Blog Bem Panvel

Trombose venosa: conheça os riscos da doença e saiba como preveni-la

Por 
 | 
15/12/2023
4 min. de leitura

Você provavelmente já ouviu falar sobre a trombose, mas talvez não saiba exatamente como ela se desenvolve ou desconheça os perigos relacionados a ela. A trombose é uma das principais causas de morte em pessoas que têm doenças cardiovasculares. Ela ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias, sendo mais comum nas veias dos membros inferiores, bloqueando o fluxo de sangue e podendo causar inchaço, vermelhidão e dor na região.

A trombose pode ter diferentes causas, entre as mais comuns, após a realização de procedimentos ou cirurgias, imobilidade devido a internação hospitalar, gravidez, tabagismo, uso de anticoncepcionais e doenças como câncer. Ainda que os homens também possam ter trombose, ela é mais comum em mulheres.

Sintomas de trombose

Os sintomas de trombose nem sempre estão presentes ou são fáceis de identificar. No início, a doença pode não demonstrar vestígios. Porém, com o passar do tempo, pode provocar:

  • Mudança de cor da pele, em geral, vermelhidão
  • Inflamação da pele
  • Varizes intensas
  • Inchaço
  • Dor

A presença de um ou mais destes sintomas não significa que você possa ter a doença, mas é importante procurar um médico para confirmar ou descartar a presença de trombose.

Diagnóstico da trombose

O médico angiologista e cirurgião vascular é o especialista indicado para avaliar se existe risco de desenvolvimento de trombose. O diagnóstico de trombose começa com um exame clínico e análise dos sintomas. A confirmação do quadro pode ocorrer por meio de exames como:

  • Ultrassonografia
  • Exame de sangue
  • Venografia
  • Tomografia e ressonância magnética (os casos de suspeita de embolia pulmonar, outros exames de imagem podem ser necessários)

Riscos da trombose

Em alguns casos, o coágulo formado em veias periféricas, como das pernas, pode se desprender e se mover até outros órgãos, como pulmões e cérebro, podendo causar embolia pulmonar ou acidente vascular cerebral, respectivamente. Nestes casos, a doença pode ser fatal. Alguns sinais indicam complicações de trombose, por isso é preciso estar atento a eles:

  • Embolia pulmonar
  • Falta de ar
  • Dor no peito
  • Tosse repentina com sangue
  • Respiração rápida
  • Aumento da frequência cardíaca
  • Acidente Vascular Cerebral (derrame cerebral)
  • Fraqueza
  • Fala enrolada
  • Paralisia parcial do rosto
  • Dificuldade motora.

Caso você ou algum familiar tenha um ou mais desses sintomas, procure um médico imediatamente. A agilidade no atendimento é essencial para evitar complicações no quadro clínico da trombose.

Como evitar a trombose

Alguns hábitos ajudam a evitar a formação de coágulos, auxiliando na prevenção de trombose. Veja quais são e adote na sua vida:

  • Interromper o hábito de fumar
  • Restringir o consumo de bebidas alcoólicas
  • Movimentar-se, vale ficar em pé, dar pequenas caminhadas, usar as escadas em vez do elevador, etc.
  • Usar meias elásticas, especialmente quem tem varizes e durante longas viagens de avião

Tratamento da trombose

O principal objetivo do tratamento de trombose é evitar embolia pulmonar e derrame. Algumas das alternativas utilizadas no tratamento são:

Tratamento com anticoagulantes: são medicamentos, que podem ser de uso oral ou injetável, utilizados com o objetivo de diminuir o coágulo e evitar a formação de novos e a embolia pulmonar.

Meias elásticas: ajudam na circulação sanguínea das pernas e diminuem o inchaço. A compressão realizada pelas meias reduz em 50% o risco de síndrome pós-trombótica.

Cirurgia: em casos mais graves de trombose, é preciso fazer uma cirurgia para retirar os coágulos das veias e liberar a passagem de sangue.


Medicações Fibrinolíticas: medicamentos que destroem o coágulo sanguíneo, mas podem aumentar o risco de sangramento. A duração do tratamento de trombose depende de cada caso e está relacionada a característica do paciente e a causa da trombose. Apenas o médico é capaz de indicar a melhor forma de lidar com a doença, por isso, nunca se automedique.

Agora que você já sabe tudo sobre a trombose, fique atento aos sinais e compartilhe esse conteúdo com os familiares e amigos para que também possam estar informados. Com os cuidados necessários, todos podem prevenir a doença.

REFERÊNCIAS

  1. Ohki, Alan Vitor; Bellen, Bonno van. A incidência regional do tromboembolismo venoso no Brasil. Serviço de Cirurgia Vascular Integrada do Hospital Beneficência Portuguesa. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/jvb/v16n3/1677-5449-jvb-16-3-227.pdf. Acesso em 28/09/2023
  2. Trombose - Ministério da Saúde. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/t/trombose. Acesso em 28/9/2023.
  3. Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – SBACV. Estimativa SBACV. [S. l.], 2022. Disponível em: https://sbacv.org.br/imprensa/estimativas/ . Acesso em: 28/09/2023.
  4. Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular. Doenças Vasculares: Quais são as doenças vasculares mais comuns?. [S. l.], 2022. Disponível em: https://sbacvsp.com.br/embolia-pulmonar/. Acesso em 28/09/2023.
  5. Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular. Doenças Vasculares. Doenças Vasculares: Estenose de Carótida. [S. l.], 2022. Disponível em: https://sbacvsp.com.br/doenca-carotidea/ . Acesso em: 28/09/2023.
  6. Cidade de São Paulo. Causas, complicações e prevenção da Trombose. Disponível em https://www.capital.sp.gov.br/noticia/trombose-causas-complicacoes-e-prevencao. Acesso em 28/09/2023.
  7. Incor Rio Preto. Trombose venosa profunda não dá sinais e faz muito mal à saúde. Disponível em: [Link] Acesso em 28/09/2023.
  8. FERNANDES, Caio Julio Cesar dos Santos; JÚNIOR, José Leonidas Alves; GAVILANES, Francisca; PRADA, , Luis Felipe; MORINAGA, Luciana Kato; SOUZA, Rogerio. Os novos anticoagulantes no tratamento do tromboembolismo venoso. Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, [S. l.], v. 2, p. 146-154. 2016. DOI http://dx.doi.org/10.1590/s1806-37562016042020068 . Disponível em: https://www.scielo.br/j/jbpneu/a/yCDKLsbJkMvWH8J6KbKThff/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 28/09/2023.

PP-UNP-BRA-3336 – Novembro/23

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu