Blog Bem Panvel

Sinusite em crianças: evite essa e outras doenças na primavera

Por 
 | 
03/10/2023
4 min. de leitura

A princípio, a primavera traz momentos de alegrias, representando o renascimento da natureza. Porém, para muitos pais, a estação pode ser um problema, principalmente por favorecer a sinusite em crianças.

Quando se trata da saúde dos pequenos, existem muitos cuidados e preocupações que os pais precisam considerar. E neste conteúdo, você entenderá melhor sobre essa condição, além de outras doenças sazonais que podem afetar as crianças.

Acompanhe a leitura até o final e descubra também dicas valiosas para garantir a proteção dos pequenos.

Você também pode ler: Alergias com a virada de estação: conheça os tipos e sintomas

O que é sinusite em crianças e bebês?

Considerada uma condição perigosa, principalmente nas crianças e bebês, a sinusite é uma inflamação dos seios paranasais, cavidades localizadas nos ossos da face e do crânio no corpo humano.

Essa condição pode afetar tanto adultos quanto os pequenos de todas as idades, em especial, crianças e bebês. Durante a estação da primavera, a sinusite pode ser tornar mais presente, ou seja, favorecendo seu surgimento e permanência.

Além disso, é importante ressaltar que o surgimento da condição varia de acordo com diferentes fatores, principalmente às mudanças climáticas.

Entre os sintomas mais comuns da sinusite em crianças, estão:

  • Congestão nasal persistente;
  • Secreção nasal espessa e esverdeada ou amarelada;
  • Tosse noturna;
  • Dor ou pressão facial;
  • Febre;
  • Irritabilidade;
  • Dificuldade para dormir.

Esses são os principais sintomas que devem ser observados durante a condição. Caso surjam reações duradouras, é fundamental procurar auxílio médico.

Além disso, saiba também que é possível prevenir e alívio desses sintomas, basta adotar as medidas necessárias para amenizar as alergias na primavera. Lembre-se de dar atenção a cada um dos cuidados, assim, você garante tratamento eficaz.

Rinite e outras alergias

A rinite e a sinusite são condições relacionadas, principalmente por envolverem a inflamação das vias respiratórias superiores. Isso porque existem diversas alergias na primavera, causadas por variados fatores relacionados à mudança de estação. Por isso, todo cuidado é pouco.

Saber identificar as alergias sazonais é fundamental para garantir o bem-estar das crianças. Por isso, trouxemos algumas dicas que vão auxiliar na identificação de condições relacionadas à alergia na primavera.

  • Observe se seu filho apresenta sintomas como espirros frequentes;
  • Caso alguém na família tenha alergias, a criança terá maior probabilidade de desenvolvê-las. Então, esteja atento;
  • Consulte um alergologista, caso suspeite alguma condição.

Seguindo todas essas dicas, você consegue montar facilmente uma estratégia de prevenção para manter a saúde do seu filho durante a primavera. Os medicamentos também são ótimas opções de cuidado, como:

No entanto, antes de utilizar qualquer medicamento para tratar das crenças, é fundamental consultar um profissional de saúde especializado, além de ler atentamente a bula.

Dores de garganta, infecções respiratórias e meningite

O surgimento de alergias com a virada de estação pode afetar diversas regiões do corpo humano, favorecendo condições, como dor de garganta, além de aumentar os riscos de doenças respiratórias.

Isso porque o ambiente seco acaba prejudicando o sistema imunológico, por ressecar as membranas mucosas da garganta. Além disso, ambientes fechados também facilitam a propagação de bactérias e vírus.

Porém, saiba que existem alguns cuidados que auxiliam no alívio da dor de garganta, como:

  • Beber bastante líquido;
  • Fazer gargarejos para aliviar a irritação na garganta;
  • Usar pastilhas ou sprays;
  • Consumir alimentos suaves;
  • Evitar que seu filho consuma alimentos ou bebidas quentes.

Durante essa época, é fundamental ficar em alerta, principalmente devido a outras doenças que podem surgir, como a meningite. Além disso, é necessário conhecer os sinais de alerta, como febre alta, vômitos frequentes, manchas vermelhas na pele e outros.

Dicas de prevenção de doenças em bebês e crianças

Para o desenvolvimento saudável dos pequenos, você precisa garantir a prevenção de variadas doenças. Entre os cuidados preventivos, estar em dia com a vacinação é indispensável.

Além disso, a higienização de mãos também é considerada uma das principais medidas de prevenção. Ensine a criança as boas práticas de higiene desde pequeno e mantenha seu ambiente livre de alérgenos.

Por fim, o uso de vitaminas podem ser importantes para o crescimento e desenvolvimento saudável das crianças. A Panvel Vita oferece uma linha completa de vitaminas e suplementos seguras, com:

Cuidados com a automedicação

Embora os medicamentos indicados sejam seguros e não precisam de prescrição, como o Rinosoro, é fundamental consultar um pediatra antes de administrar qualquer suplemento à criança.

A automedicação pode prejudicar bastante a saúde de muitas pessoas, principalmente por conta dos efeitos colaterais e reações adversas. O recomendado é seguir orientações médicas, além de verificar atentamente a dosagem de cada medicamento.

A sinusite em crianças é considerada uma condição perigosa, por isso, a adoção de medidas preventivas é fundamental para garantir o bem-estar da saúde dos pequenos.

Se você ficou interessado (a) em se aprofundar mais sobre informações relacionadas a alergias e infecções, a Panvel pode ajudar você! Confira uma variedade de produtos para combater alergias e infecções no site da Panvel.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu