Blog Bem Panvel

Como manter a pele do bebê protegida contra assaduras

Por 
 | 
13/01/2024
3 min. de leitura

Com a chegada do verão, o aumento da temperatura é acompanhado da preocupação de manter a saúde dos bebês. Entre uma série de cuidados que precisam ser colocados em prática durante a estação, a prevenção de assaduras é uma das prioridades para proteger a pele fina e sensível dos pequenos. Essas lesões incômodas geram grande desconforto e podem ser a porta de entrada de bactérias que oferecem risco à saúde.

As assaduras são pequenas erupções cutâneas que aparecem sobretudo na parte inferior do abdômen, genitais, bumbum e parte superior da coxa. Não é por acaso: são as regiões do corpo onde há contato direto com as fraldas, que podem promover uma agressão contínua à pele.  Quando isso ocorre, a reação do organismo é produzir uma alteração na barreira cutânea em forma de vermelhidão ou descamação. Assim, formam-se as assaduras, que,  além de provocar muita coceira, podem gerar descamação e facilitar a infecção por bactérias.

Sintomas das assaduras

As assaduras são um problema frequente sobretudo no primeiro ano de vida, ainda que também possa atingir bebês maiores e adultos que utilizam fraldas devido a problemas como a incontinência. Os principais sintomas das assaduras provocadas por fraldas são:

  • Pele inflamada na região das fraldas
  • Irritação na região das fraldas
  • Irritabilidade, mal-estar ou choro, principalmente durante a troca de fraldas

Motivos das assaduras

Você sabe por que as fraldas podem provocar assaduras nos bebês? Isso ocorre devido ao excesso de umidade e a fricção das partes mais rígidas da fralda com a pele, uma situação que tende a se agravar com o contato prolongado com o xixi e o cocô. No verão, devido ao calor e à umidade, característicos da estação, esse atrito com a fralda gera uma concentração extra de suor, facilitando ainda mais a formação das assaduras nos bebês. A situação piora na região dos velcros de fechamento, onde a absorção do suor pela fralda é ainda menor.

Prevenção das assaduras

Ficar atento às características da fralda é o primeiro passo para prevenir assaduras nos bebês. Escolher fraldas mais macias e menos sintéticas, que promovem um contato mais suave com a pele e absorvem melhor o suor, diminui o risco de essas lesões incômodas aparecerem.

Veja mais dicas para prevenir assaduras nos bebês:

  • Aumentar a frequência dos banhos para refrescar a pele
  • Usar cremes hidratantes pelo menos uma vez ao dia, após o banho
  • Aumentar a frequência da troca de fraldas para evitar que o xixi e o cocô permaneçam em contato com a pele do bebê.
  • Manter o bebê sem fralda durante alguns momentos ao longo do dia. Isso ajuda a arejar o bumbum e promove a secagem adequada da pele, aumentando a sensação de conforto.

Cremes para prevenir assaduras

Além de todas as dicas que você acabou de ler, tem uma que vale um espaço só para ela. São os cremes para assaduras, que criam uma barreira protetora para prevenir assaduras e aceleram o processo de recuperação nos casos em que as assaduras já tiverem se desenvolvido.

O Creme Preventivo Para Assaduras Panvel Baby Transparente é uma boa opção para ter sempre na bolsa do bebê. Ele foi desenvolvido especialmente para proteger a delicada pele do bebê, formando uma barreira transparente que auxilia na proteção da pele contra agentes irritantes. A combinação de Pró-Vitamina B5, Vitamina E, Óleo de Amêndoas e Lanolina mantém a pele do bebê hidratada e macia. Além de conter Alantoína, que auxilia no alívio da vermelhidão e desconforto.

Conheça alguma das características do creme:

  • Tem camada transparente 
  • É hipoalergênico
  • Aprovado por pediatras 
  • Livre de parabenos, corantes e fragrância

A indicação é usar o creme a cada troca de fraldas. Após limpar cuidadosamente a pele do bebê, aplique o creme na área a ser protegida. Será formada uma camada para evitar o contato da urina e das fezes com a pele. Assim, seu bebê estará mais protegido contra os incômodos das assaduras!

Você já colocou alguma das nossas dicas em prática para prevenir assaduras no seu bebê? Conte pra gente nos comentários!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu