Sabe aquele medicamento que passou do prazo de validade? Ele não pode mais ser consumido e nem colocado no lixo comum. Descartá-lo da forma correta é fundamental para não contaminar a água e colocar em risco a saúde de garis e catadores. O mesmo vale para remédios que foram mal armazenados ou que sobraram depois do término de um tratamento.
Desde 2010, a Panvel tem um programa de descarte de medicamentos, o Destino Certo, que evita a contaminação do meio ambiente pelos medicamentos vencidos ou em desuso que são jogados fora de maneira errada e em locais impróprios, como lixo comum e vasos sanitários.
As lojas participantes da rede têm estações de coleta para autoatendimento, que garantem o acondicionamento correto dos itens até seu destino final. Todos os anos, toneladas de medicamentos vencidos são recolhidos e descartados corretamente.
Em 2022, foram recebidos 12.300 kg de medicamentos e 1.200 kg de pilhas. Estes resíduos receberam o destino correto, diminuindo o impacto ambiental. De acordo com o programa Descarte Consciente, cada quilograma de medicamento descartado incorretamente pode acabar contaminando até 450 mil litros de água. Assim, a quantidade de medicamentos recebida pelo Destino Certo evitou a contaminação de mais de 5 milhões de litros de água. É um exemplo concreto de como as nossas ações no dia a dia podem melhorar a saúde do planeta.
Que tal colaborar você também? Além de ser um potencial risco para o meio ambiente, os medicamentos vencidos e em desuso podem ser nocivos também no ambiente doméstico, pois são capazes de provocar acidentes ao serem ingeridos por crianças ou animais de estimação.
Para ajudar na tarefa de dar o Destino Certo aos medicamentos, há espaços adequados em mais de 100 filiais da Panvel no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná para que você possa fazer o descarte correto. Em 2023, a meta é implantar a logística reversa de medicamentos em todas as lojas, para que 100% das lojas sejam pontos de coleta. Afinal, saúde é importante pra todo mundo, inclusive pro mundo.
Além de permitir o descarte adequado dos medicamentos, o Destino Certo previne a ingestão de remédios vencidos, que podem causar intoxicação e danos à saúde.
Para descartar, siga essas orientações:
Reúna os medicamentos que estão em casa e verifique a data de vencimento e quais não serão utilizados, assim como as condições de armazenamento. Separe os vencidos e aqueles que você sabe que não serão mais usados.
Abra todas as caixas e retire apenas os medicamentos. Coloque as cartelas de medicamentos em um recipiente provisório, como uma embalagem de plástico ou de vidro. As caixas e bulas podem ser rasgadas e descartadas no lixo seco.
Consulte o site para conhecer qual a loja da Panvel mais próxima da sua residência. Você pode fazer a busca por Estado ou colocar o nome da cidade no campo de busca e clicar sobre a lupa para ver os resultados.
Procure o recipiente coletor de medicamentos e faça o descarte. Pronto! Você colaborou para que os medicamentos tenham o Destino Certo. Lembre-se que os recipientes são adequados apenas para o descarte de medicamentos domésticos. O programa Destino Certo não aceita itens provenientes de condomínios, hospitais, clínicas ou estabelecimentos semelhantes.