Blog Bem Panvel

Medicamentos vencidos e fora de uso? Saiba como dar o Destino Certo e diminuir o impacto ambiental

Por 
 | 
06/02/2023
3 min. de leitura

Sabe aquele medicamento que passou do prazo de validade? Ele não pode mais ser consumido e nem colocado no lixo comum. Descartá-lo da forma correta é fundamental para não contaminar a água e colocar em risco a saúde de garis e catadores. O mesmo vale para remédios que foram mal armazenados ou que sobraram depois do término de um tratamento. 

Desde 2010, a Panvel tem um programa de descarte de medicamentos, o Destino Certo, que evita a contaminação do meio ambiente pelos medicamentos vencidos ou em desuso que são jogados fora de maneira errada e em locais impróprios, como lixo comum e vasos sanitários. 

As lojas participantes da rede têm estações de coleta para autoatendimento, que garantem o acondicionamento correto dos itens até seu destino final. Todos os anos,  toneladas de medicamentos vencidos são recolhidos e descartados corretamente. 

Em 2022, foram recebidos 12.300 kg de medicamentos e 1.200 kg de pilhas. Estes resíduos receberam o destino correto, diminuindo o impacto ambiental. De acordo com o programa Descarte Consciente, cada quilograma de medicamento descartado incorretamente pode acabar contaminando até 450 mil litros de água. Assim, a quantidade de medicamentos recebida pelo Destino Certo evitou a contaminação de mais de 5 milhões de litros de água. É um exemplo concreto de como as nossas ações no dia a dia podem melhorar a saúde do planeta. 

Que tal colaborar você também? Além de ser um potencial risco para o meio ambiente, os medicamentos vencidos e em desuso podem ser nocivos também no ambiente doméstico, pois são capazes de provocar acidentes ao serem ingeridos por crianças ou animais de estimação. 

Para ajudar na tarefa de dar o Destino Certo aos medicamentos, há espaços adequados em mais de 100 filiais da Panvel no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná para que você possa fazer o descarte correto. Em 2023, a meta é implantar a logística reversa de medicamentos em todas as lojas, para que 100% das lojas sejam pontos de coleta. Afinal, saúde é importante pra todo mundo, inclusive pro mundo. 

Além de permitir o descarte adequado dos medicamentos, o Destino Certo previne a ingestão de remédios vencidos, que podem causar intoxicação e danos à saúde. 

Como descartar 

Para descartar, siga essas orientações: 

Faça uma varredura em casa 

Reúna os medicamentos que estão em casa e verifique a data de vencimento e quais não serão utilizados, assim como as condições de armazenamento. Separe os vencidos e aqueles que você sabe que não serão mais usados. 

Retire os medicamentos da embalagem

Abra todas as caixas e retire apenas os medicamentos. Coloque as cartelas de medicamentos em um recipiente provisório, como uma embalagem de plástico ou de vidro. As caixas e bulas podem ser rasgadas e descartadas no lixo seco. 

Busque uma loja Panvel que tem o programa Destino Certo 

Consulte o site para conhecer qual a loja da Panvel mais próxima da sua residência. Você pode fazer a busca por Estado ou colocar o nome da cidade no campo de busca e clicar sobre a lupa para ver os resultados. 

Na filial, descarte os medicamentos no coletor 

Procure o recipiente coletor de medicamentos e faça o descarte. Pronto! Você colaborou para que os medicamentos tenham o Destino Certo. Lembre-se que os recipientes são adequados apenas para o descarte de medicamentos domésticos. O programa Destino Certo não aceita itens provenientes de condomínios, hospitais, clínicas ou estabelecimentos semelhantes. 

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

6 comments on “Medicamentos vencidos e fora de uso? Saiba como dar o Destino Certo e diminuir o impacto ambiental”

  1. Olá!
    Vocês também recebem as cartelas de alumínio e plásticas vazias para fazer o descarte apropriado? Sei que este material vem sem sendo utilizado na confecção de outros produtos.

    1. Olá, Mara! Para esse tipo de descarte, nós temos o Programa Destino Certo, que visa o descarte correto tanto do medicamento quanto de suas embalagens, evitando a poluição do meio ambiente. Clique e confira mais! E continue acompanhando nosso blog, sempre trazemos novidades por aqui 💙

    1. Olá, Juliano!

      Para o caso de medicamentos líquidos, é possível descartar o vidro e/ou frasco inteiro, juntamente com seu conteúdo, em uma de nossas filiais que tem o programa Destino Certo. Lá, você poderá descartar tanto a embalagem quanto o líquido do medicamento.

      Qualquer dúvida, conte com a Panvel que fica tudo bem! 💙

  2. Os funcionários da Loja da Rua Benjamin Lins 680, em Curitiba, desconhecem o Programa. Conforme foi orientado em outra consulta, aqui nesta página em 15/09/23, fui levar uma sacola de blister(cartelas de remédio) que acumulei para descarte correto, e eles se recusaram a aceitar. Disseram que aceitam somente os remédios vencidos. E ainda disseram pra jogar no lixo comum. Decepcionada!

    1. Olá, Jucimara! Agradecemos a informação e sentimos muito quanto a sua experiência. Quanto ao nosso programa Destino Certo, a filial está ciente do mesmo e está participando, recebendo os seguintes itens: blisters, caixas de medicamentos e bulas, medicamentos vencidos e/ou avariados, pilhas e baterias.

      Caso tenha mais alguma dúvida referente ao nosso programa, podemos lhe ouvir e atendê-la melhor pelo nosso SAC ou redes sociais. Conte com a gente e #FiqueBem 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu