A passagem do verão para o outono sempre é uma época em que as temperaturas diminuem um pouco e os hábitos vão mudando. Nesse sentido, os cuidados com a pele pós-verão e pré-outono também precisam acompanhar essas variações.
Claro que, uma pele sempre é diferente da outra e reage à troca de clima de forma distinta, no entanto, com o verão acabando, é preciso começar a preparar a derme para as estações de mais frio.
Afinal, a pele é a primeira camada de proteção do corpo e merece atenção especial ao longo de todo ano. Para complementar, na troca de estações, é interessante acompanhar os cuidados de acordo com o que ela “pede”.
Mas, será que precisa mesmo trocar os zelos com a cútis? O que precisa ser diferente e o que pode se manter igual? O que deve ou não entrar na nova rotina de skincare?
Se, assim como a equipe da Panvel você também está se fazendo essas perguntas, aproveite para descobrir as respostas que precisa no texto logo abaixo.
Durante o verão, os cuidados com a pele devem incluir boa hidratação e atenção redobrada com a insolação. A partir disso, você pode evitar ressecamento, envelhecimento precoce, aparecimento de rugas e até mesmo algum tipo de câncer epitelial.
Se no verão os cuidados com a pele envolvem hidratação por conta da maior exposição solar, no outono o zelo passa por evitar o ressecamento causado pela diminuição da temperatura.
Com o tempo mais seco, a pele fica sujeita ao aparecimento de alergias, ressecamento, escamas, rachaduras e eczemas, um tipo de inflamação que causa manchas vermelhas na cútis.
Até aqui você viu o que pode fazer para cuidar da derme durante o verão e o outono. Mas, como fazer os cuidados com a pele no período pós-verão e pré-outono?
Por mais que não exista uma data no calendário que indique essa meia estação, é importante que você faça uma transição entre as estações. Isso porque, como deve ter percebido, há algumas mudanças entre as práticas dos períodos mais quentes para os mais frios.
Sendo assim, quando o sol, calor, cloro e sal da água marinha começar a dar espaço para o friozinho, a jaquetinha de noite e os dias mais secos, vale prestar atenção aos sinais da sua cútis.
As variações de temperatura, as condições climáticas e até mesmo os hábitos vão alterar a composição da sua derme, o que causa variações na oleosidade e na hidratação.
Em primeiro lugar, cabe a pergunta, quando fazer esse cuidado especial com a pele na meia-estação?
Então, o ideal é quando a sua pele mostrar cansaço do verão e estiver precisando de uma hidratação extra que a prepare para o outono. Dessa maneira, você pode usar o mês de março, quando há a mudança de estação, para mudar sua rotina de skincare.
Em segundo lugar, entenda o que sua pele precisa nesse momento. Você pode fazer uma esfoliação mais profunda no fim do verão pois quando começar o frio, esse tipo de procedimento deve ser evitado.
Além disso, se a pele estiver descascando, evite qualquer atitude mais agressiva e não arranque a pele que está caindo. Pode-se pensar que isso acelera o processo de cura, no entanto, a realidade não é bem essa.
Existem alguns cuidados com a pele que devem ser seguidos tanto no verão quanto no outono, pois não mudam entre as estações. A respeito disso, vale comentar que independente do clima, você deve sempre passar protetor solar, beber água e fazer a hidratação com produtos específicos para seu tipo de pele.
Para quem passa maquiagem, o recomendado é sempre retirar tudo e limpar o rosto antes de dormir. Isso ajuda a pele a se regenerar ao longo da noite e não sobrecarrega a cútis.
Ademais, procure um dermatologista para lhe ajudar a escolher quais os cremes ideais para o seu tipo de pele e conte com a Panvel para encontrar os produtos indicados.