Blog Bem Panvel

Saúde da mulher: conheça a importância dos exames e das consultas de rotina

Por 
 | 
29/05/2023
4 min. de leitura

A agenda da mulher e, especialmente, das mães, é repleta de atividades. Entre tantos afazeres diários, a gente se equilibra para tentar dar conta de alguns compromissos a mais. Mas o custo dessa rotina concorrida pode ser alto demais: deixar para mais tarde o cuidado da nossa própria saúde. Se isso tem acontecido por aí, queremos chamar sua atenção: consultas e exames de rotina são deveres essenciais que não podem ser adiados. 

Quando falamos em saúde da mulher, é importante lembrar que o acompanhamento ginecológico pode começar na pré-adolescência. Modificações corporais como o surgimento do broto mamário e dos pelos no corpo, assim como a primeira menstruação, são indicativos para as mães levarem as filhas a uma consulta ginecológica. Ela é importante para conversar sobre a adolescência e educação sobre sexualidade.

A ginecologista Fernanda Castilhos explica que muitos dos cuidados com a saúde íntima e ginecológica estão relacionados à prevenção de doenças. É por isso que as visitas ao ginecologista e os exames de rotina devem ser prioridade na agenda.

“As consultas de rotina são importantes para a saúde da mulher porque atuam na prevenção de doenças e na orientação da mudança de alguns hábitos de vida para priorizar o bem-estar e a saúde como um todo. Se deixarmos passar, corre-se o risco de diagnosticar as doenças já em desenvolvimento, com necessidade de tratamento”, alerta a médica.

Exames ginecológicos de rotina

Confira exames importantes para a saúde da mulher:

  • Exame físico: exame das mamas, da vulva, da região externa da genitália, do canal da vagina e do colo de útero
  • Coleta do exame preventivo: conhecido como Papanicolau, é o exame de prevenção ao câncer de colo de útero
  • Ecografia e mamografia: indicados de acordo com a faixa etária: geralmente a partir dos 40 anos, mas podem ser recomendados antes para mulheres com histórico de câncer de mama na família
  • Densitometria óssea: é indicado geralmente a partir dos 65 anos, para a detecção da osteoporose e da osteopenia.


“A recomendação atual é que a mulher realize uma consulta por ano com o ginecologista. Essa é a orientação para pacientes de baixo risco. A frequência pode aumentar em alguns casos, de acordo com a faixa etária e histórico familiar e de vida. Tudo é individualizado de acordo com o risco de a paciente desenvolver determinadas doenças”, explica a ginecologista.

Atenção à saúde das mães

A ginecologista orienta que as pacientes que estão no período da maternidade tenham um cuidado especial com a saúde. “É comum que a mãe deixe sua saúde em segundo plano para cuidar dos filhos, mas é importante lembrar que o amor que a gente tem por nós reflete nos filhos. Por isso é importante cuidar da saúde. Além das consultas, é importante desenvolver hábitos de vida saudáveis para atuar na prevenção de doenças”, afirma. São coisas que às vezes passam batido, como qualidade do sono, nível de estresse e atividade física, mas que precisamos cuidar muito no dia a dia para ter boa qualidade de vida e envelhecer de maneira saudável.

Saúde mental das mulheres

O fato das mulheres desempenharem vários papéis e estarem mais propensas a uma dupla jornada de trabalho, sofrendo uma pressão social no ambiente profissional e doméstico são fatores que evidenciam a necessidade da atenção à saúde mental.

A psicóloga Caroline Schardosim explica que o tema da saúde mental das mulheres ganhou mais evidência após a pandemia de Covid-19, devido ao excesso de responsabilidades que recaíram sobre as mulheres:

“As mulheres lidam frequentemente com diferentes tipos de violência. Por isso, torna-se cada vez mais necessário que a sociedade se conscientize sobre o tema para que a cobrança por investimento, em prol da saúde mental da mulher, seja de todos”. 

A psicóloga menciona alguns cuidados que podem fazer parte da rotina para manter em dia o cuidado com a saúde mental das mulheres:

  • Considerar a divisão das responsabilidades do lar, para mulheres que contam com uma rede de apoio familiar
  • Manter atividade física regular (não necessariamente ir à academia, mas as caminhadas de 20 a 30 minutos, três vezes por semana, já promove bem-estar e qualidade de vida)
  • Tirar um tempo para cuidar de si, considerando que este tempo não está relacionado somente à estética: um banho sem pressa ou alguns minutos de relaxamento pós-banho ou ao acordar
  • Sempre que necessário e possível, buscar ajuda de uma psicóloga

Check-up da mulher

Fazer um check-up todos os anos é uma forma rápida e prática de prevenir doenças. Por meio de 14 exames, o Check-up da Mulher, realizado pela Dasa, parceira da Panvel, irá identificar precocemente doenças como o diabetes, anemias, hipotireoidismo ou hipertireoidismo, dislipidemias, problemas de coagulação, infecções e mau funcionamento dos rins e fígado. Que tal agendar o seu agora mesmo?

Conta pra gente: você já tem alguns desses cuidados na sua rotina? Escreva sua resposta nos comentários! Sempre é tempo de incorporar novos hábitos saudáveis para cuidar de si e viver com saúde e bem-estar.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu