Blog Bem Panvel

Tipos de lesão: as diferenças entre luxação, contusão e entorse

Por 
 | 
07/06/2021
4 min. de leitura

Queda, pequenos acidentes ou aquele mau jeito são normais e podem ocasionar lesões como luxação, contusão e entorse.

Elas podem resultar em inchaço, vermelhidão, marcas roxas ou até em uma situação mais grave, com dor forte e a impossibilidade de mexer o membro atingido.

Para minimizar os danos, é importante entender as características de cada tipo de lesão, e é esse o propósito deste artigo.

O que é contusão?

Contusão é um tipo de lesão de impacto, muito comum em atletas de futebol, basquete e vôlei — mesmo os amadores, que só jogam de vez em quando e de forma recreativa. Normalmente, quem sofre uma contusão sente dor e há inchaço e marca roxa no local da lesão.

Compressas de gelo e spray analgésico costumam melhorar a situação, mas caso a dor seja persistente, a dica é procurar um médico.

As contusões são um tipo de sangramento sob a pele. Na maioria das vezes, caracterizada por roxo ou vermelhidão. Ela é consequência de um golpe forte, como o cair ou colidir com um objeto grande.

O aspecto vermelho ou roxo da área afetada se deve ao fato de a pancada quebrar pequenos vasos sanguíneos, chamados capilares. Isso causa um sangramento na área lesionada, por baixo da pele.

Como tratar uma contusão?

O tratamento consiste na aplicação imediata de gelo no local. Esse tipo de lesão costuma curar por conta própria, dentro de alguns dias — o prazo varia dependendo do grau da contusão.

Você pode aplicar o gelo enquanto sentir dor ou notar inchaço na área lesionada. Uma bolsa térmica pode tornar mais prática a aplicação.

Se sentir necessidade, pode utilizar uma pomada, spray analgésico ou remédio para diminuir a dor.

Contusão, mulher aplica pomada para dor

O que é entorse?

Entorse é uma lesão traumática em uma articulação, que pode envolver ainda distensão (estiramento de tecido muscular nos tendões). Sintomas comuns da entorse são: edema, hematoma, dor e sensibilidade ao toque.

As entorses mais comuns são as de tornozelo, joelho e pulso, que costumam ocorrer quando é feito um movimento em falso, brusco ou violento.

Como tratar uma entorse?

Se a entorse não for séria, os primeiros socorros envolvem a aplicação de gelo por 15 minutos e a imobilização do local.

O ideal é não mexer no membro afetado até a aplicação do gelo e imobilização com ataduras. Mas, se houver dor forte e a dificuldade de movimentação permanecer, procure um médico.

As lesões simples são tratadas em até cinco dias, enquanto as entorses mais graves podem levar até um mês para curar ou até demandar uma cirurgia.

Para melhorar a circulação sanguínea no local e diminuir o inchaço, você pode fazer suaves alongamentos — se doer, pare o movimento.

Entorse, mulher com bolsa térmica no joelho

O que é luxação?

Luxação é uma lesão em que ocorre o deslocamento da articulação. De todas as que abordamos aqui, é a mais grave, e pode ocorrer no tornozelo, joelho, quadril, mandíbula, dedos, ombros e cotovelos.

Como tratar uma luxação?

Assim que o deslocamento for observado, deve-se procurar um médico para recolocação da articulação em seu local de origem.

O tempo de tratamento varia de acordo com a gravidade do deslocamento, pois o local deve ficar imobilizado até a recuperação total, mas geralmente a imobilização ocorre por até 20 dias.

Caso a lesão tenha afetado nervos, vasos sanguíneos ou ligamentos, pode ser necessário procedimento cirúrgico e fisioterapia.

Luxação, mulher com a perna imobilizada

Resumindo: quais as diferenças entre as lesões

A diferença básica entre estes três tipos de lesões é que a contusão acontece quando o trauma gera uma lesão nos tecidos moles, a entorse é quando ocorre um alongamento dos ligamentos e a luxação, a mais séria, ocorre quando o osso se desloca da articulação.

O que são os hematomas

Como estamos falando em lesões, não podemos deixar de falar nos hematomas. Afinal, quando eles são grandes, costumam assustar.

Eles ocorrem em decorrência de acúmulo de sangue sob a pele e podem causar rigidez nos membros afetados.

Se a lesão for grande, o hematoma pode ser igualmente grande. Mas, a partir do quinto dia, o normal é que já comecem a desaparecer. Acompanhe a evolução das marcas e, se notar algo diferente do esperado, procure um médico.

Consulte um médico

Se, depois de todos os cuidados básicos com primeiros socorros, você observar que a lesão é grave ou está causando muita dor, procure um médico ortopedista imediatamente.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

One comment on “Tipos de lesão: as diferenças entre luxação, contusão e entorse”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

menu