Blog Bem Panvel

Conheça os tipos de repelente e descubra qual é o ideal para você!

Por 
 | 
23/01/2024
3 min. de leitura

Se no verão os mosquitos são os inimigos de quem está curtindo uma praia ou piscina, e até de quem está em algum evento ao ar livre, ou em casa, os repelentes podem ser nossos melhores amigos na hora de combater esses pequenos insetos que causam, além de coceira e incômodos,doenças.

Com as altas temperaturas, além dos cuidados com a proteção solar, é super importante se proteger e afastar ao máximo os mosquitos. Por isso, hoje vamos falar sobre os variados tipos de repelentes, as melhores formas de se proteger e quais os que mais se adequam ao seu perfil e necessidade.

Conheça os tipos de repelente por componentes 

Para decidir qual o melhor repelente para a sua pele, o ideal é conhecer a composição dos produtos. A depender da concentração de certas substâncias, o produto torna-se mais adequado para a sua pele. Confira os tipos de repelente e suas substâncias: 

Repelente com DEET - N,N-Dietil-meta-toluamida

O DEET é um componente eficaz e muito utilizado em repelentes. A eficácia do repelente está diretamente relacionada à concentração desse ativo presente no produto. Os repelentes têm concentrações de DEET que variam de 5% a 15%, número máximo permitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Um repelente com 5% de DEET é capaz de proteger a pele por até 2 horas. Quanto mais concentração, maior duração. 

Este tipo de repelente pode ser aplicado, no máximo, até três vezes ao dia.

Repelente com Icaridina

A Icaridina é uma substância eficaz na proteção contra insetos e é encontrada em concentrações que variam de 20% a 25%, nos repelentes. Repelentes deste tipo protegem de 10 a 12 horas, o que exclui a necessidade de reaplicações ao longo do dia. Mas fique atenta(o): se você tem pele sensível ou histórico de alergias, é importante consultar um(a) médico(a) dermatologista antes de usar produtos que contêm Icaridina.

Repelente com IR3535

Os repelentes que contêm IR3535 são boas opções para pessoas com pele sensível. Isso porque possui uma concentração reduzida do componente, o que ajuda a evitar alergias ou irritações na pele. Por outro lado, o tempo médio de proteção deste tipo de repelente é de até 2 horas, ou seja, é preciso ficar atento(a) e reaplicar o produto várias vezes ao dia.

Cuidados na hora da aplicação

A aplicação e reaplicação do repelente requerem atenção e disciplina. Aplique primeiro o protetor solar e depois o repelente juntos. É preciso ter atenção ao tempo de eficácia do produto para reaplicar quando indicado.  

  • Evite reaplicar o repelente com muita frequência se estiver usando também protetor solar, isso porque o excesso do produto pode provocar efeitos tóxicos.
  • Aplique o repelente de acordo com os intervalos recomendados nas instruções do produto;
  • Evite aplicar repelente em áreas com machucados, lesões ou inflamações;
  • Evite contato com olhos e boca. Aplique com cuidado perto dos ouvidos mas cuide para não inalar o spray nem usar perto de alimentos;
  • O repelente pode ser aplicado nas roupas, mas elas devem ser lavadas antes de serem usadas novamente - o DEET pode danificar fibras sintéticas e plásticos;
  • Se perceber alguma irritação ou alergia na pele, lave a parte afetada com água e sabão e suspenda o uso.
  • Sempre mantenha os repelentes fora do alcance de crianças.

Repelentes para crianças e grávidas 

Se o uso do repelente for para crianças, mulheres grávidas ou para pessoas com pele sensível, é importante redobrar a atenção à fórmula e indicação dos produtos:

Para as gestantes, o indicado é repelentes à base de icaridina. Já para os pequenos, aqueles produtos formulados especificamente para crianças, com concentrações adequadas de ingredientes ativos, são os ideais. Outra dica é evitar o uso de repelentes com DEET em crianças pequenas. E para quem tem pele sensível, os repelentes com IR3535 são as melhores opções.

Agora que você já sabe os principais componentes dos repelentes, as diferenças entre eles e a frequência  de reaplicação, ja pode escolher o seu e continuar curtindo o verão sem se preocupar com os mosquitos!

Conta aqui nos comentários: qual o repelente que você usa?

Fontes: Organização Mundial da Saúde (OMS) e Sociedade Brasileira de Dermatologia - Seção RS (SBD-RS)

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu