Blog Bem Panvel

Dicas para manter a mente saudável

Por 
 | 
10/09/2023
2 min. de leitura

A saúde mental é a pauta deste mês de setembro, dedicado à conscientização deste assunto tão importante. Precisamos cada vez mais falar sobre esse tema e das doenças relacionadas a ele - que podem surgir de forma silenciosa - além de reforçar que ter a mente saudável é um aspecto crucial para a nossa qualidade de vida.

Existem diversas pequenas dicas e passos para manter a mente saudável. O psicólogo e supervisor do serviço de Psicologia no Hospital Mãe de Deus, Matheus Quadros, destaca alguns pontos que podem ajudar a melhorar este aspecto da nossa vida.

Ajuda psicológica é essencial

Por mais que existam outros pontos importantes para manter uma boa saúde mental, é essencial e importante manter um acompanhamento psicológico com um profissional qualificado na área. É a partir da conversa com ele que será possível determinar o tratamento mais adequado para você em momentos difíceis.

Psicoterapia e acompanhamento psiquiátrico são dois dos principais tratamentos que existem nesta área.

Faça exercícios físicos

Além de “melhorar” a nossa parte estética e de saúde corporal, os exercícios físicos são um dos nossos principais aliados nesta melhoria da parte mental. Eles ajudam a diminuir os sintomas da ansiedade e depressão. Novas pesquisas também apontam os benefícios de realizar atividade física em relação à doença de Alzheimer (DA).

Quando falamos exercício físico não estamos falando, necessariamente, de fazer musculação ou ir à academia. Pode ser uma caminhada de 30 minutos, fazer natação, tênis, jogar futebol com os amigos, correr... Existem muitos tipos de atividades físicas e é preciso encontrar uma que você goste e que entre na sua rotina.

Tenha hobbies

Em meio a nossa rotina de trabalho e demais obrigações, precisamos ter aquele momento dedicado só para nós mesmos. Pegar um livro para abrir nossas mentes e conhecer novos mundo, assistir um filme ou uma série, ouvir um álbum do nosso artista favorito... Isso nos torna pessoas mais interessantes, com uma riqueza maior em diversos assuntos. As especificações ficam a seu cargo, mas encontre esse espaço para você mesmo na rotina.

Outro aspecto importante são as relações sociais. Sair com amigos, fazer um almoço ou janta em família também tem o poder de nos auxiliar e melhorar nossa saúde mental.

Cuidar da saúde mental é um cuidado integral não só da saúde física, mas sim de tudo. E lembre-se: esta batalha não deve ser enfrentada sozinho. Procure ajude e siga essas pequenas dicas!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu