Blog Bem Panvel

Conheça os tipos de tratamentos para a acne em adultos

Por 
 | 
01/07/2023
3 min. de leitura

Aquelas espinhas indesejadas insistem em aparecer no rosto mesmo após a adolescência têm nome. Conhecida nos consultórios dermatológicos como acne adulta, ela se manifesta sobretudo a partir dos 25 anos.

Quando a acne aparece na idade adulta, a primeira medida costuma ser recorrer à maquiagem. Cosméticos adequados para essa condição da pele ajudam a disfarçar as manchinhas, mas o ideal mesmo é procurar um tratamento para agir na origem do problema que, após a adolescência, costuma ser provocado por fatores hormonais.

A consulta com o dermatologista é importante para a prescrição de um tratamento individualizado que considere a avaliação do grau de intensidade e das características da acne. Uma rotina adequada de skincare é fundamental neste período, de acordo com a dermatologista Fairuz Helena Castro. É preciso incluir no dia a dia a limpeza profunda, a hidratação da pele com produto adequado e o gel secativo para as lesões ativas.

Além de fazer a indicação dos dermocosméticos apropriados, o dermatologista também ajuda na orientação em relação a mitos e equívocos espalhados pela internet. Um exemplo é achar que a pele oleosa não precisa ser hidratada. “Isso é um erro. A pele oleosa e acneica também precisa de cuidados, mas com os produtos certos. A rotina correta de higiene e hidratação alivia muito a acne”, explica a Fairuz.

A doutora Fairuz explica outros tratamentos possíveis para a acne. Conheça as opções e consulte seu dermatologista para saber qual tratamento é mais apropriado para o seu caso:

Medicamentos via oral

Tratamentos com medicamentos via oral são avaliados durante a consulta dermatológica. Quando administrados de maneira correta, com o devido acompanhamento médico, os medicamentos costumam apresentar resultados satisfatórios para reduzir a oleosidade da pele. “Na maioria dos casos, é um efeito que permanece mesmo após o fim do tratamento, que é indicado para os estágios mais graves de acne”, orienta Fairuz.
 

Peelings

A acne é um dos casos para qual o peeling pode ser indicado, assim como as rugas, manchas e outras características da pele. A técnica utiliza a aplicação de agentes químicos, remove as camadas externas da pele e incentivando a renovação celular que melhora o aspecto das regiões afetadas. Entre as indicações possíveis estão a redução de manchas provocadas pela acne, a secagem da acne ativa, a diminuição da oleosidade e o fechamento dos poros.

Limpeza de pele

A limpeza de pele com extração de cravos, punção ou drenagem de pústulas, nódulos e até pseudocistos também pode ser indicada. O acompanhamento profissional é importante para evitar que o procedimento seja realizado da maneira adequada, sem agravar o quadro da acne.

Ácidos para desobstrução dos poros

A correta aplicação de ácidos ajuda a desobstruir os poros e atua no controle da oleosidade da pele, o que tende a melhorar o quadro da acne. Com as devidas orientações e os cuidados indicados pela dermatologista, é possível fazer a aplicação dos ácidos em casa. “Além destes tratamentos, há tecnologias muito eficientes que podemos lançar mão para o tratamento da acne em adultos, como a máscara de LED, os Lasers Lavieen, Fotona e Discovery Pico. Por isso a importância da consulta com o dermatologista para definir a estratégia mais eficiente”, explica a doutora Fairuz.

Esse conteúdo é parte da Revista Panvel de julho, na qual você encontra mais informações sobre a acne em adultos na editoria de Beleza. Retire seu exemplar gratuitamente na filial mais próxima ou folheie nos nossos canais digitais para ficar por dentro de notícias de bem-estar e acessar cupons de descontos exclusivos. Boa leitura!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu