Blog Bem Panvel

Sintomas da Dengue: quando fazer e quando procurar um médico?

Por 
 | 
09/04/2024
5 min. de leitura

Para reconhecer os sintomas da Dengue e saber como proceder de forma correta após o resultado positivo, trouxemos algumas informações importantes e necessárias para deixar você prevenido e em alerta sobre os riscos da doença. Leia o texto atentamente para tirar suas dúvidas.

O que é a dengue e quais os sintomas?

Segundo o Ministério da Saúde, a Dengue é uma doença do grupo arbovirose, é um vírus transmitido por vetores artrópodes. Em terra brasileira, o vetor da dengue é a fêmea do mosquito Aedes aegypti.

De acordo com estudos e evidências, o mosquito veio nos navios que partiram da África com os escravos. A primeira epidemia de dengue documentada e registrada no Brasil foi datada entre 1981 e 1982, em Boa Vista, no estado de Roraima.

Mais tarde, no ano de 1986, houve epidemias no Rio de Janeiro e algumas capitais da região Nordeste. De lá para cá a Dengue vem ocorrendo de forma continuada, endêmica.

Alguns aspectos facilitam as condições para a presença e propagação do vetor, como, por exemplo, o crescimento tumultuado da população, falta de saneamento básico, urbanização e os fatores climáticos do país.

Com padrão sazonal, o número de casos e o risco de epidemias de Dengue aumentam entre os meses de Outubro de um ano a Maio do ano seguinte.

A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica, dinâmica, debilitante e autolimitada. Com quatro sorotipos conhecidos até o momento DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Seus principais sintomas são:

  • febre de 39°C a 40°C;
  • dor de cabeça;
  • dores musculares ou articulares;
  • dor atrás dos olhos;
  • cansaço

Ao apresentar febre e mais dois dos sintomas, você deve procurar com urgência um Centro de Saúde para realizar o tratamento adequado.

Após o período febril, a atenção deve ser redobrada, com a baixa da febre entre o 3°e o 7° dia do início da doença, pode haver uma piora no quadro clínico.

Alguns sinais importantes podem indicar a disseminação de plasma dos vasos sanguíneos ou hemorragias. Os sinais de alerta são:

  • dor abdominal intensa e continuada;
  • sangramento de mucosa;
  • cansaço e irritabilidade;
  • vômitos persistentes;
  • pressão arterial baixa;
  • edemas no corpo;
  • aumento do fígado;
  • aumento gradual do hematócrito

Caso haja o menor indício de um desses sintomas, é extremamente necessário procurar atendimento médico para tratamento adequado e imediato da doença.

Quais os riscos da dengue em crianças e idosos?

Pessoas de todas as idades são propensas à doença, mas os idosos maiores de 65 anos e crianças até 2 anos possuem maior risco de desenvolver complicações pela doença.

Isso acontece, porque parte do tratamento da dengue é se manter bem hidratado e geralmente as crianças precisam de ajuda, já que não podem fazer isso sozinhos.

Já os idosos ficam mais vulneráveis a contrair dengue, pois, podem haver doenças preexistentes e crônicas, como por exemplo, diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Quando fazer um exame ou procurar atendimento médico caso comprove sintomas de dengue?

Ao ter febre alta, dor no corpo, na cabeça ou articulações, procure atendimento médico. No Centro de Saúde, você será atendido e se caso positivo, terá início o seu tratamento contra a Dengue.

Caso prefira, você também pode fazer um exame rápido contra a dengue em uma das unidades da Panvel.

O Panvel Clinic oferece o teste rápido para a detecção e tratamento da doença, com indicação para pessoas com sintomas sugestivos entre 3 e 10 dias.

Lembramos que é imprescindível o diagnóstico precoce da doença para obter o tratamento eficaz e evitar complicações que podem surgir caso o tratamento seja iniciado tardiamente ou não seja realizado.

A febre alta repentina pode ser a primeira manifestação dos sintomas, além das dores musculares, dor nos olhos, cansaço, dor de cabeça, manchas avermelhadas pelo corpo, que são os sintomas mais comuns.

A dor abdominal intensa, o vômito persistente e os sangramentos das mucosas são os sintomas da forma grave da doença. A dengue pode se apresentar de forma assintomática, leve ou grave, por isso, ao perceber algum dos sintomas é necessário procurar atendimento médico e não ignorar os sintomas, principalmente os graves. Lembre-se que a dengue é uma doença grave e pode causar a morte.

Riscos da dengue em conjunto com outra doença como a gripe

É possível ter gripe e dengue simultaneamente, assim sendo, o risco para a saúde aumenta se contraído vários vírus ao mesmo tempo, podendo aumentar o agravamento do quadro geral de saúde.

Ao se contaminar com os dois vírus ao mesmo tempo, é necessário que os devidos cuidados e tratamento adequado sejam realizados, pois, o sistema imunológico está comprometido e as chances de piorar o quadro clínico aumentam significativamente. Para os idosos e crianças o cuidado deve ser redobrado, já que os dois fazem parte dos grupos mais vulneráveis aos riscos da doença.

A importância de se cuidar

Como vimos, ao menor sinal de sintoma é necessário procurar assistência médica, assim, você obtém o tratamento adequado para amenizar e se curar da dengue. Fique atento aos sintomas da dengue e não os menospreze, busque ajuda no Centro de Saúde ou UPA mais perto de você.

Você também pode se prevenir da doença tendo alguns cuidados, como por exemplo, utilizar repelentes aprovados pela Anvisa. Além disso, você pode seguir alguns outros cuidados:

  • Verificar e retirar água parada de pneus, garrafas, pratos de plantas e outros possíveis focos de reprodução do mosquito;
  • Fechar as janelas que não possuem tela e telar as janelas que possam aguentar esse material;
  • O uso de roupas que cubram o corpo pode diminuir o contato do mosquito com a sua pele;
  • Vedar caixas d’água, piscinas e reservatórios;
  • Limpeza de lajes, ralos e calhas.

Não esqueça que você também pode contar com o exame rápido para dengue, após diagnosticado, procure o tratamento adequado.

A Dengue é uma doença séria e pode se tornar grave, por isso, não ignore os sintomas. Procurar atendimento médico de forma imediata te permite ter o tratamento adequado e pode salvar a sua vida.

É importante ressaltar o perigo da automedicação. Alguns remédios não podem ser ingeridos em casos positivos de Dengue. Procure sempre orientação médica.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu