Blog Bem Panvel

Prevenção é a melhor arma para combater o diabetes

Por 
 | 
15/11/2021
3 min. de leitura

Você conhece alguém que sofre com o diabetes? Provavelmente, a sua resposta será sim e isso não é coincidência. Trata-se de uma doença muito prevalente, atingindo mais de 500 milhões de pessoas no mundo. Por isso, a conscientização sobre o tema é tão importante, permitindo o esclarecimento de dúvidas e o aumento dos cuidados diários. Com esse objetivo, no dia 14 de novembro, é celebrado o Dia Mundial do Diabetes.

Hábitos saudáveis ajudam no controle da doença

O diabetes é causado, principalmente, pelo excesso de peso, sedentarismo e envelhecimento, sendo mais prevalente após os 40 anos. Por isso, a adoção de hábitos de vida saudáveis é muito importante para a evitá-lo e controlá-lo. As principais dicas incluem:

  • Praticar atividade física regularmente;
  • Optar por uma alimentação balanceada;
  • Monitorar a sua glicemia com frequência;
  • Não fumar;
  • Evitar o consumo excessivo de álcool.

Além da prevenção, é sempre importante o rastreamento e a identificação precoce, através de consultas e exames periódicos com seu médico ou especialista na área. Por se tratar de uma doença silenciosa, esse é um processo essencial, ajudando a evitar possíveis danos a órgãos e sistemas, como coração, rins, fígado, retina e circulação.

Fique atento a sinais como:

  • Sede excessiva;
  • Urina em grande quantidade e muitas vezes ao dia;
  • Redução de peso;
  • Fraqueza;
  • Visão borrada;
  • Dor nas pernas.

Programa de Disglicemia do Hospital Mãe de Deus

Você sabia que o diabetes pode atingir até 40% dos pacientes internados, com o aumento do descontrole glicêmico e do estresse metabólico atingindo até quem não possui o diagnóstico da patologia? Para oferecer uma assistência mais qualificada e especializada para esse grupo tão amplo e importante, o Hospital Mãe de Deus conta com o seu Programa de Disglicemia.

Formada por profissionais da Endocrinologia, Nutrição, Enfermagem e Farmácia, essa equipe multidisciplinar ajuda a aperfeiçoar o cuidado do paciente internado em toda a sua jornada, desde a chegada à Instituição até o momento da orientação de alta e o acompanhamento ambulatorial.

Criado em janeiro em formato piloto e lançado oficialmente em novembro de 2021, o projeto conta com reuniões semanais para estudo dos casos e fragilidades no processo de atendimento, mapeamento dos pacientes diabéticos da Instituição e elaboração de intervenções necessárias para o cuidado desse público.

Prescrição correta da dieta a ser oferecida, controle e monitoramento constante do HGT e conciliação medicamentosa específica são algumas das ações exclusivas do Programa que garantem a melhor assistência para esses pacientes.

Panvel Clinic oferece serviços de acompanhamento de tratamentos e verificação de glicemia. Também exame rápido para identificar os níveis de glicose no sangue. Cuide da sua saúde!

Para mais posts como este, continue acompanhando o nosso blog.

Fontes: Dra. Melissa Barcellos Azevedo (Médica Endocrinologista e Metabologista do Corpo Clínico do Hospital Mãe de Deus e Mestre em Endocrinologia) e Nut. Caroline Schardong Boligon (Supervisora Nutrição Clínica e Fonoaudiologia do Hospital Mãe de Deus)

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu