Blog Bem Panvel

Manual do viajante: o que você não deve esquecer antes de sair

Por 
 | 
24/12/2021
3 min. de leitura

Existem muitos jeitos de viajar, mas uma coisa deve valer para todos eles: o cuidado com a saúde. Esse é o foco do manual do viajante que você confere neste post.

A proposta não é falar sobre passagens aéreas, programas e destinos a explorar, mas sim dar algumas dicas de preparação e prevenção para que você possa aproveitar a viagem melhor.

Confira!

O que levar no nécessaire?

Além dos itens básicos de higiene, há alguns produtos que é sempre bom ter consigo em viagens.

O protetor solar é um deles, pois você provavelmente vai querer passar boa parte do dia explorando o destino, então é bom estar bem protegido da radiação solar (mesmo quando o tempo estiver nublado).

Também é bom levar um repelente de insetos, pois nunca se sabe quão propício o ambiente da viagem será aos indesejados mosquitos.

Não esqueça de incluir também os medicamentos de uso contínuo e também aqueles de uso eventual — para combater uma dor de cabeça, enjoo ou desconforto estomacal, por exemplo.

Esteja com a vacinação em dia!

Em primeiro lugar, a vacina é uma questão de saúde — individual e pública. Ela evita que você fique doente e também ajuda a conter epidemias. Então, não deixe de tomar as doses do imunizante contra o coronavírus.

Não estar com a vacina em dia também pode prejudicar a sua mobilidade. No Brasil, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a exigência de passaporte vacinal para aqueles que desembarcam no país.

Se você não se vacinou e quer viajar para outro país, além do risco de não desembarcar no destino, terá de cumprir quarentena no retorno.

Além da vacina contra a covid-19, há vários países que exigem de viajantes brasileiros a Carteira Internacional de Vacinação comprovando imunização contra a febre amarela. Veja quais são esses países no site da Anvisa.

Confira a lista de vacinas que você pode tomar nas farmácias Panvel e agende a imunização na loja mais próxima!

Teste de covid-19 negativo

Outra possível exigência para desembarcar em alguns países é um teste viral com resultado negativo para a covid-19.

É o caso dos Estados Unidos. No começo de dezembro de 2021, a Embaixada e Consulados do país no Brasil anunciaram a obrigatoriedade da apresentação do resultado negativo para passageiros com mais de dois anos que tenham voo partindo para os Estados Unidos.

Se você vai viajar para o exterior, portanto, verifique se o país de destino também possui essa exigência.

Agende seu teste de covid-19 no Panvel Clinic.

Check-up médico

Essa não é uma exigência das autoridades para transpor a imigração em países estrangeiros, mas sim um cuidado que você deve ter consigo próprio.

Se você está planejando uma viagem longa, que exige mais do seu corpo do que passar um feriadão na praia, por exemplo, é bastante recomendável passar por um check-up médico antes de sair.

Esperamos que os exames do check-up não detectem nada, mas pode haver algum diagnóstico que vai inspirar cuidados especiais durante a viagem, como evitar determinados esforços ou a necessidade do uso de certo medicamento.

Contrate um seguro viagem internacional

Se você vai viajar dentro do território nacional e já possui um plano de saúde, apenas certifique-se de que ele cobre o local para onde você vai viajar.

Mas se você vai para outro país, nunca deixe de contratar um seguro viagem internacional.

Eles cobrem eventuais despesas médicas e odontológicas no país de destino e ainda oferecem cobertura para outros problemas que podem ocorrer, como extravio de bagagem.

Não relaxe no planejamento!

A principal dica para que sua viagem transcorra sem problemas é não deixar para organizar tudo na última hora.

Especialmente se a viagem for para o exterior. Nesse caso, pesquise com antecedência sobre as restrições do país de destino e exigências em relação a vacinação e testes de covid-19.

Lembre-se também de se atualizar sobre a situação de contágio no local: se há muitas restrições e risco de lockdown, talvez não seja o melhor momento de ir para lá.

Por fim, organize sua agenda para fazer as vacinas e testes antes da viagem e faça um checklist para não esquecer de nada. Depois, é só aproveitar.

Boa viagem!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu