Blog Bem Panvel

Saiba as principais vitaminas para aumentar a imunidade no Outono!

Por 
 | 
12/04/2023
5 min. de leitura

As folhas das árvores mudando de cor e a temperatura caindo, marcam a chegada do outono no Brasil. Essa estação, que acontece entre março e junho, oferece uma paisagem marcada pelos seus tons de amarelo e vermelho.

Apesar de ser uma época do ano em que o clima se torna mais ameno e agradável, ele também pode se tornar mais seco em algumas regiões. É por isso que alguns cuidados devem ser tomados para que o seu corpo não sinta a mudança brusca do clima.

A queda da imunidade é um dos principais problemas que podem acometer as pessoas nessa estação. No entanto, existem algumas formas de se preparar para esse período, como o uso de vitaminas para aumentar a imunidade. Ao longo desse texto, daremos algumas dicas sobre o assunto. Continue lendo!

Por que o sistema imunológico pode ficar enfraquecido durante o outono?

Com a chegada do outono, é comum que a temperatura e a umidade do ar diminuam, deixando o clima mais frio e seco. Dessa forma, as pessoas tendem a ficar em lugares fechados em busca do conforto térmico, facilitando a transmissão de doenças respiratórias.

Isso acontece porque os vírus responsáveis por essas doenças se espalham rapidamente em temperaturas mais frias, como o rinovírus e o influenza. Além disso, por causa do clima mais seco, as nossas vias respiratórias ficam mais ressecadas e sensíveis, tornando o nosso sistema imunológico mais vulnerável a esses microorganismos.

Quais são os sintomas de uma pessoa com imunidade baixa?

O nosso sistema imunológico é responsável por proteger o corpo contra a invasão de microorganismos estranhos, como vírus, fungos e bactérias. Quando essa defesa não está funcionando de forma correta, nós chamamos de imunidade baixa.

Os sintomas da imunidade baixa podem variar de pessoa para pessoa. No entanto, os mais comuns são:

  • Infecções constantes: por ter a defesa do sistema imunológico diminuído, é comum que aconteçam infecções virais, fúngicas e bacterianas com mais frequência;
  • Fraqueza e cansaço excessivo: a falta de ânimo e cansaço ao realizar atividades do dia a dia podem ser sintomas da imunidade baixa;
  • Queda de cabelo: apesar de outras condições também causarem esse problema, a imunidade baixa pode enfraquecer a saúde do cabelo;
  • Alteração na saúde intestinal: podem acontecer constipação ou diarreia relacionados à imunidade baixa;
  • Febre: esse é um sintoma comum quando o organismo não está conseguindo combater alguma infecção.

O que causa a queda de imunidade?

Além da mudança de estação de ano, existem diversos outros fatores que podem causar a queda de imunidade no organismo, como:

  • Estresse;
  • Má alimentação
  • Sedentarismo
  • Problemas no sono;
  • Uso de medicamentos;
  • Doenças crônicas;
  • Fatores ambientais;
  • Deficiência de nutrientes;
  • Entre outros.

Qual a melhor vitamina para aumentar a imunidade?

As vitaminas são extremamente importantes para um bom funcionamento do sistema imunológico. Cada uma delas oferece funções e benefícios específicos para o nosso organismo, por isso é fundamental que elas estejam presentes em quantidades adequadas na nossa alimentação ou através da suplementação.

Dessa forma, não existe apenas uma vitamina para imunidade que possa ser considerada como a melhor. O nosso organismo precisa de vários nutrientes para funcionar de forma adequada e para nos proteger contra microorganismos causadores de doenças.

No entanto, existem vitaminas que são essenciais para o sistema imunológico e que a sua deficiência pode trazer diversos problemas para o organismo. Abaixo separamos algumas informações sobre cada uma delas. Confira!

Vitamina A

A vitamina A é lipossolúvel (solúvel em gordura) e é essencial para a saúde da nossa visão, pele e mucosas, além do bom funcionamento do sistema imunológico. Ela pode ser encontrada em alimentos de origem animal (chamada de retinol) e vegetal (chamada de carotenóide).

Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B são solúveis em água e têm funções essenciais para a saúde do nosso organismo, incluindo o sistema nervoso e o sistema imunológico. Elas são compostas por oito tipos de vitaminas que você pode acompanhar abaixo:

  • Tiamina (B1);
  • Riboflavina (B2);
  • Niacina (B3);
  • Ácido pantotênico (B5);
  • Piridoxina (B6);
  • Biotina (B7);
  • Ácido fólico (B9);
  • Cobalamina (B12).

Vitamina C

Avitamina C(ou ácido ascórbico) é uma das mais famosas quando o assunto é sobre vitaminas para aumentar a imunidade. Além disso, ela tem outras funções importantes no nosso organismo, como facilitar a absorção de ferro e combater os radicais livres. Ela é encontrada principalmente em frutas cítricas, como a laranja.

Vitamina D

A vitamina D é considerada um hormônio que atua na saúde dos ossos, músculos, imunidade e diversos outros sistemas. Ela é produzida pelo nosso corpo através da exposição solar, mas também pode ser adquirida em alguns alimentos e suplementação.

Vitamina E

Com função antioxidante, a vitamina E combate o envelhecimento precoce e ajuda na saúde do sistema imunológico. Ela é encontrada principalmente em frutos secos, oleaginosas e óleos vegetais, como o azeite.

Como as vitaminas ajudam a melhorar a nossa imunidade?

As vitaminas e minerais desempenham um papel importante no fortalecimento do nosso sistema imunológico e outras funções do corpo. Por isso, é essencial a ingestão adequada de vitaminas para aumentar a imunidade, ter uma boa saúde e prevenir doenças.

A falta de vitaminas pode levar a diversos problemas de saúde e causar a queda de imunidade, deixando o nosso corpo mais propício a infecções de microorganismos. A baixa quantidade de vitaminas pode causar até mesmo depressão e ansiedade, como é o caso da falta da vitamina D.

Dessa forma, é importante ter uma dieta equilibrada com uma grande variedade de alimentos ricos em vitaminas e minerais. Em certos casos, não é possível conseguir todos os nutrientes necessários através da alimentação, seja por falta de tempo, condições que prejudicam a absorção ou dietas restritivas.

Em situações como essas, os suplementos vitamínicos podem ajudar a ingestão de nutrientes necessários para o corpo. Para saber se você está com deficiência de alguma vitamina, é recomendado buscar orientação do seu médico para realizar os exames necessários, assim ele indicará as melhores vitaminas para aumentar a imunidade para o seu caso.

Se você busca vitaminas para aumentar a imunidade, conheça todas as opções disponíveis na Panvel!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

2 comments on “Saiba as principais vitaminas para aumentar a imunidade no Outono!”

    1. Oi, Maria! Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso conteúdo.
      Continue acompanhando nosso blog, estamos sempre com novidades! 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu