Blog Bem Panvel

Saiba como se vacinar contra a dengue no Panvel Clinic

Por 
 | 
17/08/2023
3 min. de leitura

A vacina contra a dengue aprovada no Brasil para um público amplo já está disponível no Panvel Clinic. Composto por quatro sorotipos diferentes do vírus causador da doença, o imunizante é a forma mais segura de se proteger contra a doença que tem registrado grande aumento no Brasil nos últimos anos.

Em 2022, o número de casos de dengue aumentou 162,5% no país, de acordo com o Ministério da Saúde. O número de mortes por complicações da doença também foi o maior já registrado: 1.016.

A chegada da vacina contra a dengue ao Brasil ocorre após a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertar para o aumento mundial da doença, atribuído a fatores como a densidade populacional, a falta de saneamento básico em países em desenvolvimento e o aquecimento global. A região Sul se tornou a segunda com maior registro de casos de dengue, confirmando que os surtos da doença têm sido registrados em locais onde a incidência era considerada baixa.

Vacina contra a dengue

Antes da aprovação da nova vacina contra a dengue, o único imunizante disponível era destinado a pessoas que já haviam sido infectadas anteriormente. Agora, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) indica a vacina contra a dengue Qdenga para crianças a partir dos quatro anos, adolescentes e adultos até 60 anos. A administração ocorre em esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.

De acordo com a Agência, o valor de eficácia global da vacina contra a dengue, que é o objetivo primário do estudo clínico apresentado, atingiu o patamar de 80,2%, calculado a partir da comparação dos resultados dos participantes que receberam a vacina e dos que receberam placebo, para todos os quatro sorotipos, e contabilizando todos os casos de dengue identificados, seja em indivíduos soropositivos ou soronegativos.

“A demonstração da eficácia da Qdenga tem suporte principalmente nos resultados de um estudo de larga escala, de fase 3, randomizado e controlado por placebo, conduzido em países endêmicos para dengue com o objetivo de avaliar a eficácia, a segurança e a imunogenicidade da vacina”, explica a Anvisa em texto publicado no site.

Antes de ser aprovada pela Anvisa, a vacina Qdenga recebeu recomendação positiva da agência sanitária europeia (European Medicines Agency – EMA).

Vacina contra a dengue é no Panvel Clinic

No Panvel Clinic, a aplicação da nova vacina contra a dengue é realizada por farmacêuticos capacitados em ambientes exclusivos, seguindo todos os protocolos. Quem se imuniza na Panvel também encontra horários flexíveis e a facilidade para que a família toda possa se vacinar em um único lugar.

Acesse o site para conferir as salas com a vacina contra a dengue disponíveis no Panvel Clinic mais próximo de você.

Vírus da dengue no Brasil

No Brasil, existem quatro tipos de vírus da dengue circulantes. Uma pessoa contaminada com qualquer um deles pode manifestar a doença em seus diferentes graus de gravidade. De acordo com o Ministério da Saúde, é comum que a primeira manifestação da dengue seja a febre alta (38°C ou mais), de início repentino e que geralmente dura entre dois e sete dias. A doença também pode gerar sintomas como:

  • Dor no corpo e articulações
  • Dor atrás dos olhos
  • Mal estar
  • Falta de apetite
  • Dor de cabeça
  • Manchas vermelhas no corpo

Em sua forma grave, a dengue também provoca dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Todas as faixas etárias são suscetíveis à doença, mas em idosos e pessoas com doenças crônicas (como diabetes e hipertensão arterial), o risco de que a doença evolua para casos graves e tenha complicações aumenta.

Por isso, se você manifestou qualquer um dos sintomas descritos acima, um exame rápido pode ser realizado em uma das nossas salas de Panvel Clinic no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná ou São Paulo. O exame indicado para pessoas com sintomas sugestivos de dengue entre 3 a 10 dias. A coleta de uma gota de sangue detecta todos os quatro tipos de vírus circulantes no Brasil.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu