Você também já teve alguma dúvida na hora de comprar medicamentos com prescrição? A Panvel te ajuda! Para sua segurança, a receita médica é obrigatória para remédios de uso controlado, como antibióticos, antirretrovirais, psicotrópicos e anabolizantes. Selecionamos algumas das principais dúvidas recebidas no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), para orientar você antes de comprar o seu medicamento.
Veja as respostas da farmacêutica Aline Reolon, especialista em farmácia clínica:
Não é possível usar uma receita vencida para comprar um medicamento. Quando o medicamento precisa de prescrição de profissional habilitado, a interpretação das prescrições é realizada com base em diversos aspectos. Um deles é o legal: se a receita está de acordo com as normas vigentes, o que inclui a aplicação do prazo de validade dos receituários controlados, estabelecidos em lei. No caso dos medicamentos de controle especial, a portaria 344/98 estabelece que as receitas têm validade de 30 dias.
No caso dos antibióticos, a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC 20/2011) estabelece um prazo de 10 dias. Além dos aspectos legais, estes prazos têm o objetivo de assegurar o bem estar dos pacientes. Quando o profissional que assina a receita indica o uso de um grupo de medicamentos, é importante que o tratamento seja iniciado em um espaço de tempo seguro para o paciente. Isso é fundamental para minimizar as chances de prejuízo à terapia adotada e à saúde e à evolução clínica do paciente.
A dispensação de medicamentos controlados é única. Por isso, todas as receitas perdem a validade depois de utilizadas. Esta determinação garante a segurança do cliente. Por mais que se faça o uso contínuo do medicamento, é importante a realização de avaliações sucessivas do paciente pelo médico responsável pela prescrição após o término de cada ciclo de medicamentos. Muitos medicamentos podem causar dependência psicológica ou física, além de efeitos secundários indesejados. A reavaliação constante do paciente é fundamental para o desfecho clínico positivo.
Cópias de receitas não têm validade para retirar medicamentos. A lei determina que a dispensação é única. Por isso, a compra de todo medicamento de controle especial deve ser feita com receita original, que será retida pela farmácia. Atualmente, há a facilidade das receitas digitais: elas contém a assinatura eletrônica do prescritor e podem ser enviadas ao cliente por e-mail ou WhatsApp. É importante não confundir receita digital com receita digitalizada: a receita digital é gerada em plataformas específicas e tem meios de checagem da dispensação e da prescrição.
Além do limite de tempo das receitas, a legislação estabelece outras normas obrigatórias para a dispensação de medicamentos com prescrição. Conheça as regras:
Ainda ficou com alguma dúvida? Leia também nossas matérias para entender como funciona a prescrição digital de medicamentos, a retenção de receitas e como utilizar o token para fazer sua compra online.