vamos lá?

Mês do combate ao câncer de mama.

A importância da conscientização sobre o câncer de mama no Outubro Rosa

Embora a saúde da mulher seja um assunto importante o ano todo, no mês de outubro, ganha ainda mais força. Isso porque esse período surge para reforçar a importância da conscientização sobre o câncer de mama, doença que mais acomete mulheres no mundo todo.

No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se 704 mil casos novos de câncer, entre o triênio 2023-2025. Além disso, a região Sul e Sudeste concentra cerca de 70% de incidência.

Embora seja uma estimativa, os dados são fundamentais para auxiliar no planejamento e gestão na área oncológica no Brasil, contribuindo com as políticas públicas, principalmente de conscientização.

Contextualização do Outubro Rosa

Então, o que é o Outubro Rosa? A campanha é um movimento mundial de prevenção, dedicado a conscientizar homens e mulheres sobre a doença. Criada nos Estados Unidos na década de 1990, o laço rosa, usado como símbolo da campanha, foi uma iniciativa da Fundação Susan G. Komen for the Cure, representando o significado de luta e esperança.

Um dos principais objetivos do movimento é disseminar informações sobre as estáticas, formas de tratamento e prevenção, além de outros dados importantes.

Impacto do câncer de mama

Entender a gravidade da doença é fundamental para estimular a prevenção e diagnósticos precoces do câncer de mama. Isso porque, de acordo com a oncologista Marina Sahade, do Hospital Sírio-Libanês, uma em cada oito mulheres são diagnosticadas com câncer de mama ao longo de sua vida.

Por isso, a prevenção e detecção precoce é fundamental para aumentar as chances de tratamentos adequados e, principalmente, a sobrevivência das pacientes.

Envolvimento e apoio

O movimento Outubro Rosa é um convite para que toda sociedade se envolva na campanha de conscientização, tanto homens quanto mulheres. Isso porque o compartilhamento de informações é uma das principais formas de prevenção.

Por isso, ao participar de eventos e até mesmo apoiar organizações voltadas para o combate ao câncer de mama, faz toda diferença na vida de milhares de mulheres.

Campanha de conscientização do Outubro Rosa.

Fatores e características do câncer de mama

Existem diferentes fatores que caracterizam o câncer de mama, envolvendo as células anormais dos seios. Confira abaixo uma explicação melhor sobre a origem da doença, causas e muito mais.

Origem da doença

O câncer de mama é causado pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que formam um tumor com potencial de invadir outros órgãos. No entanto, a doença não possui uma única causa para seu desenvolvimento, mas a soma de fatores hormonais, ambientais e genéticos, além da idade.

Causas e contribuintes

Como citado acima, uma série de fatores pode contribuir para o desenvolvimento do câncer de mama. Vale ressaltar que existem alguns que aumentam o risco da condição, incluindo:

  • Fatores genéticos/hereditários: histórico familiar;
  • Fatores endócrinos/história reprodutiva: produção hormonal e exposição ao estrogênio;
  • Fatores comportamentais/ambientais: relacionados aos hábitos e estilo de vida.

Tipos de tumores

É possível encontrar variados tipos de tumores, porque o câncer de mama não é uma condição homogênea. Entre os principais, estão:

  • Carcinomas ductais in situ (CDIS): as células cancerígenas estão restritas aos ductos;
  • Carcinomas lobulares in situ (CLIS): o câncer começa nos lóbulos das mamas;
  • Câncer de mama invasivo: o câncer não se espalha para outras áreas.

Gravidade e progressão

Cada tipo de tumor possui características distintas, que influenciam bastante na gravidade e no padrão de crescimento do câncer. Por isso, existem opções mais graves, que podem se espalhar para outros órgãos do corpo.

Importância da prevenção e detecção

Entender o perigo da progressão da doença é fundamental, tanto para os médicos quantos pacientes. Lembre-se que a detecção precoce pode salvar inúmeras vidas, pois é possível adotar medidas preventivas, além de possibilitar tratamento imediato e bem-sucedido. Dessa forma, as taxas de sobrevivência tornam-se ainda maiores.

Características do câncer de mama.

Detecção precoce e medidas de prevenção

A detecção precoce, por meio da realização regular da mamografia de rastreamento, ainda é a melhor chance contra essa doença. Isso porque é possível detectá-la em fases iniciais, que as lesões ainda não são palpáveis ao exame clínico.

Além disso, é importante adotar medidas de prevenção, que ajudam a diminuir o risco da doença. Considere hábitos saudáveis, incluindo a:

  • praticar atividade física;
  • ter uma alimentação saudável;
  • realizar consultas e exames;
  • manter o peso corporal adequado;
  • evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • não fumar e evitar o tabagismo passivo,
  • amamentar, em caso de gravidez.

Outra forma de cuidado e prevenção é o autoexame, uma importante ferramenta de autoconhecimento. Por meio dela, a mulher entende seu corpo e procura uma avaliação médica, caso identifique alguma alteração nas mamas.

No entanto, é importante lembrar que o autoexame não exclui a necessidade da realização da mamografia anualmente em mulheres a partir de 40 anos, sem histórico familiar da doença e, geralmente, a partir de 30 anos. Por isso, é recomendado a realização do check-up da mulher.

Além disso, embora seja menos comum, os homens também podem ser afetados pela doença. Então, é fundamental dar atenção a todos os sinais.

Mamografia de rastreamento.

Outubro Rosa: detectar para proteger

O Outubro Rosa surge como uma medida preventiva, com objetivo de incentivar o diagnóstico precoce. Assim, aumentando as chances de cura, que podem ultrapassar 90%. Por fim, a recomendação é realizar consultas regulares e, em casos de dúvidas, procurar sempre um médico!

E agora que você entende como é fundamental agir, compartilhe essas informações com amigos e familiares, às espalhando para auxiliar na conscientização. Lembre-se: a prevenção começa com o conhecimento e cuidados necessários. Por isso, clique aqui para priorizar sua saúde!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu