Blog Bem Panvel

Conheça medidas para amenizar as alergias na primavera

Por 
 | 
31/08/2023
3 min. de leitura

Para uma parte da população, a chegada da primavera traz consigo a temporada mais intensa de espirros, coceira e irritação do nariz e dos olhos, incômodos que serão recorrentes pelo menos até novembro. A Organização Mundial da Saúde estima que 30% da população mundial sofre com algum tipo de alergia, e, no Brasil, a rinite alérgica é um dos principais tipos da doença. 

Nesta época do ano, as crises de alergia para quem tem asma brônquica ou rinite alérgica aumentam devido à intensificação da polinose (alergia ao pólen das flores). É o que os especialistas chamam de rinite estacional

Na região Sul, o fenômeno é causado principalmente pelo pólen das gramíneas (capins, gramas e relva), de acordo com a alergista e imunologista Mariana Mangilli de Menezes. Você já deve ter reparado como esse tipo de vegetação substitui a cobertura florestal original que teve grande redução nas últimas décadas. As gramíneas têm grande potencial alérgeno e são abundantes em terrenos abandonados, ao longo de rodovias e em áreas dentro e ao redor das cidades. 

Alergias da primavera 

Ao entrar em contato com as mucosas das pessoas alérgicas, o pólen oriundo das gramíneas desencadeia uma reação inflamatória, que conhecemos como rinite e conjuntivite
 
Entre os principais sintomas das alergias da primavera estão: 

  • Espirros constantes
  • Coceira intensa nos olhos e na garganta 
  • Congestão nasal 
  • Olhos vermelhos e lacrimejantes 

Além destes sintomas típicos, alguns alérgicos ao pólen também apresentam asma, tosse, chiado e dificuldade respiratória. 

“A polinose pode aparecer em sua forma pura ou associada a alérgenos perenes, tais como poeira domiciliar, fungos, epitélio de animais. Portanto, poderemos ter sintomatologia exclusivamente estacional ou durante todo o ano, porém exacerbada na primavera”, explica a doutora Mariana. 
 

Primavera sem alergias 

Se você sofre com as alergias típicas da primavera, tente colocar em prática as recomendações da alergista para diminuir a exposição ao pólen e amenizar os sintomas mais comuns na estação: 

  • Mantenha fechadas as janelas de casa à noite 
  • Permaneça o maior tempo possível dentro de casa nos dias de maior concentração polínica (ensolarados, quentes, secos e ventosos) 
  • Utilize ar-condicionado com filtro sempre que possível 
  • Mantenha fechadas as janelas do automóvel 
  • Evite a fumaça de cigarro: ela agrava os sintomas da alergia 
  • Ao sair de casa procure usar óculos de sol para reduzir o impacto do pólen nos olhos 
  • Proteja os olhos adequadamente ao andar de motocicleta ou bicicleta 
  • Evite passeios em clubes de campo e atividades de jardinagem, como cortar grama. 
  • Prefira tomar banho à noite, lavando os cabelos para evitar depositar pólens no travesseiro e na cama 
  • Evite colocar as roupas de cama para secar em locais exteriores com exposição aos pólens. Peças úmidas coletam pólen e podem agravar a alergia. 
  • Dentro do possível, programe suas férias em locais onde não haja polinose
  • Tome a medicação prescrita pelo seu médico. Alguns antialérgicos podem causar sonolência, por isso tenha cuidado ao dirigir ou ao operar máquinas. 

Tratamento para alergias 

Para amenizar os sintomas das alergias, o ideal é realizar acompanhamento médico adequado. Assim, é possível avaliar cada caso e orientar o melhor tratamento. Além das medidas acima, os cuidados recomendados pelo especialista podem incluir o uso de corticosteroides inalatórios, anti-histamínicos, imunoterapia específica (vacinas para alergia ao pólen), entre outras soluções indicadas pelo especialista. 

“Informação e prevenção são sempre o melhor tratamento para alergias. É importante descobrir a causa da alergia para evitar o desencadeante e fazer um tratamento direcionado, específico para cada paciente”, afirma a alergista Mariana. 
 
Para saber mais sobre saúde, bem-estar e beleza, convidamos a retirar a Revista Panvel de setembro gratuitamente na filial mais próxima ou folhear nos nossos canais digitais. Boa leitura! 

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

2 comments on “Conheça medidas para amenizar as alergias na primavera”

  1. Este texto foi muito útil pra mim que tenho rinite alergica fortíssima. Obrigado.

    1. Olá, Ana! Que bom que você gostou do nosso conteúdo! 🤗
      Estamos sempre trazendo novidades em nosso blog. Continue nos acompanhando! 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu